Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração com livros: como fazer de forma criativa?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Considerados objetos de grande valor, os livros são capazes de transmitir um pouco da personalidade de seus donos. É por esse motivo que muitas pessoas aproveitam para expor suas coleções em diferentes ambientes da casa.

Se você também tem esse objetivo, acompanhe e se inspire com seis formas de criar uma decoração com livros!

96441-decoracao-com-livros-como-fazer-de-forma-criativa

Aposte nas estantes suspensas e suportes flutuantes

As prateleiras e estantes comuns sempre serão perfeitas para criar uma decoração com livros. Afinal, foram feitas para isso!

Mas se você busca um visual diferenciado, que tal apostar em modelos que posicionam as coleções em pontos estratégicos na parede?

Um bom exemplo é a estante suspensa, estruturada por cordas e peças de madeira fixadas ao teto. O suporte flutuante é outra solução legal: consiste em um pequeno pedaço de metal com formato em “L”. Quando está totalmente preenchido, o suporte fica invisível e dá a impressão de que os livros estão flutuando.

96439-decoracao-com-livros-como-fazer-de-forma-criativa

Crie uma decoração com livros sobre a cama

No quarto, os livros geralmente têm um lugar reservado em cima do criado-mudo. Se o espaço sobre o móvel ficou pequeno, você pode aproveitar a área sobre a cama para colocar outros volumes e montar uma cabeceira diferenciada.

Invista em suportes com tamanhos variados para distribuir os livros em toda a área da cabeceira. Quem tem uma cama com base de pallets pode aproveitar os vazios entre as peças de madeira para exibir coleções completas.

Use pilhas de livros como suporte para objetos

As pilhas de livros podem se transformar em suportes para vários objetos pessoais e de decoração. Nessa ideia, prefira usar volumes mais grossos e com capa dura para obter firmeza e evitar quedas.

Uma forma interessante de equilibrar a pilha é montá-la no formato de pirâmide: começando com livros maiores e finalizando com modelos menores.

Essas pequenas torres podem ser dispostas no seu cantinho de leitura favorito ou em qualquer outro cômodo que esteja pedindo um toque de personalidade. Imagine a mesa de canto enfeitada com alguns belos livros e aquele souvenir especial de viagem por cima!

Books and decor on shelves in cupboard

Transforme coleções em base de mobiliário

As mesmas pilhas de livros usadas como suporte podem ser adaptadas para servir de base de mobiliário. Experimente empilhar coleções para criar pezinhos e complementar o conjunto com um tampo de vidro ou de madeira. Daria uma linda mesa de centro, não é mesmo?

Pendure os livros diretamente na parede

Cansou de usar os mesmos quadros para decorar os cômodos? Pois você não precisa adquirir novos modelos se tiver alguns livros guardados.

Escolha volumes bem bonitos e crie combinações com várias cores ou estampas para para pendurar na parede. Agora sim é hora de escolher os livros pela capa!

Faça a fixação com fita velcro para não danificar o material. Essa solução também vai facilitar a troca no momento que você desejar uma decoração nova com outros livros.

Para dar volume e criar texturas, a dica é usar livros com diferentes espessuras e tamanhos. Você também pode pendurá-los abertos para permitir que todas as páginas sejam exibidas.

Preencha o espaço sob as escadas

Coleções completas de livros podem ser usadas para dar vida a uma escada sem graça. Em muitas residências, a parede presente logo abaixo dos degraus fica inutilizada e não recebe um tratamento decorativo adequado.

Uma dica é ocupar o espaço vazio com pilhas de livros ou estantes com as coleções. Você também pode incluir alguns livros na frente dos espelhos dos degraus (superfície vertical onde a ponta do pé toca).

Viu como é fácil inovar na decoração com livros? Aproveite a versatilidade desses objetos e adapte as ideias dentro da sua casa!

Tem alguma outra sugestão de como utilizar livros na decoração? Deixe seu comentário!