Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas para montar um cantinho de leitura aconchegante

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A hora da leitura é um momento de relaxamento e, sobretudo, de entrega ao universo que livros, jornais e revistas da vez proporcionam. Porém, para conseguir aproveitar esse período ao máximo, ter um cantinho de leitura especial e confortável faz toda a diferença para entender o conteúdo e mergulhar nas palavras.

Para começar a montar esse espaço, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, a fim de fazer desse cômodo um ambiente especial e convidativo à leitura. Para ajudá-lo nessa missão, vamos dar algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de arrumar esse local. Continue a leitura e comece hoje mesmo a pensar em um novo cantinho para ler!

Young african american woman reading a book at home.

1. Escolha um lugar tranquilo

Para ler, o silêncio é essencial. Por isso, o cantinho da leitura deve ficar onde há pouca circulação de pessoas e pouco barulho. Escolha um lugar no quarto, em um canto próximo a uma janela ou na sala de estar, por exemplo.

2. Invista em boa iluminação

A melhor luz para ler é a natural. Por isso, quanto mais janelas houver em seu espaço para ler, mais aconchegante ele ficará. Mas você também pode obter um clima intimista investindo em uma boa iluminação.

As luminárias podem ficar sobre uma mesa ou podem ser dos modelos de chão, que ficam ótimos ao lado de poltronas ou pufes. Arandelas sobre a poltrona também são uma boa opção.

3. Tenha um bom lugar para se sentar

O conforto é a parte essencial do cantinho da leitura. Por isso, é preciso investir em uma boa poltrona ou em almofadas fofas para colocar sobre o assento. Uma ideia interessante também é distribuir pufes pelo ambiente para que mais pessoas possam compartilhar esse momento.

Deixe também várias almofadas, mantas e banquetas para descansar os pés disponíveis para tornar o lugar ainda mais aconchegante.

4. Use os livros como decoração

O cantinho da leitura precisa mostrar sua principal função logo à primeira vista. Por isso, é uma ótima ideia usar as paredes para instalar prateleiras ou móveis que permitam armazenar e expor os livros enfileirados, para que o acesso a eles seja fácil.

Além de funcional, o espaço vai ficar bonito e com a sua cara, preenchido pelos seus clássicos favoritos.

5. Opte por cores claras

Cores muito vibrantes tendem a tirar a atenção e a trazer um clima de inquietude ao ambiente. Para dar aquele toque de tranquilidade que o espaço precisa, invista em tons claros nas paredes e nos pisos, como branco, bege, azul e rosa pastel. Esses tons ajudam na concentração e são mais compatíveis com o momento de relaxamento que você procura quando se senta para ler.

O cantinho de leitura é um espaço democrático e que deve ser convidativo para que todos tenham interesse em passar algumas horas ali, perdido entre as palavras. Crianças e adultos devem cultivar o hábito diário de ler e nada melhor do que fazê-lo em um local confortável, bonito e limpo, não é mesmo?

Agora que você está preparado para criar um cantinho de leitura na sua casa, siga nosso Instagram e nossa página no Facebook para encontrar mais dicas como essas e deixar sua casa ainda mais bonita!