Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como escolher a cor de parede ideal para cada ambiente

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Se você está se mudando para um novo lar ou reformando, certamente se deparou com a dúvida de qual a cor de parede ideal para sua casa, certo?

Pensando em ajudá-lo a sair da mesmice de escolher uma única cor para toda a casa, trouxemos este artigo com alguns critérios que vão inspirá-lo a escolher a melhor cor para cada cômodo. Ficou curioso? Então continue acompanhando a leitura e confira!

Combine com o estilo de decoração

Dependendo do estilo que você pretende adotar em cada ambiente, a cor terá grande influência nessa composição. Tons pastel ou rosáceos, por exemplo, ajudam a compor ambientes mais clássicos, românticos e/ou vintage.

Já cores mais fortes são facilmente associadas a ambientes modernos, e tons monocromáticos são perfeitos em espaços minimalistas. De qualquer forma, escolha o estilo do ambiente antes de começar a adquirir a mobília e optar pela cor, assim os ambientes ficarão muito mais harmoniosos.

Use combinações de cores análogas

Se você gosta de harmonia em cada detalhe, uma boa pedida é analisar a família de cores que você quer utilizar e escolher tons análogos no ambiente.

Para quem não sabe, cores análogas são cores “vizinhas” na paleta de combinação de cores, ou seja, você escolhe a coloração principal e seleciona um tom acima e/ou um tom abaixo da escolhida para criar combinações.

Com essa escolha, você pode pintar uma das paredes com a cor principal, e as outras com tons mais claros, por exemplo.

Observe o piso ao escolher a cor de parede ideal

A variedade de pisos e revestimentos que é possível escolher de acordo com o ambiente é de encher os olhos. Por isso, antes de escolher a pintura de cada cômodo da sua casa, não se esqueça de levar em conta qual foi o piso escolhido.

Observe a cor do piso, a estampa e o acabamento para saber qual a combinação de cor ideal. Seja de cimento rústico, madeira laminada, com efeito marmorizado, com estampas mais modernas ou pisos mais clássicos — simples e de cores sólidas —, cada um tem uma família de cores que conversam melhor com o ambiente.

Destaque a mobília e a decoração

Engana-se quem pensa que as cores das paredes e a decoração não têm nenhuma relação. Dependendo do tipo de decoração que você tiver no ambiente, as cores escolhidas ajudam a destacá-las, realçando sua beleza, ou camuflá-las.

Um truque interessante é escolher uma cor contrastante ao tom da mobília e da decoração, ao menos em um dos lados do cômodo. Se preferir, faça o exato oposto e integre o tom dos itens decorativos com o da parede. É válido, inclusive, cobrir um dos lados com papel de parede estampado, para combinar.

Escolha a cor de acordo com sua influência

Existem estudos que abordam a influência que cada cor traz ao ambiente, e esse é um modo interessante de escolher a cor de parede ideal. O azul, por exemplo, reflete calma, e pode ajudar a compor ambientes aconchegantes como o quarto ou a sala de estar.

O verde, por sua vez, passa a ideia de harmonia e saúde, ótimo para o jardim. Já o laranja estimula a alegria e criatividade, perfeito para o home office. E suma, cada cor passa um significado, e se você acredita no poder das cores, pode pesquisar sua influência antes de escolhê-las.

Agora ficou mais fácil compor cada ambiente com as cores e a decoração ideal, não é verdade? Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso a muito mais conteúdo. Estamos no Facebook e no Instagram!