Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Marie Kondo

8 dicas de organização de Marie Kondo para a casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Manter a organização em casa pode ser uma tarefa complicada. Muitas pessoas tem dificuldade em criar um sistema de organização e, principalmente, em manter a casa organizada no dia a dia. No entanto, organização é fundamental para uma casa bonita, funcional e feliz.

Nesse assunto, a fada da organização Marie Kondo é especialista! Com seus livros e programa de televisão, ela tem motivado muitas pessoas a abandonar a comodidade da bagunça e colocar em prática as dicas de organização que prometem não apenas deixar a casa em ordem como também racionalizar os gastos.

Continue a leitura para saber um pouco mais sobre Marie Kondo e conferir 8 dicas para manter a sua casa arrumada.

Quem afinal é Marie Kondo?

A japonesa Marie Kondo, 34 anos, é autora do best seller “A mágica da arrumação” e protagonista da série “Ordem na casa com Marie Kondo”, que a tornaram uma profissional muito reconhecida no tema organização.

Marie Kondo desenvolveu um método de organização, o KonMari, no qual os sentimentos das pessoas com relação a cada objeto são levados em conta. O método envolve cinco categorias:

  • roupas;
  • livros;
  • papéis;
  • komono (itens de cozinha, banheiro e garagem);
  • objetos com valores sentimentais.

O KonMari é bastante intuitivo, mais do que quaisquer outras técnicas que você já tenha tentado, justamente porque considera a felicidade que seus pertences trazem ou não à sua vida, em vez da pura obrigação de ter, organizar e se desfazer de objetos com base na funcionalidade.

Dependendo do sentimento, a ideia é se desfazer dos itens ou mantê-los de forma ordenada, para que possam ser realmente úteis e aproveitados em seu potencial, além de melhorar a forma como o espaço interfere no cotidiano de cada um.

Você pode assistir a série no Netflix para conhecer melhor Marie Kondo e vê-la aplicando o método em casas de americanos consumistas, bagunceiros e acumuladores.

8 dicas de organização

O efeito é imediato: é quase que impossível não repensar a arrumação da casa e a importância real que os objetos devem ter em nossas vidas. Confira, a seguir, as dicas do método de Marie Kondo.

1. Dê adeus ao que não lhe faz feliz

Essa é a base de todo o método. Nós, ocidentais, tendemos a basear nossas aquisições em termos de necessidade. Por exemplo, ao arrumar o armário de panelas, perguntamos: quantas panelas minha família precisa para cozinhar e quais estão em melhor condição. Já Marie Kondo perguntaria quais panelas trazem felicidade. Se é apenas uma e a mais velha de todas, apenas ela deverá ficar.

Segundo Kondo, se um item não proporciona bons sentimentos ou já não faz mais sentido no momento em que você vive, o ideal é se desfazer — ou dispor para alguém que fará melhor uso. A guru também orienta que se faça um pequeno agradecimento aos itens que decidir não manter, por todos os bons sentimentos que já trouxeram.

Com as roupas e livros, é importante começar colocando tudo para fora do armário e analisar peça por peça. Outro bom exemplo é a organização de brinquedos: afinal, é normal que as crianças percam o interesse em brinquedos e jogos à medida que sua idade avança.

Enquanto ainda não forem maduros o suficiente, os pais podem ajudar na identificação dos itens que trazem ou não felicidade para o pequeno. Depois, ele pode — e deve — ser convidado a participar desse processo para entender desde pequeno a importância da organização.

2. Evite comprar organizadores

Marie Kondo

Organizar os objetos e roupas em setores contribui para que eles sejam facilmente localizados e o espaço fique visivelmente mais organizado

Eles prometem organizar a vida toda em pequenos recipientes, mas nem sempre é assim. No fim das contas, os organizadores ocupam muito espaço e atrapalham a capacidade de armazenamento dos armários e gavetas.

O ponto principal, aqui, é saber como dobrar as roupas para que elas fiquem sempre visíveis e organizadas nas gavetas e prateleiras que você já tem. Marie Kondo ensina, em suas obras, técnicas de dobras bastante simples para todos os tipos de roupa, pensando no espaço que ocupam e em não danificar as peças.

3. Use espaços com sabedoria

Marie Kondo

Uma boa dica é saber dobrar as roupas de forma que elas fiquem sempre visíveis na gaveta. Assim, evitamos usar organizadores que ocupam muito espaço

Evite misturar diversos tipos de objetos no mesmo espaço de armazenamento. Afinal, é muito mais trabalhoso achar alguma coisa no meio de uma série de objetos misturados, não é?

Procure setorizar seus objetos em armários, gavetas, prateleiras e estantes em vez de empilhá-las sucessivamente. Essa simples atitude já organiza visualmente os espaços, tornando mais fácil encontrar o que você quer e trazendo felicidade ao seu dia a dia, o que é essencial para o método de Marie Kondo.

4. Pendure em ordem crescente

Marie Kondo

Pendurar as roupas nos cabides em ordem crescente cria um visual mais agradável e organizado

As roupas que ficam penduradas em cabides precisam obedecer a uma ordem crescente, no sentido da esquerda para a direita. De acordo com as orientações de Marie Kondo, essa organização cria um visual mais agradável e confortável para o olhar.

5. Divida por categorias

Marie Kondo

Abrir mão de peças que você não usa mais é uma ótima prática. Esse exercício ajuda a liberar espaço para o que precisa ser organizado

Normalmente, as pessoas arrumam a casa pensando em ambientes — limpar o quarto, a sala, o home office etc. Mas, para Marie Kondo, o mais indicado é pensar no tipo de objeto que você deseja pôr em ordem. Ou seja, pensar em roupas, livros, papéis, sapatos, mantimentos e tudo mais.

Com relação a roupas, a guru da organização sugere a seguinte ordem:

  • blusas;
  • partes inferiores (calças, shorts, saias);
  • peças a serem penduradas;
  • meias;
  • roupas íntimas;
  • bolsas;
  • acessórios;
  • roupas específicas (como uniformes e jalecos, por exemplo);
  • e, por fim, sapatos.

Isso tudo porque é bem mais fácil pensar em como organizar um único grupo de objetos de uma vez, assim como separar e embalar a parcela que será doada. Que tal?

6. Abra mão das “roupas de ficar em casa”

Todo mundo tem aquelas peças de roupa muito confortáveis, muitas vezes mais antigas, que ficam separadas apenas para uso dentro de casa, em horas de descanso e relaxamento. No entanto, Marie Kondo afirma que, embora não seja necessário se desfazer de todas essas peças, o ideal é não manter uma quantidade excessiva delas.

É essencial preferir, dentre essas roupas, as que estão em melhores condições e abrir mão daquelas que precisam de algum ajuste que você sempre deixa para fazer depois e acaba nunca fazendo.

O sentido desse exercício é que, além de liberar espaço para o que precisa ser organizado, Marie orienta que um excesso de objetos antigos sem uso atrapalha o fluxo de boas energias dentro de uma casa.

7. Desapegue de livros e papéis

Marie Kondo

Uma dica importante é desapegar de livros e papéis dos quais você não precisará mais

Apesar de ser um tópico bastante controverso, Marie defende que livros não são sagrados: você pode doar os que não quer mais, não gostou ou não pretende mais ler — no lugar de pensar em comprar outra estante.

Com relação aos papéis, depois de separar os que são úteis e trazem alegria dos que podem ser jogados fora, os que restarem devem ser divididos em três categorias:

  • documentos pendentes — que exigem alguma ação determinada, como contas;
  • documentos importantes — aqueles que precisam, de fato, ser guardados;
  • e documentos variados — os que são consultados com certa frequência, como cadernos de receitas e agendas.

8. Deixe os objetos com valor sentimental para o final

Marie Kondo

Os objetos com valor sentimental devem ser organizados por último, pois eles costumam tomar mais tempo, já que evocam memórias e sentimentos

 

Organizar os objetos de valor sentimental costuma levar mais tempo porque, naturalmente, evocam memórias e sentimentos de quando foram adquiridos ou recebidos como presente. Assim, com frequência, perde-se o foco para relembrar as fotografias de uma viagem ou evento e toda a arrumação pode ficar comprometida.

Além disso, depois de organizar os demais pertences, certamente você terá mais segurança para definir que tipo de emoções os objetos simbólicos proporcionam. Marie Kondo também recomenda que esses objetos sejam guardados em caixas decoradas ou de alguma outra forma que valorize seu caráter especial.

Agora que você já conheceu 8 dicas do método KonMari, veja 5 dicas de organização para cozinhas pequenas!