Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

10 estratégias para deixar sua casa iluminada

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma casa iluminada é o desejo de muitas pessoas. E isso não é por acaso. Afinal, assim é possível ter um espaço mais aconchegante e funcional. Se a ideia é valorizar a iluminação natural, ainda há outros ganhos, como a redução da conta de energia elétrica no fim do mês.

Existem vários truques que você pode usar para melhorar a iluminação da sua casa. Tanto na fase de projeto e construção, como na decoração. Precisando iluminar sua casa, mas não sabe como? A Pointer te ajuda!

Qual a importância da iluminação natural na arquitetura?

A luz tem um papel essencial nos projetos arquitetônicos. Ela ressalta os espaços, deixando-os mais vivos, traz mais aconchego, adiciona funcionalidade e torna a casa mais sustentável.

Afinal, você passará mais horas por dia aproveitando a luz solar para iluminar os ambientes. O que significa menos consumo de energia.

Além disso, uma casa iluminada naturalmente:

  • ajuda a melhorar a saúde, pois a luz solar é fonte de vitamina D e nos deixa mais animados e de bom-humor;
  • traz conforto visual para diversas atividades;
  • modifica a decoração, ressaltando detalhes e volumes e brincando com o jogo de luz e sombra;
  • melhora a ventilação, já que, normalmente, quando a iluminação natural é favorecida há, também, mais janelas no espaço;
  • aumenta a produtividade, sendo um ponto importante para escritórios, home offices e ambientes de estudo;
  • oferece sensação de amplitude, sendo indispensável para espaços pequenos.

Como ter uma casa iluminada?

Já está convencido de que uma casa iluminada é indispensável para seu bem-estar físico e mental? Então veja as dicas que separamos!

1. Invista em janelas grandes e largas

As janelas são a principal forma de você ter uma casa iluminada. Por isso, se você ainda está na fase de projeto, obra ou está planejando uma reforma, vale a pena se atentar a esse quesito.

Pense em posicionamentos estratégicos que consigam iluminar sua casa, sem esquentá-la muito. E, também, dê preferência as janelas mais amplas e largas, que permitam a entrada de mais luz solar. Em alguns casos, vale a pena substituir as janelas por portas de vidro de correr.

2. Prefira pinturas e revestimentos claros

As cores claras são as mais indicadas para uma casa iluminada. Isso porque essas tonalidades conseguem refletir a luz que recebem, espalhando para todo o espaço. Enquanto as tonalidades escuras absorvem a luz, deixando os ambientes aconchegantes, porém mais escuros.

O branco e o bege são as principais cores para conseguir esse efeito. Mas você também pode investir no cinza claro, marfim, pérola, off-white e outros. Além das paredes, vale a pena também deixar os tetos mais claros.

Você pode tanto usar tintas, como revestimentos em tonalidades claras.

Revestimentos claros ajudam a iluminar seus ambientes, como essa cozinha com revestimento Ondina Bege nas paredes e Tear Avelã no piso

3. Brinque com espelhos

Os espelhos funcionam da mesma maneira que as cores claras: eles refletem a luz que recebem. E, com isso, contribuem para espaços mais iluminados.

Além disso, para ambientes pequenos, os espelhos ajudam a ganhar amplitude. Pois, eles refletem a imagem, o que faz com que o espaço pareça mais amplo e profundo.

Assim, você pode investir em espelhos de diferentes tamanhos e formatos, dependendo do estilo decorativo do ambiente. E também brincar com móveis e outras superfícies espelhadas.

Só tome cuidado com o posicionamento. Porque se a luz solar bater direto no espelho, o reflexo trará muito desconforto visual.

4. Integre os espaços

Os ambientes integrados são uma tendência decorativa. Além de ficarem mais modernos, eles também ficam melhor iluminados. Afinal, não existem paredes para barrar a luz solar.

Na hora de planejar sua casa ou sua reforma, vale a pena pensar em integrar alguns cômodos. A sala de estar, de jantar e a cozinha são os mais comuns de serem integrados, deixando os quartos e banheiros mais privativos.

Outra opção é criar uma varanda integrada à sala de estar ou de jantar, com uma área gourmet ou apenas expandindo o espaço social.

Se você não quer perder totalmente a privacidade, existem alguns recursos que podem ser usados, como o cobogó. Ele é uma estrutura vazada, que permite a passagem de luz e ventilação. Além disso, é super charmoso e traz um destaque decorativo a qualquer ambiente.

Móveis e bancadas claras complementam os ambientes, ajudando a iluminar. Nessa lavanderia, parede composta com Sacra Bianco

Móveis e bancadas claras complementam os ambientes, ajudando a iluminar. Nessa lavanderia, parede composta com Sacra Bianco

5. Atenção à escolha do mobiliário

As cores e o estilo dos móveis podem contribuir para deixar sua casa mais ou menos iluminada.

O ideal é optar por móveis em tonalidades mais claras, linhas retas e um design leve. As melhores opções são móveis em cores como branco, bege e cinza claro.

No caso dos armários aéreos, como de cozinha, as prateleiras e nichos são grandes aliados. Isso porque eles não têm porta, e permitem a passagem da luz.

Para móveis como mesas e outros com tampo, que tal usar o vidro? O material é translúcido e, por isso, a luz passa por ele. Além de favorecer a luminosidade, pesam menos visualmente, fazendo com que os espaços pareçam mais amplos.

Outro truque é investir em alguns móveis com detalhes ou portas espelhadas, aumentando a reflexão da luz solar.

6. Abuse de detalhes metalizados

Os detalhes metalizados, além de super modernos, também contribuem para deixar sua casa mais iluminada.

Você pode usar móveis com pegadores de aço, eletrodomésticos em inox, cadeiras e mesas com pernas em metal e outros detalhes. Eles funcionam da mesma forma que os espelhos e as cores claras, refletindo a luz solar.

7. Reduza o excesso

Uma casa cheia de mobília e de objetos decorativos não será bem iluminada. Afinal, existem muitos itens barrando a luminosidade. Por isso, o minimalismo é a chave na hora de decorar favorecendo a iluminação.

Pense no que você realmente precisa para usar o cômodo e favoreça a circulação. Garanta que os móveis têm proporções adequadas ao ambiente e reduza a quantidade de objetos decorativos.

Janelas amplas e uma decoração minimalista contribuem para uma casa iluminada. Nesta sala, piso com revestimento Statuarietto

8. Prefira escadas transparentes ou suspensas

Você mora em um sobrado? Então é preciso atenção redobrada com as escadas. Os modelos tradicionais ou em espiral podem bloquear a visão do lado externo, fazendo com que sua casa receba menos luz solar.

Por isso, vale a pena investir em escadas transparentes, como as de vidro, ou em versões suspensas, que parecem flutuar pelo cômodo. Além de melhorar a iluminação, você terá uma casa muito mais moderna.

9. Use cortinas leves

Não tem como ficar sem cortina? Prefira os tecidos mais leves e esvoaçantes, como o voil. Eles continuam trazendo o charme que a cortina adiciona à decoração, mas permitem a passagem de luz solar.

Para as janelas que não estão próximas dos vizinhos ou não comprometem sua privacidade, dispense o uso da cortina.

Complemente os espaços com um bom projeto de iluminação artificial. Neste banheiro bem iluminado, piso com Zeppelin Navy e parede com Grid Gray

10. Tenha um bom projeto de iluminação

Durante o dia, aproveitar ao máximo a luz solar é a principal dica para uma casa iluminada. Mas e à noite? Nesse caso, você deverá investir em um bom projeto de iluminação.

Vá além da iluminação central e crie pontos adicionais, sempre considerando os usos e interações do espaço.

Por exemplo, a sala de estar precisa ser mais aconchegante. Então, você pode trabalhar com um lustre principal em uma luz branca e criar pontos adicionais com luzes amarelas, usando abajures, spots, fitas de LED em nichos e prateleiras, entre outros.

Nas cozinhas, por outro lado, a luz branca é indispensável, para enxergar a área de trabalho. Também vale a pena ir além da luz principal. Você pode usar spots e luzes de LED debaixo dos armários, para iluminar a bancada e a pia. E até pendentes nas bancadas de refeições.

Agora já sabe como ter uma casa iluminada? Aproveite e confira nosso conteúdo sobre a volta do bege na decoração e descubra como usar essa cor neutra e clara!