Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como combinar mármore na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A durabilidade e a beleza estão entre as vantagens de usar pedra na decoração. Mas você sabe como combinar mármore com cores e outros materiais?

O mármore tende a ser elegante e atemporal, ideal para quem gosta do estilo minimalista ou da arquitetura clássica.

Entretanto, ao escolher esse tipo de revestimento, outros elementos podem complementar a décor para conferir um toque de personalidade. Entre os exemplos estão cores e texturas.

Nas linhas a seguir, conheça uma opção ao mármore natural e aprenda a combinar esse material para uma decoração sofisticada.

Revestimento que reproduz mármore é mais acessível e sustentável

combinar mármore

Cantabria Gris, da linha Classica, é Supercerâmico da Pointer que reproduz mármore

O mármore é um material natural, que se forma a partir do resfriamento do magma no interior da Terra. O processo de formação acontece de diferentes formas a depender do local. Por esse motivo, encontramos variações de cores e veios.

Entre os mais comuns está o Carrara, um tipo de mármore com fundo branco e veios cinza. Ele tem origem na Itália, mas é exportado para todo o mundo. Além dessa opção, outras bastante comuns são Travertino, Calacata, Onix e Nero.

No entanto, como é um material extraído da natureza e que depende de exportação, a cerâmica que reproduz mármore vem ganhando cada vez mais espaço.

Os produtos conseguem ter uma aparência muito semelhante ao material natural, mas usando um processo de produção sustentável. Ou seja, usando menos água, reaproveitando os resíduos e ainda recuperando as jazidas após a extração, por exemplo.

Além disso, a cerâmica tende a custar menos do que o mármore, o que é uma vantagem para quem está em busca de um design democrático.

Para que a aparência seja ainda mais natural, uma dica é preferir revestimentos em grandes formatos. Esse é o caso do Supercerâmico da Pointer, como Cantabria Gris, da linha Classica, que aparece no piso do projeto acima. Dessa maneira, é necessário fazer menos cortes, dando a ideia de continuidade e amplitude.

Assim como o mármore natural, a cerâmica com esse aspecto é versátil e pode aparecer em escadas, pisos, paredes, nichos, cubas e por aí vai. Afinal, para combinar mármore basta usar a criatividade, pois são infinitas possibilidades!

4 dicas para combinar mármore

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, descubra como combinar mármore para ter uma decoração elegante e atemporal.

1. Para facilitar, escolha mármore em tons claros

combinar mármore

Zebra Grafite, da linha Classica, tem fundo claro e é fácil de combinar com parede em E-motion Wood, da linha Tropicalia

Quem prefere uma decoração coringa, fácil de combinar com praticamente qualquer cor e textura, pode preferir os revestimentos em mármore claro. 

Branco e bege estão entre as principais apostas nesse caso, assim como Zebra Grafite, da linha Classica, que aparece na imagem acima. O tom neutro tem fácil combinação com a parede em E-motion Wood, da linha Tropicalia.

Além disso, dá para combinar mármore em tons claros com outras cerâmicas coloridas, ou mesmo com móveis e objetos de decoração em outros tons.

Vale lembrar que as cores claras são capazes de ampliar os espaços, o que é ótimo para quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, por exemplo.

Sem falar que essa tonalidade passa a ideia de limpeza e de elegância. Portanto, uma boa pedida para quem quer um ambiente chique e requintado.

2. Equilíbrio é dica na hora de combinar mármore escuro

combinar mármore

Móveis claros equilibram decoração com revestimentos escuros. No piso, Vizcaya, da linha Classica, e na parede, Polaris, da linha Decora Design

Os revestimentos que reproduzem mármore também podem aparecer em tons escuros, como preto, marrom ou azul marinho, por exemplo. Esse é o caso de Vizcaya, da linha Classica, que aparece acima em combinação com Polaris, da linha Decora Design.

Entretanto, algumas dicas são fundamentais para evitar que o ambiente fique com aparência pesada ou escurecida.

Para começar, o ideal é dar preferência à aplicação em ambientes amplos. Isso porque os tons escuros podem fazer com que espaços pequenos pareçam ainda menores.

Outra dica importante é combinar mármore escuro com peças claras. Assim, você consegue um equilíbrio interessante e evita que fique tudo escuro demais.

Dá para combinar piso em mármore escuro com pintura ou revestimento claro na parede ou vice-versa. Outra opção é apostar em móveis em tonalidades como branco, bege e cinza claro, por exemplo.

3. É possível combinar mármore com outros materiais e texturas

combinar mármore

Combinação entre Zebra Cinza, da linha Classica, é com E-motion Wood, da linha Tropicalia

Brincar com a mistura de materiais e texturas é uma ótima pedida para criar espaços personalizados e aconchegantes.

Afinal, as texturas são capazes de aguçar a visão e o tato, contribuindo para uma decoração sensorial. Entre as possibilidades estão:

  • Usar mármore e cerâmica amadeirada ou a combinação com móveis e objetos em madeira. Na imagem acima, por exemplo, a escolha foi por Zebra Cinza, da linha Classica, que combina com E-motion Wood, da linha Tropicalia;
  • Combinar mármore com revestimento texturizado, ou seja, que tenha relevos que contrapõem a superfície lisa da cerâmica que reproduz pedra e convida ao toque;
  • Coordenar mármore com revestimento decorado, com desenhos que sejam capazes de transmitir a personalidade dos moradores;
  • Combinar mármore e revestimento têxtil, ou seja, que reproduz tramas e é capaz de levar aconchego e conforto;
  • Unir metal e mármore é outra dica de decoração, principalmente para quem quer um ambiente clássico.

4. Como combinar mármore com outras cores

combinar mármore

Mesmo cerâmicas como Cantabria Azul, da linha Classica, são fáceis de combinar com outros tons

O revestimento que reproduz mármore pode aparecer em diferentes cores. Contudo, elas são sempre neutras e fáceis de combinar. Por isso, permitem o uso de diversas tonalidades na decoração.

Sendo assim, é importante primeiro definir o estilo que você quer seguir. Se for o clássico, por exemplo, o mármore carrara ou nero podem ser ideais. Nesse caso, usar metais com acabamento dourado ou cobre pode deixar tudo ainda mais elegante.

Além disso, você pode usar outros materiais nobres, como a madeira, para dar um toque a mais de sofisticação.

Já quem quer um ambiente contemporâneo pode combinar mármore com peças de serralheria ou madeira em tonalidades claras. A escolha de outras cerâmicas em cores como branco, bege e cinza claro também é ideal.

Em um estilo rústico ou aconchegante, a dica é preferir tons terrosos e quentes, que remetem à natureza e convidam ao relaxamento.

Outras tonalidades que remetem à tranquilidade são verde e lavanda, ótimas para quartos e salas de estar com mármore. Isso sem falar no azul, como na cerâmica Cantabria Azul, da linha Classica, que aparece acima.

Como você viu, há muitas alternativas para combinar mármore na decoração. Se você quer saber se um revestimento nesse material é ideal para a sua casa, use o simulador da Pointer e encontre a cerâmica ideal!