Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
natureza na decoração

Mineral: pedras e mármores na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os minerais são recursos ricos e repletos de inspirações para a arquitetura. Afinal, pedras naturais e minerais têm padrões únicos, esculpidos em processos complexos da natureza que duram muitos anos. Não é a toa que ficamos fascinados pela beleza de diversos deles.

Além da qualidade estética, o mundo mineral também é referência por oferecer materiais para construir, revestir e decorar habitações. E, quando utilizados em projetos de decoração modernos e atualizados, os minerais trazem um pouco da natureza para dentro de casa.

Esse estilo de decoração é interessante porque não remete a elementos naturais óbvios, como vasos de plantas e objetos decorativos de madeira. Afinal, a beleza da natureza também pode estar representada dentro de casa na beleza de um mármore ou na textura de uma pedra.

Quer saber como investir em pedras e mármores na decoração da sua casa de forma elegante, prática e acessível? Continue a leitura para descobrir as cerâmicas que Pointer que reproduzem com perfeição esses materiais.

É tendência: retornar às raízes

natureza na decoração

O revestimento Summer Gold é excelente para varandas e terraços. Ele traz uma atmosfera solar e levemente rústica para o ambiente

Você já deve ter notado uma tendência geral de moda e comportamento que busca retornar ao que há de mais tradicional e natural. Como forma de contraponto com a vida acelerada que vivemos atualmente, devido à tecnologia e aos novos modelos de relações interpessoais, buscamos maneiras de encontrar o próprio eixo e vivermos uma vida mais equilibrada por meio da retomada da natureza.

Escapar da cidade para um reduto natural e quase intocado por pessoas; incensar a casa com os aromas naturais de ervas usadas há séculos pelos nossos ancestrais; conhecer culturas diferentes, que têm mais contato com a natureza; realizar atividades físicas que são simples e não exigem equipamentos sofisticados ou muita agitação: toda essa busca do bem-estar na simplicidade está conectada e é uma tendência de comportamento comprovada.

Um dos grandes símbolos desse movimento é a volta dos cristais, quartzos, granitos, mármores e outros minerais para a moda e o design. O uso dos padrões, cores e texturas desses mineiras estão em alta, seja na moda — em estampas, acessórios e aplicações —, seja na decoração — em revestimentos, objetos decorativos e estampas. Contudo, esse uso deve ser feito de maneira sustentável. Continue a leitura para entender como!

Uso consciente: minerais e alternativas

natureza na decoração

Aplicar um revestimento que reproduz pedra no banheiro, como o Pietra Di Basalto Grigia, torna o ambiente arrojado e contemporâneo

Os minerais podem assumir diversas formas. Dentro da arquitetura e do design de interiores, as opções mais usadas são, sem sombra de dúvidas, mármore, ardósia e basalto. Essas são as principais alternativas porque, dentro da variação de qualidades desses minerais, temos tipos para todos os gostos.

Eles vão desde superfícies claras e brilhantes, como o mármore travertino, até pedras duríssimas e de tons sóbrios, como o basalto, passando pelas ardósias, que se formam em camadas e revelam veios orgânicos — padrão que chama bastante atenção de quem gosta do estilo natural.

Contudo, é interessante observar que o uso desse material pode ficar caro: afinal, o processo de extração dos minerais da natureza é trabalhoso e, dependendo do efeito que você busca, o tipo escolhido pode ser raro e ter um preço bem acima do esperado.

Além disso, sabemos o quanto a exploração da natureza para recursos pode ser prejudicial para o planeta. A boa notícia é que existe uma excelente alternativa para você, que busca trazer um pouco da natureza para dentro de casa: as cerâmicas que reproduzem a beleza dos minerais. Saiba mais a seguir!

Opção sustentável: cerâmicas

natureza na decoração

Revestimentos escuros, como o Pietra Di Basalto Grigia, trazem sobriedade e extrema sofisticação ao ambiente

A reprodução em cerâmica dos minerais é uma opção bem mais acessível e sustentável, visto que evita a custosa extração dos minerais. Além disso, buscar essa alternativa permite ter acesso a um leque de opções muito diverso — o catálogo de revestimentos da Pointer conta com isso.

No próximo tópico, falaremos sobre alguns exemplos de cerâmicas que reproduzem pedras e mármores para você usar na sua decoração. Confira!

Aposte: formas de usar na decoração

Se você pensa que a decoração com pedras e mármores pode ser usada apenas em ambientes rústicos e em conjunto com outros elementos do estilo — como madeiras e plantas —, saiba que o caminho pode ser bem diferente! O estilo mineral na decoração vai da sobriedade à modernidade. Veja os exemplos a seguir.

Sobriedade e sofisticação

natureza na decoração

Revestir a casa com pedra natural pode ser caro e trabalhoso. O ideal é escolher cerâmicas que reproduzem a pedra, como o Pietra Di Basalto Grigia – um revestimento elegante, prático e acessível

Revestimentos escuros, como o Pietra Di Basalto Grigia, trazem sobriedade e extrema sofisticação aos ambientes. Essa linha de cerâmicas da Pointer é inspirada nas pedras de Roma, na Itália — dessa forma, Pietra Di Basalto conta com tons sóbrios, com veios brancos e fragmentos de quartzo que refletem a luz de forma discreta. Essa qualidade resulta em uma proposta arrojada do mineral na decoração, bem contemporânea.

Clássico e atemporal

natureza na decoração

O revestimento Travertino Roma Bege, da linha Clássica, é a escolha ideal para sua sala de estar. Ele torna o ambiente sofisticado com sua reprodução de mármore e, ao mesmo tempo, traz personalidade para o espaço

A linha Clássica da Pointer é a opção acertada para quem quer investir em pedras e mármores na decoração, mas não abre mão de um estilo clássico e atemporal. A cerâmica Travertino Roma Bege reproduz aquele tipo de mármore clássico, com o qual não há como errar na decoração dos ambientes.

Luxo e modernidade

natureza na decoração

Se você quer dar um toque de personalidade para sua cozinha, escolha o revestimento Summer Gold: seu brilho leve traz luxo e vida ao espaço

Se você gosta de seguir tendências e quer apostar na decoração mineral usando pedras e mármores diferenciados, conheça o Summer Gold. Parte da linha Summer, sua cor e seu leve brilho trazem luxo e dão mais vida ao espaço, sendo ideal para ser usado em estilos de decoração modernos e urbanos. Essa cerâmica vai bem em pisos e paredes.

Como é possível notar, a decoração mineral e o uso de pedras e mármores na decoração é uma tendência forte na arquitetura e pode ser combinada com diversos estilos, uma vez que existem diversos produtos no mercado que reproduzem esses elementos com uma qualidade excelente.

Gostou de saber mais sobre o uso de pedras e mármores na decoração? Esse estilo natural é interessante e repleto de personalidade. Para investir, conheça todo o catálogo de revestimentos da Pointer! Nele, você encontra as melhores opções de cerâmicas disponíveis.