Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

O que torna a cerâmica Pointer sustentável 

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Quem preza pelo meio ambiente sabe que todas as ações são importantes quando o objetivo é economizar e usar os recursos naturais de forma consciente. Nesse sentido, faz toda a diferença optar por materiais que tornam a construção sustentável, como a cerâmica Pointer.

Todo o processo de produção da Pointer é pensado para evitar desperdícios e preservar o meio ambiente. E isso sem abrir mão de fatores importantes como qualidade, design e bom custo-benefício de seus revestimentos.

Confira alguns pontos importantes para entender mais sobre o assunto e descobrir como a cerâmica Pointer é a melhor alternativa para uma construção sustentável.

Revestimentos cerâmicos sempre são mais sustentáveis que materiais naturais

No passado, alguns materiais eram a única alternativa para a construção, como é o caso da madeira, por exemplo. Mas com o passar dos anos, a evolução da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente fizeram com que outros materiais surgissem como alternativa.

Quando falamos de madeira, há questões como desmatamento e perda da biodiversidade, mesmo nas reflorestadas. Outro material muito usado em construções de alto padrão é o mármore. Mas esse é um recurso não renovável e de baixo aproveitamento durante a produção.

cerâmica pointer

Revestimentos cerâmicos são mais sustentáveis do que mármores e pedras naturais, que são recursos não renováveis, de baixo aproveitamento

Então, qual seria a alternativa? Bom, hoje em dia, é possível reproduzir a aparência desses materiais com perfeição por meio das cerâmicas. Pedras, mármore e madeira estão entre os elementos que as cerâmicas Pointer podem reproduzir, mas em um processo de produção que poupa recursos naturais.

Entenda por que a cerâmica Pointer é mais sustentável

Ser sustentável significa pensar no coletivo e gerar menos impacto ao meio ambiente. E isso vale tanto para empresas quanto para entidades públicas e pessoas físicas. Há diferentes maneiras de ser sustentável, como economizar recursos naturais, consumir de maneira consciente e reciclar tudo o que for possível. 

Por implementar diversas ações de sustentabilidade, a fábrica da Pointer, que fica no Distrito Industrial de Marechal Deodoro (AL), é considerada a mais sustentável do Brasil em sua categoria. E são vários os motivos para esse título, como você confere a seguir:

Argila é extraída de camadas superficiais

Um dos primeiros passos para a fabricação da cerâmica Pointer é a mineração. E a argila é um dos componentes mais importantes na composição das peças. Para tornar o processo mais sustentável, a Pointer extrai apenas o material que fica em camadas superficiais. Isso faz com que seja mais fácil a recuperação da área.

Jazidas são próximas à fábrica

São cerca de 100 km de distância entre as jazidas e a fábrica da Pointer. Ao reduzir o deslocamento da matéria-prima, deixamos de emitir gases poluentes e de consumir combustíveis fósseis com o transporte.

O mesmo acontece com a comercialização dos produtos, que se concentra em regiões mais próximas à fábrica, como Norte e Nordeste.

cerâmica pointer

A matéria-prima da cerâmica é a argila, que vem de jazidas próximas à fábrica. A extração da argila é superficial, permitindo que a área seja posteriormente recuperada ambientalmente, como a Pointer faz

Pointer recupera as jazidas após a exploração

A empresa se preocupa com o meio ambiente após a mineração, e por isso toma medidas para a recuperação do local. Devolvemos a área explorada a sua vocação original, seja fazendo o reflorestamento, ou transformando a propriedade rural em pasto, plantação ou piscicultura.

Cerâmica Pointer usa menos água na fabricação

A água é muito importante para a vida no planeta. Mas esse é um recurso limitado e que precisa de atenção. Por isso, uma das formas de ter uma construção sustentável é pensar em maneiras de economizar água, como ao investir em materiais de marcas que tomam esse cuidado no processo de fabricação. E esse é o caso da cerâmica Pointer.

Ao usar a fabricação por via seca, a Pointer elimina a necessidade de água durante a moagem. Esse é o processo em que se mistura a argila a outros minerais. No caso da Pointer, a água só é necessária para as etapas de esmaltação e polimento, o que contribui para a economia do recurso.

O porcelanato, que também é um revestimento cerâmico, é fabricado por via úmida. Assim, se utiliza cerca de 14 litros de água para produzir 1 metro quadrado de porcelanato. Já a cerâmica Pointer utilizou, em 2020, apenas 4,39 litros de água, em média, para produzir 1 metros quadrado de cerâmica.

cerâmica pointer

Revestimento cerâmico via seca utiliza pouca água na produção. Na Pointer, em 2020, foram apenas 4,39 litros por metro quadrado produzido. O porcelanato, em comparação, utiliza cerca de 14 litros

Processos térmicos da cerâmica Pointer usam gás natural

É durante a queima que as cerâmicas ganham resistência. Para isso, são usados fornos bem grandes, com cerca de 200 metros de comprimento. Pensando na sustentabilidade, a Pointer só usa gás natural, considerado uma energia limpa, em seus processos térmicos.

cerâmica pointer

Os processos térmicos na fábrica Pointer, incluindo os fornos, são abastecidos por gás natural, uma fonte de energia limpa

Fábrica Pointer conta com energia solar 

Por meio de um jardim de 80 m² de placas fotovoltaicas, a fábrica da Pointer produz 22 KW/h a partir da energia solar, uma das mais limpas fontes de energia. Aproveitamos bem o sol do Nordeste!

fábrica de cerâmica sustentável

A fábrica da Pointer conta com um jardim de painéis fotovoltaicos de 80 m², que alimenta a rede geral da fábrica

A estrutura da fábrica ainda ajuda na economia de energia. É que seus telhados brancos refletem bastante luz, mantendo o ambiente iluminado durante o dia. Além disso, todas as lâmpadas são de LED, que consomem menos.

fábrica de cerâmica sustentável

A Pointer acredita no consumo local como forma de sustentabilidade. Nossos produtos são comercializados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, próximas à fábrica, evitando longos transportes rodoviários

Programas de gestão de resíduos

Durante a fabricação da cerâmica, surgem cacos. Mas providenciamos a reciclagem desses materiais, o que pode acontecer internamente ou externamente. Uma das utilidades é servir de matéria-prima para o cimento. E os cacos também podem ser reincorporados na própria cerâmica. Em 2020, 10% da massa cerâmica Pointer foi de materiais de reciclagem.

fábrica de cerâmica sustentável

Na fábrica da Pointer, é feita a gestão dos resíduos. Em 2020, intensificamos a reincorporação desse resíduo na massa cerâmica e também o destinamos para reciclagem externa. 10% da massa cerâmica Pointer é proveniente de reciclagem

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o processo de fabricação e as medidas sustentáveis da marca, confira as opções de revestimento cerâmico da Pointer e reduza os impactos ao meio ambiente com a sua construção.