Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tipos de madeira para área externa

Os melhores tipos de madeira para área externa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A madeira é reproduzida com perfeição nos revestimentos cerâmicos, inclusive para área externa, atendendo diferentes gostos e estilos. Com inúmeras vantagens na comparação com a matéria-prima natural, a cerâmica é a melhor opção para quem pretende criar um ambiente aconchegante, seja no quintal, espaço gourmet, deck ou varanda.

Na área externa da casa ou apartamento, ideal para relaxar ou reunir familiares e amigos, criar um ambiente mais interligado com a natureza facilita promover o conforto desejado. Mas, alguns critérios precisam ser levados em consideração além da estética, como durabilidade, segurança e sustentabilidade. Por exemplo, a cerâmica é sustentável desde o seu processo de fabricação. Dessa forma, é possível evitar a derrubada de diversas árvores apenas para decorar um piso.

Com o acabamento EXT, o revestimento cerâmico garante uma maior segurança para o piso, pois é antiderrapante, mesmo em ambientes molhados e externos. Também não necessita da aplicação constante de produtos para a manutenção, como o verniz. Por fim, uma vantagem muito importante: é um produto mais econômico e, por isso, não agride o bolso.

Comparando madeira natural e madeira em cerâmica

tipos de madeira para área externa - área externa com revestimento cerâmico
Ambiente externo com uma decoração bem natural com Deck Marfim no piso

Para quem ainda está em dúvida, aqui estão mais algumas informações relevantes. Em caso de sol ou umidade excessiva, é comum a madeira natural apresentar deformações e apodrecer, com o passar do tempo e a falta da manutenção adequada constante. Por sua vez, Supercerâmicos e cerâmicas são resistentes às variações climáticas, têm uma durabilidade muito maior, não mudam a forma e não desbotam.

Quando o assunto é limpeza, mais um grande diferencial. A matéria-prima natural exige produtos específicos, como cera, além de um esforço extra, por causa da superfície mais porosa. Já a cerâmica não tem porosidade, podendo ser limpa facilmente apenas com produtos convencionais do dia a dia, como um pano úmido ou com a utilização de detergente ou saponáceo cremoso. Também conhecida como piso frio, a cerâmica não absorve o calor. 

ComparaçãoMadeira em cerâmicaMadeira natural
DurabilidadeAlta resistência a impactos e riscos. Não deforma com as variações climáticas. Com instalação e conservação corretas, dura até 50 anos com facilidade.Quando em contato com o sol, pode apresentar deformações com o tempo. Além disso, exige um cuidado especial para evitar o apodrecimento.
ManutençãoPor possuir um esmalte protetor, não exige a aplicação de produtos especiais, mantendo as mesmas características com o passar do tempo.  Manutenção precisa ser constante para evitar danos à superfície. Produtos especiais são aplicados para retomar o brilho e também para evitar possíveis danos.
LimpezaPrática, é realizada com materiais do dia a dia, como vassoura, detergente neutro, saponáceo cremoso e pano.Exige a aplicação periódica de produtos apropriados, como a cera.
SaúdeÉ hipoalergênica. Evita a proliferação de microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e mofos.A superfície porosa dificulta a eliminação de microrganismos.
ManchasA superfície permanece intacta mesmo em contato com a água ou o sol.Exige atenção especial. Apoiar um simples copo molhado pode significar manchas.
SustentabilidadeSustentável por natureza, na Pointer segue rigorosos padrões no processo de produção. A argila utilizada é retirada de camadas superficiais, em áreas que são facilmente recuperadas posteriormente, preservando as características originais.Um dos elementos naturais mais explorados, com baixo aproveitamento. Processo de reflorestamento é mais lento e delicado, o que pode impactar a diversidade.  

Reproduções perfeitas

área da piscina com revestimento cerâmico Deck Ilhéus Cedro no piso
Deck Ilhéus Cedro é uma das opções de reprodução de madeira com o acabamento antiderrapante EXT

Com a evolução tecnológica acompanhada intensamente pela Pointer, as reproduções dos revestimentos cerâmicos apresentam riqueza de detalhes. As madeiras para pisos de área externa estão representadas em duas linhas: Tropicália e Lenho.

A seguir, listamos as opções de produtos disponíveis em cada uma delas:

·         Tropicália: Ilhéus Canela, Deck Amazônia, Deck Ilhéus Grigio e Deck Ilhéus Cedro.

·         Lenho: Deck Canela, Deck Sucupira e Deck Marfim.

quintal com revestimento cerâmico no piso e parede e uma poltrona
No muro, o Supercerâmico Ibérica Natural, em composição com Trastevere no piso

Entre as madeiras EXT, temos decks nos formatos 60×60 e 80×80 e tábuas 15×90, que permitem o transpasse. A técnica consiste, basicamente, em colocar duas peças lado a lado, com uma desencontrando o final da outra. Arrojada, essa opção traz uma estética muito mais natural e aconchegante em termos de design. 

A Pointer oferece também madeiras com acabamento mate e brilhante. Estas não podem ser aplicadas em pisos de áreas externas, pois não são antiderrapantes. Porém, fazem bonito em paredes externas. O muro ganha outra cara quando revestido! As madeiras para paredes externas estão representadas em cinco linhas: Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho.

A seguir, listamos as opções disponíveis em cada uma delas:

·         Ibérica: Ibérica Platina, Ibérica Pop, Ibérica Natural, Ibérica Design e Ibérica Rúbia.

·         Tropicália: Tijuca Mix, Intársia e Parquet Amazônia.

·         Mediterrânea: Parquet Natural Mix, Avelana Champagne, Avelana Malbec, Faia Natural, Itatiaia Natural, Avelana Ambar e Avelana Castanho.

·         Raízes: Madeira Mineira Patina Natural.

·         Lenho: Nativa Aroeira, Lenho Ripa, Nativa Imbuia, Nativa Patina, Parquet Acácia, Parquet Jequitiba, Parquet Marfim e Refloresta Bege.

Madeira sempre

área externa com sofá
Ambiente externo decorado com reprodução de madeira Ibérica Platina na parede e Pietra Di Basalto Platina no piso

Com veios mais marcantes ou discretos, com tons escuros ou claros, é possível encontrar diferentes tipos de madeira representadas nos revestimentos cerâmicos, agradando assim diferentes estilos e gostos.

Entre as madeiras naturais, os tipos mais explorados para revestimento são: cumaru, ipê, pau-amarelo, tatajuba, maçaranduba, muiracatiara e madeira de reflorestamento (nas variantes cedro, jatobá, teca, eucalipto e pinus). Como são mais caras e menos duráveis, as madeiras naturais costumam ser mais utilizadas na produção de mobiliário para área externa, como espreguiçadeiras, bancos, mesinhas, cadeiras e pergolados.

Com toda essa versatilidade, não é difícil criar uma decoração incrível explorando a madeira, seja a versão natural, nos móveis, quanto a reprodução, no revestimento. Para uma área externa digna de uma nota 10, que tal mesclar na decoração mais de um tipo, com diferentes cores? Isso dará ao ambiente externo um toque inusitado. O deck pode ser revestido com Sucupira, Marfim ou Canela, só para citar três possibilidades da linha Lenho da Pointer. Já os móveis produzidos a partir de cedro, por exemplo.

Ou, então, por que não misturar o tom amadeirado com outras matérias-primas, como inox, vidro, cobre, cerâmica, mármore ou granito? Não ficar restrito aos elementos amadeirados é o que há de mais contemporâneo.

Estamos à disposição

Ficou animado com a ampla lista de possibilidades para construir ou reformar uma área externa e garantir a dose necessária de aconchego com revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira? Se a resposta for sim, a Pointer está à disposição com uma infinidade de produtos para ajudar a dar novas funções ao cômodo.

E elas podem ser testadas por você sem a necessidade de sair de casa, por meio de um simulador de ambientes que permite a união das peças que você mais gosta em busca da combinação perfeita. Quer saber mais? Acesse http://www.pointer.com.br/simulador-de-ambientes.