Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Quer economizar na aplicação de rejunte? Confira nossas dicas!

Quer economizar na aplicação de rejunte? Confira nossas dicas!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Mesmo o rejunte tendo um dos menores impactos sobre o orçamento de uma obra, quando em comparação com outras etapas, preservar os gastos é sempre bem-vindo! Por isso, é importante avaliar estratégias inteligentes para economizar na sua aplicação.

Além da vantagem financeira, pensar com cuidado na etapa de acabamento também traz benefícios técnicos e estéticos para os ambientes finalizados, garantindo a satisfação de seus futuros usuários, em todos os níveis.

Quer saber como economizar na aplicação de rejunte para obter espaços incríveis? Fique atento às nossas dicas!

Escolha materiais de boa qualidade

A primeira medida é pesquisar sobre os tipos de rejunte e de revestimento, assim como os materiais nos quais são feitos, de modo a definir qual a melhor opção para a sua obra, considerando as funções de cada ambiente a ser construído ou reformado.

De maneira geral, as peças cerâmicas têm excelente desempenho em qualquer cômodo de uma casa, desde as áreas úmidas até as íntimas e sociais. Para isso, precisam ser especificadas de acordo com suas propriedades, de modo que ofereçam segurança e durabilidade — além da beleza, é claro!

Para economizar na aplicação de rejunte, a escolha de materiais auxiliares de alta qualidade também é essencial. Isso evita aqueles desperdícios e retrabalhos que só tornam a obra mais cara e um pesadelo. Assim, fique atento desde a composição, a quantidade, o manuseio até o armazenamento dos produtos.

Existem alguns tipos de rejunte. O cimentício é indicado para juntas de espessura de 1 a 10mm. No entanto, ele pode manchar com mais facilidade, pois não é impermeável. Para resolver esse problema, é indicado aplicar um produto selador para rejunte.

Para juntas de até 5mm, também existe a opção do acrílico e o epóxi. O primeiro já é comprado pronto para aplicação, enquanto que o segundo conta com três componentes, que precisam ser misturados e homogeneizados para aplicar.

Além disso, a tendência é que, cada vez mais, seja utilizada uma quantidade mínima de rejunte, por causa da popularização dos grandes formatos e pequena variação de tamanho entre uma peça e outra.

Utilize as ferramentas corretas

Processo de aplicação de revestimento.

Para o preparo do rejunte, é recomendado usar um recipiente plástico, que esteja limpo, uma colher de pedreiro ou haste helicoidal acoplada em uma furadeira e um medidor de água. Já a aplicação deve ser feita manualmente, com uma espátula e uma desempenadeira de borracha para espalhar o produto ao longo das juntas.

A aplicação com rodo é contraindicada, já que, para que possa ser espalhada, a mistura do rejunte precisa ser mais fluida. Assim, podem ocorrer erros de excesso de água na composição, o que deprecia a resistência do material.

Para limpeza pós-aplicação, é recomendado utilizar um pano úmido para retirar o excedente de argamassa da superfície das placas cerâmicas. Isso porque, se o excesso não for removido, a higienização da peça fica comprometida, o que prejudica a usabilidade no futuro.

É importante estar atento às recomendações do fabricante, seja para compor o rejunte, seja para aplicá-lo. Para que seja garantida a aderência das peças ao chão, a concentração correta de cada substância deve ser observada. Além disso, de modo a evitar empedramentos e outros prejuízos ao material, é importante armazená-lo na embalagem original fechada, em local seco e sem contato com o chão.

Observe as condições do local

É essencial conferir se o local está limpo e sem poeira. Afinal, restos de pintura e massa, poeira ou outros detritos podem atrapalhar a aderência do material. Para garantir a limpeza, é possível optar por varrer, passar um pano úmido ou até mesmo um aspirador. Observar se o local está molhado ou com umidade, e apenas começar os serviços quando a superfície estiver totalmente seca.

Prefira os revestimentos em grandes formatos e retificados

Quer economizar na aplicação de rejunte? Confira nossas dicas!

Aplicação de rejunte, encaixe perfeito de revestimento.

Além de uma estratégia excelente para economizar na aplicação de rejunte, optar por revestimentos em grandes formatos e com borda retificada reduz também os custos por metragem quadrada e o tempo de finalização do processo.

Os revestimentos retificados passam — ao contrário dos convencionais bold, com bordas arredondadas — por um processo de corte com discos de diamante durante a fabricação. Essa tecnologia permite bordas mais retas e exatas.

Com isso, as juntas podem ser reduzidas a um mínimo de 1,5mm de espessura, contra os 5mm das peças bold. Essa característica facilita o exato alinhamento das peças na instalação sobre as superfícies, proporcionando um design clean e sofisticado. Para potencializar o visual uniforme, a cor do rejunte também deve ser escolhida de maneira a harmonizar o melhor possível com as cerâmicas.

Em grandes formatos, as cerâmicas retificadas são ainda mais poderosas, pois os benefícios estéticos são inegáveis: quanto maiores as placas e menores as espessuras entre elas, mais intensa será a sensação de amplitude dentro dos ambientes. Ao contrário do que se acreditava, esses efeitos são observados tanto nos locais espaçosos, bem como nos pequenos.

Cada vez mais surgem modelos de cerâmicas com estampas, cores e formatos que atendem a todo tipo de necessidade técnica e estética. Portanto, pesquise sempre!

A Pointer é comprometida com os diferenciais de design e com a correta fabricação de revestimentos que vão deixar sua casa mais bonita e, ainda, ajudar a economizar na aplicação de rejunte. Para saber mais sobre nossos serviços e modelos de revestimentos, entre em contato conosco!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida