Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Cerâmica grande: saiba de que forma você vai estar economizando!

Cerâmica grande: saiba de que forma você vai economizar!

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A escolha do piso é uma das etapas mais importantes em uma construção. Esse revestimento é de fundamental importância, pois estará presente em vários ambientes. O uso das peças dependerá diretamente do tipo de cômodo em que serão instaladas, atentando-se para aspectos importantes, como o fato do local ser de área molhada, ou se é um ambiente interno ou externo.

A compra do piso, normalmente, é uma atividade que envolve uma quantia financeira importante. Sendo assim, muitas pessoas procuram por maneiras de reduzir os custos quando compram peças cerâmicas. Contudo, a qualidade dos materiais e a decoração do ambiente devem sempre permanecer.

Especialistas da área, como arquitetos e clientes comuns estão apostando no uso de cerâmica grande. Esse tipo de piso pode trazer benefícios interessantes para os usuários e para a decoração do ambiente, além de poder representar certa economia.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba de que forma você vai economizar ao utilizar uma cerâmica grande. Não perca.

Quais as vantagens de se utilizar cerâmica?

Ambiente revestido com cerâmica grande clara.

Antes de abordarmos o uso de cerâmica grande é preciso destacar as vantagens de se utilizar peças de cerâmicas em geral. É válido destacar que esse material é extremamente versátil e, por conta das variações de cores e modelos, podem se tornar um grande diferencial em sua decoração.

Obviamente, existem algumas qualidades que fazem da cerâmica um dos tipos de peça mais utilizados no Brasil. Entre as principais vantagens podemos destacar: menor custo, grande variedade de modelos estéticos, resistência, dilatação térmica e, também, facilidade de limpeza.

As cerâmicas têm a qualidade que eu preciso?

As empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento das cerâmicas, disponibilizando ao mercado itens com design, tecnologia e qualidade.

O supercerâmico, por exemplo, é uma nova categoria de revestimentos que apresenta uma proposta um tanto quanto inovadora aos consumidores. O material tem características técnicas e estéticas que o diferenciam da cerâmica tradicional e do porcelanato.

Pode-se dizer que o supercerâmico é conhecido como a evolução da cerâmica tradicional, oferecendo um excelente custo-benefício para quem investe nessa tecnologia. O design das peças é fantástico, a durabilidade, o valor do produto e o custo da instalação são outras vantagens consideráveis.

A ideia do uso de cerâmica grande é a utilização sob medida para projetos de residências e empreendimentos comerciais, que tenham tráfego leve de pessoas. Assim, a decoração do ambiente se torna um ponto-chave, permitindo a criação de um espaço único. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Quais as vantagens da cerâmica grande?

Área externa revestida com cerâmica grande.

Agora que você já compreendeu que existem cerâmicas de alta qualidade, a grande dúvida que fica é: quais as vantagens da cerâmica grande? Será que a cerâmica tradicional não é suficiente para minhas necessidades? Bom, veja a seguir os principais destaques:

  • acabamento retificado: a cerâmica grande necessita de uma junta mínima de 1,5mm, gerando economia no uso do rejunte, além de facilitar a limpeza do revestimento. Outro ponto de destaque é o ganho estético do ambiente, uma vez que o rejunte se torna menos aparente;
  • grandes formatos: os arquitetos estão investindo cada vez mais no uso de peças maiores, como a cerâmica grande. Esse material pode ser encontrado nas dimensões 15×90, 45×90, 30×60 e, mais recentemente, 80×80 cm. Assim, será possível criar superfícies contínuas, ampliando o ambiente e trazendo agilidade para a instalação das peças;
  • alta resistência: outro ponto interessante do uso de cerâmica grande é o fato de apresentarem alta resistência, suportando até 4 toneladas por m². Além disso, esse material é 100% impermeável;
  • economia: a cerâmica grande pode ser assentada com o uso de argamassa ACI, a mais simples do mercado. A produtividade em grandes formatos também é um ponto de destaque, em termos de economia;
  • sustentabilidade: outro ponto que não poderia ficar de fora das vantagens da cerâmica grande é o seu processo produtivo. A alta tecnologia empregada, o baixo impacto ambiental e o uso racional da água, de energia e de matéria-prima fazem desse piso um material extremamente sustentável;
  • design original: escolhendo o fornecedor certo, será possível encontrar produtos com acabamento que sejam capazes de permitir a personalização do ambiente, deixando-o do jeitinho que você sempre sonhou. As inúmeras possibilidades de personalização, como peças com variações de desenhos e outras características são um diferencial e tanto.

Por que utilizar cerâmica grande?

Apesar das vantagens que destacamos você ainda pode estar pensando: afinal, por que utilizar cerâmica grande? Bom, esse material apresenta diferenças consideráveis quando o comparamos com a cerâmica tradicional.

Primeiramente, podemos destacar que o uso de grandes peças, como uma peça 80×80 cm, passará a impressão que o ambiente é maior, dando amplitude para os cômodos de sua residência. Outro ponto interessante é que grandes peças são responsáveis por deixar o ambiente mais sofisticado, dando um charme extra ao local.

A cerâmica grande também será responsável por favorecer uma sensação de calma e tranquilidade ao ambiente. Como haverá certa amplitude, haverá também uma sensação mais aberta e livre. Caso a peça escolhida seja da cor bege, branca ou gelo, a calma e a tranquilidade certamente estarão presentes.

Como já destacamos, a quantidade de rejunte será menor, bem como a quantidade de linhas. Além disso, o grande tamanho das peças facilita o trabalho de assentamento e nivelamento, simplesmente por cobrirem uma área maior.

Não podemos deixar de mencionar que para o sucesso do assentamento é preciso que o piso esteja devidamente nivelado. Essa é a única maneira de garantir a correta instalação das peças. Feito isso, o procedimento será rapidamente realizado.

O uso de cerâmica grande ainda não é tão comum assim. Entretanto, esse tipo de peça caiu no gosto dos arquitetos e, como demonstramos ao longo do artigo, podem trazer grandes benefícios aos usuários. Certamente, vale a penha conhecer e investir nessa nova tendência, não é mesmo?

E aí, gostou das informações que destacamos sobre a cerâmica grande? Quer obter mais informações sobre o assunto? Então, aprenda como trocar revestimentos cerâmicos evitando trabalho na reforma. Não perca essa oportunidade.