Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Como a cerâmica ajuda na personalização de ambientes? Confira aqui!

Como a cerâmica ajuda na personalização de ambientes? Confira aqui!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Hoje em dia é cada vez mais fácil encontrar produtos similares disponíveis no mercado, principalmente em termos de imóveis novos. Sendo assim, a personalização de ambientes está se tornando uma prática extremamente usual.

Deixar sua residência do jeitinho que você sempre sonhou, com as características e gostos que considera importante pode nos trazer uma sensação indescritível. Certamente, é esse tipo de decoração que a maioria das pessoas procura quando contratam um projeto de design.

É interessante destacar que muita gente está apostando em peças de cerâmicas para a personalização de ambientes, dando um toque diferenciado em seu imóvel. É preciso lembrar que um projeto de decoração é feito, no mínimo, a quatro mãos. Então, se informar sobre o assunto pode ser interessante para você.

Nesse sentido, você sabe como a cerâmica ajuda na personalização de ambientes? Não? Então, confira lendo nosso artigo. Não deixe para depois.

Quais as principais características de um ambiente personalizado?

Ambiente decorado com cerâmicas em tons claros, proporcionando amplitude ao ambiente.

A principal característica da personalização de ambientes é deixá-los de acordo com seus gostos pessoais, levando em consideração os aspectos que te agradem visualmente. As quatro mãos responsáveis pelo projeto de decoração, como já destacamos, devem ser capazes de conseguir aliar os gostos do cliente com o que há de mais moderno no mercado.

Todavia, é importante lembrarmos que um projeto de interiores não envolve somente ambientes comerciais ou residenciais, mas principalmente as pessoas que estão neles. A maioria do público acredita que a decoração é responsável apenas por deixar o ambiente bonito.

Na verdade, o objetivo é deixar sim o ambiente mais bonito, mas utilizando as características de quem vive nele, ou seja, buscando sempre a personalização. Obviamente, é preciso de autoconhecimento, definindo aquilo que você mais gosta, suas atividades preferidas e seus interesses pessoais, como livros, músicas, time de futebol, entre outros assuntos.

Então, você deve estar pensando: como a cerâmica entra na personalização de ambientes? Bom, ela apresenta algumas vantagens frente a outros materiais, como a versatilidade na aplicação e uma grande quantidade de modelos estéticos. Assim, a combinação de algumas peças pode criar um ambiente único e inovador.

A grande variedade de produtos disponíveis no mercado é a comprovação da versatilidade desse material, fazendo com que a escolha certa de uma determinada peça possa valorizar um ambiente. Obviamente, contar com a ajuda de profissionais especializados é fundamental para o sucesso.

Quais as vantagens de se criar um ambiente personalizado?

A criação de um ambiente personalizado vai muito além da contratação de um designer de interiores ou um arquiteto. Obviamente, a experiência desses profissionais é de grande valia, mas a realização do sonho de ter um imóvel do jeitinho que você sempre sonhou é um dos principais aspectos. Assim será possível adaptar o local às necessidades de quem vai trabalhar, morar ou visitar o local.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de se investir na personalização de ambientes.

Tenha um espaço feito exclusivamente para você

A primeira vantagem parece um grande bordão, mas garantimos que não é. Ter um quarto, uma sala ou um apartamento inteiro bem decorado é a mesma coisa que utilizar esses ambientes como refúgio pessoal. O ambiente poderá englobar todos os seus principais gostos na vida.

Muitas pessoas utilizam porta-retratos para recordar uma viagem ou, até mesmo, aquele aniversário com toda a família. Uma poltrona relaxante e confortável, pode ser uma boa pedida para a sessão de filmes de um dia chuvoso. E a criação de um espaço exclusivo para leitura, caso seja seu hobby, também fará grande diferença. O ganho de qualidade de vida e conforto por esses simples ajustes pode ser inimaginável.

Aumente sua criatividade

O uso de cerâmicas na personalização de ambientes poderá favorecer o aumento de sua criatividade. Primeiramente, será preciso fazer um exercício de imaginação, buscando idealizar o ambiente com as mais variadas combinações possíveis de peças. Esse procedimento será realizado antes da escolha dos materiais, e já será capaz de melhorar o aspecto da criatividade.

Além disso, a pesquisa por diferentes modelos e projetos fará com que você preste atenção nas principais referências do mercado. Dessa forma, haverá uma gama infinita de ideias e caminhos criativos para sua mente trabalhar. Certamente, valerá a pena.

Crie ambientes acolhedores

Revestimento cerâmico em sala de convivência.

Um ambiente personalizado é sinônimo de um ambiente acolhedor. Isso acontece pelo fato de seus principais gostos e características estarem presentes. Os porta-retratos que mencionamos, por exemplo, pode trazer uma sensação única de paz e tranquilidade. Obviamente, só você terá esse sentimento por ter vivenciado aquele momento.

Valorize suas conquistas pessoais

Por fim, mas não menos importante, outra vantagem de se ter um ambiente personalizado é a possibilidade de valorizar as conquistas pessoais. Quando seu imóvel (ou seu cômodo) estiver pronto, você terá um grande orgulho das escolhas que fez.

A personalização também evidenciará esse aspecto. Destacando seus livros preferidos, por exemplo, você sempre se lembrará o quanto é ávido pela leitura e pelo conhecimento. Obviamente, esse tipo de decoração e o uso do ambiente com um todo pode ser empregado em sua residência ou em eu escritório, deixando-o de acordo, com tudo aquilo que você sonhou.

Como diferenciar um ambiente?

Evidentemente, essa é uma pergunta de um milhão de euros. A decoração e, principalmente, a diferenciação de um ambiente é um aspecto extremamente pessoal. Apesar de muita gente recorrer aos profissionais do ramo, a decisão final sempre será, única e exclusivamente, sua. A resposta certamente passa pelo campo da criatividade.

As cerâmicas, por exemplo, podem permitir a criação de ambientes únicos. Já podemos encontrar no mercado linhas que reproduzem madeiras e, até mesmo, algumas pedras. Assim, a utilização dessas peças pode ser um tanto quanto inovadora para o seu imóvel.

Um ponto que não podemos deixar de mencionar é o fato das cerâmicas apresentarem grandes diferenças entre si. O estilo de decoração de cada linha de material, bem como sua textura, cores e seu tamanho são aspectos que devem ser cuidadosamente observados e analisados.

Esse tipo de material pode ser empregado em diferentes lugares, desde o piso (local mais comum), até mesmo em paredes de qualquer ambiente, sejam eles internos ou externos, substituindo a pintura, por exemplo. O uso de ladrilhos também pode ser uma opção interessante.

Apesar disso, a utilização de cerâmicas para a personalização de ambientes é uma das práticas mais utilizadas nos dias atuais. Vale a pena levar esse conceito em consideração e deixar sua casa com características únicas. Pense nisso.

E aí, gostou das informações que destacamos sobre a personalização de ambientes? Nossas dicas foram válidas? Então, conheça um pouco mais sobre a cerâmica tradicional, e veja quais são seus principais usos!