Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimento estampado na cozinha: dicas para arrasar na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os acabamentos são peças-chave para deixar o seu lar cheio de estilo. Usar um revestimento estampadona cozinha, por exemplo, pode quebrar a monotonia de móveis em tons neutros, ou pode funcionar, desde o início do projeto, como uma característica norteadora para o planejamento de toda a decoração.

No entanto, são necessários alguns cuidados na hora de utilizar essa estratégia, a fim de evitar que o ambiente fique visualmente carregado. Confira as dicas deste post e inspire-se nos revestimentos estampados para deixar sua cozinha ainda mais incrível!

Quais revestimentos são mais indicados para cozinha?

De maneira geral, os revestimentos cerâmicos são os ideais, uma vez que são mais resistentes à umidade e às gorduras sempre presentes nas cozinhas.

Os azulejos também são boas opções porque compartilham de propriedades muito semelhantes, embora sejam ligeiramente inferiores aos primeiros.

Grande parte dos modelos é feita em formatos quadrados ou retangulares e em tonalidades neutras. Assim, eles podem ser aplicados em qualquer ambiente.

No entanto, nos últimos anos, uma multiplicidade de cores, geometrias e estampas tem surgido nos catálogos das fabricantes, de modo a inovar o jeito de revestir locais úmidos.

A variedade de opções vai desde os modelos discretos, em off-white, até os coloridos, os com relevo, os tridimensionais…

Para espaços como as cozinhas, que estão sempre submetidos a contato com líquidos e gorduras, os indicados são os modelos sem relevos muito acentuados, a fim de evitar o acúmulo de resíduos e facilitar a limpeza.

Os ladrilhos hidráulicos também são boas opções para cozinhas. Remetem a um estilo rústico devido ao baixo polimento e podem ser instalados tanto em paredes quanto em pisos.

A manutenção é um pouco mais cuidadosa: é preciso limpar de imediato em caso de contato com produtos abrasivos, não arrastar móveis e ficar atento aos objetos pontiagudos.

Como acertar na decoração com revestimentos estampados?

Revestimento estampado na cozinha é a forma perfeita de fugir do óbvio na decoração. No entanto, é importante considerar alguns pontos, para que o design de interiores se mantenha interessante, agradável e surpreendente por muito tempo.

Coordene com o restante da decoração

Pensar em revestimentos estampados remete a cores e a ambientes divertidos, certo? Mesmo assim, é preciso atentar para a decoração dos outros cômodos da casa, de maneira que os espaços não fiquem totalmente desconexos e fujam da identidade planejada.

Manter essa unidade é muito importante para cozinhas americanas e para os espaços gourmet, que são naturalmente mais expostos que os cômodos tradicionais.

Assim, a melhor estratégia é definir com clareza o estilo que você deseja seguir. Escolha estampas e cores que ofereçam, ao mesmo tempo, contraste, equilíbrio e unidade com relação aos outros acabamentos instalados na cozinha e nos ambientes anexos, a fim de harmonizar a decoração como um todo.

Na linha Decora Design da Pointer, o Barbara — com suas tonalidades neutras, brilho e paginação suave que proporciona um visual sofisticado — é um dos acabamentos mais populares da Pointer.

Outros exemplos excelentes são o Renascença, que já conta com uma aparência mais sóbria e de baixa refletividade, e o Diamante Multicolor, que traz brilho e cor na medida certa.

Para quem prefere padrões geométricos, a Pointer conta com o Azul Céu e o Azul Mar da coleção Raízes, além de toda a linha Singular.

Tenha cuidado com as proporções

É claro que é possível fazer uma parede inteira com revestimento estampado na cozinha. Mas cuidado: dependendo do padrão escolhido, a sensação pode ser de sofisticação ou de um ambiente confuso.

Assim, se você deseja cobrir uma grande área com estampa, priorize as cores mais suaves ou neutras. Os padrões podem ser diversos: peças que componham formas maiores quando juntas, efeito de retalhosmosaicos ou semelhantes.

No entanto, se você quer trazer bastante cor, prefira aplicar os revestimentos estampados em áreas menores, de modo a evitar um visual sobrecarregado — afinal, ainda há os equipamentos e armários para terminar o décor.

Que tal colocar a estampa no trecho entre a bancada da pia e os armários suspensos, na meia alvenaria de uma ilha de cocção, em uma faixa ao longo das paredes ou até mesmo em uma parte do piso?

Fique atento à aplicação dos revestimentos

Supervisionar de perto o assentamento dos revestimentos é fundamental para alcançar o melhor resultado. Nesse sentido, é importante também contar com profissionais experientes e de confiança para realizar esse procedimento.

Certifique-se que os responsáveis pelo serviço manuseiem corretamente as placas, usem os produtos de composição e cores adequadas para rejuntamento, além de respeitar os formatos e sentidos de instalação especificados pelo fabricante. Afinal, cada material, tamanho e geometria exige técnica e atenção.

Utilize ferramentas de simulação

A melhor maneira de saber se você vai gostar do efeito do revestimento estampado na cozinha, antes mesmo de ter a obra ou reforma finalizada, é encenar a possibilidade em softwares de modelagem tridimensional ou em simuladores de ambientes, como o da Pointer.

Para ajudar nessa tarefa, contrate um arquiteto ou designer de interiores: são os profissionais mais indicados para orientar você nas questões tanto estéticas quanto técnicas dos revestimentos.

Para que esse relacionamento dê certo, você deve esclarecer os seus gostos pessoais e os da sua família, além de permitir que o arquiteto ou designer observe o estilo de decoração dos demais espaços.

Assim, ele poderá incorporar todos esses aspectos no projeto, de maneira a traduzir a personalidade dos usuários e proporcionar a melhor experiência possível para todos.

Não tenha medo de questionar ou pedir algumas modificações durante o processo de simulação dos ambientes. Afinal, é nessa fase de teste que são exploradas as diferentes soluções de projeto. Fique atento às orientações do profissional, mas também faça suas sugestões.

Realize a limpeza periódica dos acabamentos

Mesmo que os revestimentos escolhidos sejam polidos, a limpeza deve ser realizada a intervalos regulares, pois isso ajuda a conservar o brilho e as cores originais das placas.

Para essas peças, produtos neutros e panos úmidos são suficientes para remover partículas acumuladas, deixando seu ambiente como novo.

Para limpeza pesada de gorduras, existem misturas como detergente com vinagre, vinagre e bicarbonato, que são eficientes praticamente em todos os tipos de acabamentos — embora o amido seja mais indicado para peças brancas.

Já os rejuntes normalmente acumulam resíduos e acabam escurecendo ao longo do tempo, em alguns casos. Por isso, você pode usar removedores com panos de limpeza e ajudar com uma escovinha quando a sujeira for mais resistente.

A Pointer conta com linhas de revestimentos cerâmicos perfeitos para a sua casa, com diferenciais incríveisque trazem qualidade e beleza para seus espaços.

Gostou das nossas dicas sobre como usar revestimento estampado na cozinha e quer saber onde encontrar nossos produtos? Entre em contato conosco!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida