Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Parede e piso mosaico: use e dê personalidade ao ambiente

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Vai reformar a sua casa e quer fugir das soluções convencionais de revestimentos? Que tal investir em uma parede ou um piso mosaico? Seja por meio da combinação de várias estampas, seja formando um desenho único, essa alternativa é capaz de produzir efeitos incríveis na decoração.

Os revestimentos mosaicos podem ser aplicados em vários espaços. Os favoritos são as cozinhas, banheiros, áreas de serviço e varandas. Além disso, dependendo das cores e da estampa escolhida, podem combinar com diferentes estilos decorativos.

Saiba aqui tudo sobre essa tendência e deixe sua casa ainda mais linda!

Entenda o que é um piso mosaico

Mosaico é um padrão visual criado a partir da disposição de várias peças coloridas sobre uma superfície. A ideia é juntar os elementos para formar desenhos específicos ou uma estampa.

É originário da civilização grega e, por ter um poder visual tão significativo, continua sendo utilizado mesmo depois de tanto tempo. Hoje em dia, vai bem em decorações urbanas, clássicas ou contemporâneas.

No interior de residências, o efeito mosaico pode ser obtido com ladrilhos, pastilhas, azulejos ou pequenos fragmentos de peças cerâmicas aplicados em pisos, paredes, bancadas e até em mesas. Os formatos mais comuns são quadrados, mas também há circulares ou retangulares, em variados relevos, cores, texturas, polimentos e acabamentos.

Saiba como usar mosaicos na decoração

É importante planejar bem onde esse padrão visual será aplicado. Caso ele seja utilizado em excesso, a decoração corre o risco de ficar carregada.

A superfície que tradicionalmente mais recebe mosaicos é o piso da cozinha. No entanto, já podemos encontrar várias soluções criativas desses revestimentos para paredes. Isso levou a tendência a ser adotada em outros ambientes, como banheiro, área de serviço, varanda, lavabo e sala de jantar.

Se a sua ideia é usar o mosaico em duas superfícies do mesmo cômodo, a dica é optar pela mesma estampa e paleta de cores. Você pode posicionar os padrões visuais em superfícies paralelas e, de preferência, em áreas de dimensões pequenas ou médias. Caso a área a ser decorada seja extensa, evite replicar a técnica em outra parte do mesmo ambiente.

O mais interessante dessa tendência é a possibilidade de criar contrastes que interrompem a monotonia dos pisos e paredes convencionais. Além disso, os mosaicos podem ser utilizados para fazer composição com os móveis.

Caso a mobília obedeça a uma paleta neutra — marrom, cinza, preto, branco —, usar revestimentos coloridos é ótimo para gerar uma atmosfera descontraída. Seguindo a mesma lógica, se o mobiliário presente no seu ambiente tem vários toques de cor, prefira desenhos discretos, criados com peças de tonalidades mais sóbrias.

Conheça os melhores materiais para parede e piso mosaico

Alguns materiais facilitam a composição de mosaicos por terem estampas, cores e recortes pensados para essa finalidade. Confira a seguir algumas opções.

Ladrilho hidráulico

São bastante coloridos e muitas vezes remetem a uma atmosfera mais rústica, uma vez que, historicamente, eram fabricados de forma artesanal e submetidos a baixo polimento. Algumas peças podem ser sensíveis à ação da água, então é preciso prestar atenção nas especificações técnicas de aplicação e manutenção, a fim de manter o mosaico sempre bonito.

Pastilhas

Podem ser de vidro ou de cerâmica e são encontradas em inúmeros tamanhos, formatos, texturas e cores. Sempre foram muito comuns em piscinas, mas também têm sido usadas cada vez mais em ambientes internos.

Azulejos

Remetem a épocas anteriores, sobretudo ao estilo colonial brasileiro, uma vez que eram muito utilizados em fachadas residenciais. Apresentam excelente resistência à água, pois o acabamento polido evita que as peças tenham grande porosidade.

Mosaicos prontos

Uma outra opção existente no mercado são os mosaicos prontos. Normalmente, são desenhos geométricos e simbólicos — um dos mais famosos é a rosa dos ventos, que remete à ideia de dinamismo e boa sorte.

Adesivos

Para quem deseja uma repaginada mais rápida, várias lojas disponibilizam azulejos adesivos, de fácil aplicação. Assim, fica ainda mais acessível renovar o ambiente. Mas é bom lembrar que essa alternativa não é muito duradoura nem traz o mesmo efeito estético, ok?

Gostou do nosso conteúdo? A Pointer tem modelos de piso mosaico e vários outros revestimentos incríveis para valorizar o seu espaço cada vez mais. Entre em contato conosco!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida