Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

7 dicas para obter sucesso ao assentar pisos cerâmicos

Assentamento
Autor: Pointer - Data:

Uma das características que mais chamam a atenção e garantem a personalidade de um ambiente é o seu piso. Ele é a base para toda a identidade visual de um projeto. Mas não basta escolher o produto melhor e mais bonito: é fundamental tomar cuidado ao assentar pisos cerâmicos a fim de garantir o resultado desejado.

Portanto, quer você tenha escolhido contratar um profissional especializado ou decidido fazer a colocação por conta própria, é preciso conhecer a técnica adequada para realizar os procedimentos da maneira certa.

Quer saber como fazer isso? Então acompanhe as sete dicas que nós selecionamos para assentá-lo corretamente, deixando seu ambiente perfeito. Vamos lá?

Sete dicas para assentar pisos cerâmicos

1. Escolha os materiais adequados

Você pode ter achado o piso maravilhoso e pensar que ele é perfeito para o seu quintal. Mas, antes de fechar a compra, leia atentamente as recomendações do fabricante.

Há pisos que podem ser instalados em áreas molhadas e expostas ao tempo, como piscinas. Porém, outros não são recomendados. Se você quer um bom resultado também em médio e longo prazo, fique atento a essas orientações.

Também vale lembrar que, nesses ambientes abertos, é importante escolher outros elementos com cuidado. Use argamassas resistentes e específicas para esses locais, além de rejuntes adequados.

Linha Canela da Pointer. Superfícies com texturas ideais para molhar e se divertir. A piscina vai ficar ainda mais irresistível!

2. Providencie os materiais necessários nas quantidades recomendadas

Espaçadores, recipientes para misturar a argamassa, cortador de piso, martelo de borracha, desempenadeira, vassouras — esses são apenas alguns dos materiais que você vai precisar.

Se for contratar um azulejista, ele terá essas ferramentas. Mas caso você mesmo queira fazer o assentamento, crie uma lista de tudo que precisa e providencie esses materiais antes de iniciar o trabalho.

Por mais que se tenha cuidado, durante o assentamento podem acontecer algumas perdas. Por isso compre não só a quantidade de piso suficiente para cobrir toda a área planejada, mas um excedente de no mínimo 5%.

Mesmo que não ocorram perdas durante o assentamento, essa reserva pode ser útil em futuras trocas e reparos. Afinal, pode acontecer algum problema que exige que uma parte do piso seja retirada e reposta.

Nesse caso, você não vai querer que a parte substituída tenha uma tonalidade diferente do seu piso original, não é mesmo? Então, garanta peças de reposição do mesmo lote comprando esse excedente.

3. Planeje a instalação

Quer o serviço seja realizado por você ou pelo azulejista, é importante planejar as marcações e fazer um projeto de paginação. Fique atento à estampa que o piso deve formar (se for o caso). É preciso levar em conta não só a área completa, mas também detalhes arquitetônicos, como pontos de água e energia.

É preciso buscar uma distribuição que evite ao máximo os recortes, garantindo o melhor aproveitamento das peças. Se for necessário cortar tiras muito finas, use o instrumento adequado ou leve a algum maquinário para garantir uma boa aparência.

4. Prepare a superfície e o ambiente

Algumas atividades podem ser mais difíceis depois que o piso ou revestimento estiver pronto. Por isso, é bom verificar se as caixinhas de elétrica estão posicionadas e se pelo menos o arame guia já foi passado pelos conduítes.

Também é importante conferir se os pontos de água e esgoto já estão nas posições exatas e verificar as tubulações de gás. Tenha certeza de que não há nenhum vazamento para evitar consertos e gastos futuros.

Testar a impermeabilização, defeitos em ralos e cantos é outra medida que pode evitar muitos problemas de infiltração no futuro.

Depois disso, cuide da base: retire todos os elementos que podem atrapalhar a boa aderência da massa de assentamento: poeira, tintas, óleos, restos de massa. Alguns são removidos só com a vassoura, outros exigem a utilização de produtos químicos.

Cimento com acabamento mate, da Pointer. O cimento é um clássico contemporâneo que consegue ser atual e arrojado ao mesmo tempo. Apresenta um ar industrial que agrada os amantes da simplicidade e do design.

O preparo da superfície é extremamente importante para um bom resultado. Se ela estiver desnivelada ou irregular, o piso pode ficar solto ou oco e as peças podem trincar com facilidade.

Então, o primeiro passo é garantir que o contrapiso está seco, para que ele não se desloque ou sofra retrações. Se quiser garantir isso, espere 14 dias após a finalização do contrapiso para o assentamento do revestimento cerâmico.

Mesmo seco, verifique as condições desse contrapiso: dê algumas batidinhas com o cabo de um martelo para ver se não há som de oco ou partes ocas. Jogue uma vasilha de água para conferir se a inclinação (caimento) está para o lado correto ou se está fazendo a água empoçar.

Conserte tudo o que tiver para consertar no contrapiso antes do assentamento. Isso vai garantir não só um bom resultado, mas principalmente que você não tenha uma série de problemas depois.

Verifique ainda outros detalhes importantes, como o nível. Banheiros devem ficar cerca de 1cm mais baixos que os demais ambientes, para evitar que a água se espalhe. Além disso, se as soleiras forem mais espessas que o piso (como as de granito), o contrapiso da região onde elas serão colocadas precisa ser rebaixado.

Antes de começar, retire também as peças com algum defeitinho, mas não jogue fora. Elas podem servir para formar detalhes ou recortes.

5. Tenha cuidado na hora da aplicação

As massas utilizadas para o assentamento secam e não podem ser reaproveitadas. Por isso, elas devem ser preparadas no momento do uso, exatamente da forma como o fabricante orienta.

Misture a água e mexa até conseguir uma massa uniforme, em que não se veja bolinhas de ar. Deixe-a descansar por cerca de 10 ou 15 minutos, mas não mais que isso.

Aplique argamassa com o lado liso da desempenadeira em quantidades suficientes para formar os cordões. Posteriormente, passe o lado dentado da desempenadeira.

Se as placas forem iguais ou maiores que 30 × 30cm, passe argamassa no fundo da peça, seguindo o mesmo procedimento: espalhe primeiro com o lado liso da desempenadeira, depois com o lado dentado.

6. Preste atenção no alinhamento

Linha Carrara Santuário. Elegância, sofisticação e beleza são características eternas desse material. O resultado? Ambientes clássicos com um clima moderno.

Você com certeza quer o seu piso alinhado perfeitamente, além de um rejunte sempre da mesma espessura, certo? Então, use os espaçadores. Esses assessórios garantem um bom resultado estético. Use também a justa de dessorização para evitar o desplacamento.

7. Proteja o piso após a aplicação

Isole a área para que as peças não fiquem desniveladas. A circulação de trabalho depende muito da secagem inicial da argamassa, que pode variar de 6 até 72 horas. No entanto, a circulação normal de pessoas só é recomendada depois da secagem total, que demora em torno de 7 dias.

Linha Mad Mineira Pat Natural, da Pointer. Uma coleção de revestimentos inspirada em momentos marcantes da arquitetura brasileira.

Siga as setas que existem no verso das placas, pois elas servem para compensar uma peça na outra. Isso evita que seu produto apareça torto após a aplicação.

Depois que ele estiver bem seco, teste a aderência: bata na superfície suavemente com um cabo de madeira. Procure regiões que podem estar soltas ou ocas, lembrando que cantos pontiagudos e cortes irregulares estão mais sujeitos a esse tipo de problema. Substitua as peças defeituosas.

Entendeu quais cuidados são necessários ao assentar pisos cerâmicos? Quer saber mais sobre os tipos de revestimento para cada ambiente e como eles podem ser utilizados para deixar o seu lar bonito e confortável?

Então fale com a Pointer agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades para decorar seu lar. Aguardamos seu contato!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida