Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como usar pastilhas para banheiro de forma criativa?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Encontradas em diversas cores e formatos, as pastilhas para banheiro não precisam se limitar à função de um simples revestimento. Mesmo sendo pequenas, essas pecinhas criam efeitos visuais interessantes quando combinadas com sabedoria.

Quer ver na prática? Acompanhe neste post dicas para usar pastilhas de forma criativa!

Criação de pontos focais

O banheiro da sua casa pode ganhar um toque de ousadia com o uso de pontos focais. Para fazer isso com as pastilhas, basta escolher uma área bonita que merece a atenção do observador: pode ser um espelho, uma luminária ou uma faixa de parede.

Depois, é só contornar ou preencher a área selecionada com as pastilhas na sua cor preferida. Essa estratégia fará com que a visão do usuário seja sempre direcionada para o ponto focal, destacando as áreas que valorizam o seu banheiro.

139468-estender-500-como-usar-pastilhas-para-banheiro-de-forma-criativa

Padrões geométricos e desenhos orgânicos

Composições geométricas são as mais simples de criar com pastilhas para banheiro. Muita gente prefere usar as faixas horizontais, mas você pode sair do tradicional e manter o sentido vertical. Essa opção é interessante porque dá a impressão de que o ambiente é alto e alongado.

Além das faixas, você pode brincar criando padrões e distribuindo figuras geométricas no piso e na parede. Embora sejam fabricadas no formato quadrado ou retangular, as pastilhas também podem dar origem a desenhos orgânicos. O efeito consiste no deslocamento das peças em direções variadas para quebrar o alinhamento.

Louça e cuba combinando com as pastilhas

Os banheiros modernos costumam trazer louças sanitárias e equipamentos em tonalidades neutras. Apesar disso, muita gente vem apostando em modelos coloridos ou com acabamentos diferenciados para destacar ambientes simples.

Como resultado, podemos encontrar cubas e vasos sanitários com acabamento em preto, marrom, cinza, chumbo e até cores vivas. Se esse exemplo reflete sua realidade, aproveite para combinar as pastilhas com o tom presente nas louças do banheiro.

A solução cria um fundo homogêneo que integra os equipamentos ao ambiente e que reduz o forte contraste entre o material da pia, privada e paredes.

139467-estender-500-como-usar-pastilhas-para-banheiro-de-forma-criativa

Modelos especiais para banheiros especiais

Quando você pensa em pastilha para banheiro, provavelmente imagina peças quadradas e com aparência de vidro, certo? Pois saiba que existem milhares de formatos e acabamentos além do tradicional e que podem ser adicionados na decoração.

Alguns fabricantes fornecem peças em placas para agilizar a instalação, e a vantagem é que uma única placa costuma conter pastilhas de diferentes tamanhos. Outras soluções criativas podem ser obtidas com modelos em formato retangular, redondo ou hexagonal.

Se busca um visual mais elegante, aposte em pastilhas com relevo ondulado ou feitas com materiais especiais. O efeito espelhado ou acabamento metálico — ouro, bronze, inox polido ou escovado — são boas pedidas para valorizar o ambiente.

Uma única parede com pastilhas para banheiro

Quem não gosta de excessos pode compor uma só parede com as pastilhas. Nesse caso, é interessante que a superfície seja coberta com uma única cor para dar destaque e evitar a impressão de que a decoração ficou inacabada.

Outra opção é revestir somente a área do box com as pastilhas, criando a divisão de espaços por meio da diferenciação de cores e materiais. Caso escolha a parede de pastilhas monocromática, pode ousar com um efeito contínuo trazendo o mesmo acabamento para todo o piso do banheiro.

Complemento de detalhes

Mais uma opção para quem gosta de composição discreta com pastilhas é revestir os detalhes do banheiro com as pecinhas. Use a criatividade e pense nas inúmeras possibilidades e cores que podem valorizar cada elemento.

Você pode usar as pastilhas em todo o rodapé, no piso do box, na borda do lavatório, na parte externa da banheira, nas sancas (caso tenha) ou no contorno do espelho. Se quiser cobrir dois ou mais desses detalhes, tente focar em uma única cor de pastilha ou em tons parecidos para não exagerar nas misturas.

Quem tem uma bancada grande pode usar o próprio tampo como área de trabalho: basta cobri-lo por completo com pastilhas na tonalidade desejada. Outra boa ideia é instalar nichos vazados na parede e cobrir o fundo deles com pastilhas.

Pastilhas nos acessórios do banheiro

Se você tem gosto pelo artesanato, que tal usar as pastilhas para banheiro como revestimento de acessórios? Isso pode ser feito com quadrinhos com desenhos, molduras, lixeiras, cesto de roupas, caixas organizadoras, porta-escovas, saboneteira ou até mesmo um vaso de flores.

É possível executar o trabalho com peças inteiras ou partidas — o corte deve ser feito com o auxílio de um alicate torquês. Para fixar, você pode utilizar cola branca extra e finalizar com rejunte de parede.

Aqueles que não querem se envolver na customização de acessórios não precisam ficar de fora. Hoje, é possível adquirir objetos revestidos com pastilha em lojas físicas ou sites de comércio eletrônico.

Painel colorido ou mosaico

Banheiros brancos podem ganhar um ar divertido com um painel de pastilhas coloridas. Para adotar a proposta, escolha uma parede ou área específica e intercale peças individuais com tonalidades distintas.

A opção de mosaico já exige um olhar mais artístico, pois visa criar figuras, paisagens ou mandalas por meio da disposição correta das pastilhas. Um esboço a lápis pode ser feito sobre a superfície para orientar a colagem das pastilhas.

Aqui, o alicate é necessário para que você consiga quebrar e moldar as peças em formatos que se encaixem no desenho. Se precisar de uma variedade maior de cores e texturas, experimente adotar modelos estampados, com desenhos de flores, listras ou com acabamento craquelado.

Efeito degradê ou pontilhado

O degradê é muito interessante e consiste em trabalhar com composições de pastilhas que tenham tonalidades parecidas. Para alcançar esse efeito, comece o revestimento com faixas que alternam de uma cor escura para uma mais clara ou vice-versa.

Veja um exemplo de sequência de tons — na ordem correta — que podem criar esse efeito:

  • bordô;
  • vermelho;
  • laranja;
  • amarelo;
  • branco.

Esse degradê pode ser iniciado do teto em direção ao piso ou do piso em direção ao teto, conforme o que você achar melhor para o ambiente.

Outra aplicação interessante das peças é o efeito pontilhado. Escolha uma cor clara para fazer o fundo e vá colocando pastilhas escuras de maneira dispersa e bem-distribuída, como se elas fossem pequenos pontos sobre a parede.

O resultado dessa composição também pode dar o efeito de chuva ao manter um alinhamento vertical das pastilhas para banheiro. Nesse caso, p ideal é inverter a cor de fundo com um tom escuro e usar pontos de destaque mais claros.

 

Gostou das nossas ideias? Então curta a página da Pointer no Facebook e receba outras dicas de decoração para a sua casa!