Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piso de cimento queimado: saiba como usar essa tendência

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O piso de cimento queimado tem uma aparência única que é bastante valorizada em grandes projetos e na arquitetura de interiores. Ele é feito a partir de uma argamassa composta por água, cimento e areia e é aplicado diretamente no local da obra.

Apesar da técnica específica, o efeito também pode ser obtido usando porcelanato com aparência de cimento queimado. Além de reproduzir perfeitamente as características do material original, esse tipo de peça é muito fácil de limpar e apresenta um excelente acabamento.

E aí, quer saber como usar essa tendência em casa? Acompanhe as dicas deste post e confira diversas possibilidades!

 

Em ambientes rústicos

O cimento é conhecido por ser um material com acabamento grosseiro, e isso pode ser um ponto positivo para quem adora ambientes rústicos. Nesses espaços, ele costuma ser combinado com materiais naturais, como as pedras de cortes irregulares e diferentes tipos de madeira, especialmente a de demolição.

O piso com porcelanato de cimento queimado pode ser aproveitado em qualquer cômodo que necessite de um toque de rusticidade. Mas cuidado: se sua escolha for para revestir o chão de quartos e suítes, procure complementar o visual com grandes tapetes e cortinas, já que os tecidos ajudam a quebrar o tom sóbrio do material.

A luz amarela também é bem-vinda para trazer calor e aconchego nas áreas decoradas com piso de cimento queimado. Para incluir cores quentes ao conjunto, experimente usar o tijolinho maciço em um pedaço da parede, em uma lareira ou painel.

Na decoração de estilo industrial

O cimento é o grande destaque da decoração com estilo industrial, geralmente composta por variações de cinza-claro e cinza-escuro. A ideia é realmente fazer com que os ambientes fiquem com aparência de indústria, trazendo elementos construtivos e instalações aparentes.

Se você deseja uma casa com um toque industrial, pense que o piso queimado de porcelanato deve ser o protagonista. Como complemento, abuse dos acabamentos metálicos em tons de bronze, prata ou rosé.

Eles podem aparecer em luminárias, corrimão da escada, esculturas, molduras de quadros e até detalhes do mobiliário. Se possível, mantenha as vigas e a estrutura da cobertura aparentes e não se preocupe em esconder fios e tubulações.

Outra característica comum da decoração industrial é a ausência de divisórias. Ou seja, se a planta da sua casa é livre, procure delimitar diferentes áreas apenas com elementos portáteis, que podem ser painéis vazados, biombos e cortinas.

Em uma composição clean e moderna

O cinza também cai muito bem na decoração clean, fazendo um degradê entre os tons de preto e branco que são frequentemente usados nesse tipo de composição. Nesse caso, o piso de cimento queimado é perfeito para quem quer incluir uma nova cor na casa sem pecar pelo exagero.

Diferente do exemplo para espaços rústicos, a ideia é combinar o cimento com materiais mais leves e modernos, como é o caso do vidro. Imagina ter um piso cinza que se estende até os patamares de uma escada com guarda-corpo de vidro? Mais elegante que isso, impossível!

Como o visual clean dispensa excesso de objetos e acessórios, a dica é distribuir floreiras de chão, de parede ou suspensas por todos os ambientes. Nelas, você pode cultivar folhagens e flores adaptadas a ambientes com pouca luminosidade.

Delimitando espaços internos

Uma forma inteligente de incluir o piso de cimento queimado na decoração da casa é usá-lo para delimitar diferentes espaços. Para quem tem pouca área disponível e não quer perder nenhum centímetro com paredes ou divisórias, essa solução cai como uma luva. A vantagem é que existem diversas variações de cinza para escolher, desde opções claras até mais escuras.

O porcelanato com aparência de cimento geralmente tem acabamento fosco e pode ser aplicado em qualquer parte da casa. Se você tem uma sala de estar e jantar com piso de madeira, por exemplo, pode revestir somente o segundo ambiente com cimento e deixar que a diferença de tons e texturas dos materiais crie uma linha divisória.

Como revestimento de áreas externas

As áreas externas também podem ganhar um toque sofisticado com o cimento queimado. Ele pode ser aplicado na calçada que contorna a casa, nas garagens abertas, na área da churrasqueira ou da piscina, no caminho que faz o acesso da residência, entre outros espaços.

No caso do porcelanato com aparência de cimento branco ou de cimento cinza, a orientação é usá-lo apenas em áreas externas cobertas. Isso porque, quando em contato com a chuva e a umidade, o material tende a se tornar liso e escorregadio, podendo causar acidentes.

Apesar disso, a lista de possibilidades ainda é grande: aproveite as peças para revestir o piso de uma varanda tradicional ou gourmet, uma sacada coberta ou um quiosque. A escolha facilitará a limpeza dos ambientes comumente usados no preparo de refeições.

Combinando com móveis de madeira

A madeira crua é considerada um material quente e, portanto, que harmoniza muito bem com qualquer tipo de cimento. Se você tem peças de móveis antigos em casa ou quer valorizar um modelo novo, esse é o momento.

Inclua mesas, cadeiras, poltronas, aparadores, estantes e prateleiras de madeira no ambiente com piso de cimento queimado. A vantagem é que tanto o cinza-claro quanto o cinza-escuro aceitam todo tipo de madeira.

Para incluir um pouco de cor, pode inserir móveis coloridos ou apostar em detalhes estofados com tecidos estampados. Se tiver almofadas e futons para complementá-los, melhor ainda. Os móveis com acabamento em tons de couro também ficam bonitos nesse tipo de composição, já que costumam trazer cores fáceis de combinar, como o preto e o marrom.

Anteriormente associado a projetos simples, o cimento vem provando que é uma solução de revestimento bastante versátil. Portanto, seja qual for sua preferência de estilo, saiba que o piso de cimento queimado sempre terá um lugar especial na decoração. Para um bom resultado, não deixe de pesquisar no mercado e contar com os melhores fornecedores de porcelanato.

Ficou com alguma dúvida sobre o material? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer a linha de produtos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida