Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Rodapé e guarnição: detalhes que fazem toda a diferença

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Sim, o rodapé e guarnição da porta também fazem parte do décor. Foi-se o tempo em que esses dois itens eram apenas meros acabamentos do lar.

Agora, com tantos modelos disponíveis no mercado, eles passaram a cumprir também a função estética. E se for para deixar a casa mais bonita, tudo é bem-vindo, não é?

Por isso, listamos neste post os principais aspectos que você precisa considerar na hora de escolher os rodapés e guarnições da sua residência. Há quem diga que a beleza mora nos detalhes, e nós concordamos. Então acompanhe a leitura e inspire-se!

Combine o rodapé e guarnição com os revestimentos

Não é uma regra utilizar o mesmo material para os rodapés e revestimentos. Porém, é fundamental entender a atmosfera do cômodo para não criar uma composição desarmônica.

Existem rodapés e guarnições de vários materiais no mercado: madeira, porcelanato, cerâmica, mármore, alumínio… Tudo vai depender do estilo que você quer para a sua casa.

Se a intenção é seguir uma proposta minimalista e uniforme, recomenda-se que rodapés, guarnições e revestimentos sejam da mesma cor e material. As tonalidades claras, inclusive, são mais indicadas para esse objetivo.

Por exemplo: juntar guarnições brancas com rodapés e revestimentos em cerâmica clara é sempre uma escolha certeira. Essa composição alia leveza, sofisticação e equilíbrio para o cômodo.

Para quem prefere um design rústico, os rodapés de madeira harmonizados com esse mesmo revestimento também têm seu charme. Mas lembre-se de que essa opção tende a ser menos durável, sendo adequada apenas para ambientes internos que não têm contato constante com água ou umidade.

Para áreas externas, dê preferência para a cerâmica, por ser um material resistente e de fácil manutenção. Isso sem falar que a combinação de rodapés e revestimentos cerâmicos é sinônimo de requinte e beleza para qualquer tipo de ambiente.

Acerte no tamanho dos itens

Rodapés e guarnições não precisam necessariamente ter o mesmo tamanho. O ideal é considerar a metragem exata dos cômodos para que a instalação não fique desproporcional. Para você ter uma ideia dessa relação, saiba que, em geral, as guarnições orientam a medida do rodapé.

Elas são discretas e costumam ter entre 5 e 10cm. Já os rodapés podem variar mais. Apesar de o tamanho médio do rodapé se encaixar nesse padrão, é permitido ousar um pouco no design se essa for a proposta da sua residência.

Os rodapés de até 30cm de altura, por exemplo, já estão virando tendência de mercado quando o assunto é um projeto moderno e arrojado, principalmente em banheiros e lavabos.

Essa tendência se justifica pelo fato de que os rodapés uniformemente altos dão a impressão de que o cômodo é mais leve e amplo, sobretudo se forem de cores claras e estiverem combinados com revestimentos do mesmo material e tonalidade.

Tenha cuidado na hora da instalação

Apesar de o encaixe do rodapé e da guarnição parecer algo simples, basta errar um detalhe na instalação para perceber o tamanho da falha. Por isso, para evitar um resultado desastroso, é essencial contar com profissionais qualificados para o acabamento.

Estas são as principais dicas para acertar:

  • certifique-se de que as paredes estão em perfeito estado. Elas não podem apresentar sinais de umidade ou infiltração;
  • prefira cortes retos para favorecer a união das peças e evitar falhas nos encaixes;
  • utilize cola específica para essa finalidade, de modo a garantir a fixação ideal.

Aposte em texturas diferentes

Já que estamos falando em detalhes, nada como investir em guarnições e rodapés texturizados, concorda? Frisos e desenhos característicos dão um tom original e bastante característico para a composição.

Para evitar sobrecarregar o ambiente, o segredo é não escolher peças muito contrastantes entre si. Ou seja, recomenda-se que os dois itens tenham as mesmas linhas ou sigam uma temática semelhante.

Pronto! Se você ainda tinha dúvidas sobre o potencial do rodapé e guarnição, agora não tem mais. Escolhendo o material certo, você ganha não somente em funcionalidade, mas também em beleza para a sua casa.

Quer conhecer outro detalhe que também faz toda a diferença no décor? Então acompanhe este post e aprenda como comprar o rejunte ideal!