Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica que reproduz pedra: quais as vantagens de usar?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As pedras estão entre os elementos naturais mais valorizados na decoração. No entanto, hoje o mercado oferece opções tão bonitas quanto elas e ainda mais vantajosas, seja no quesito financeiro ou em relação à manutenção.

Neste post, vamos mostrar os produtos que substituem a pedra e cinco benefícios de utilizá-los em sua reforma ou construção. Vamos lá?

Produtos que reproduzem pedra

Embora sejam belas, as pedras naturais têm algumas desvantagens relacionadas ao preço e à sua manutenção.

Por isso, o mercado desenvolveu produtos que reproduzem o seu efeito visual. Além de mais baratos, são muito práticos. Porcelanatos, cerâmicas, pinturas e revestimentos vinílicos são exemplos que prometem agregar benefícios à decoração.

Outra opção é usar revestimentos semelhantes ao granilite. Essa foi uma alternativa muito usada algumas décadas atrás, o que pode conferir um ar retrô ao ambiente.

O granilite é feito a partir de uma mistura. Cimento branco ou comum, areia, água e partículas de diversos minerais (mármore, granito, quartzo), em tamanhos diferentes, fazem parte dessa composição.

Hoje, no mercado, existem revestimentos cerâmicos que criam um efeito visual semelhante ao granilite. Eles também têm as vantagens que vamos apontar a seguir. Portanto, trata-se de mais uma opção charmosa para sua decoração!

Cinco vantagens de usar piso que reproduz pedra

1. Preço

Do ponto de vista financeiro, os pisos são muito mais viáveis do que as pedras naturais. O valor do metro quadrado da cerâmica é muito inferior ao do granito, por exemplo, o que faz com que essas opções sejam atrativas para muitos proprietários de imóveis. Seu orçamento de obra agradece!

2. Resistência a produtos de limpeza

Quem já utilizou revestimentos de pedras sabe que elas mancham facilmente em contato com café, vinho e gorduras. Além disso, são sensíveis à fricção de latas, pregos, grampos de cabelo e outros itens similares.

Também é preciso ter muito cuidado com o que vai ser usado para fazer a limpeza das peças. Essa limitação pode dificultar a hora da faxina. Embora as pedras possam ser limpas com água e detergentes ou sabões neutros, os moradores sentem a necessidade de usar produtos mais fortes nos banheiros, por exemplo, para garantir a desinfecção.

Os pisos de pedra natural ficam esbranquiçados e manchados com esses produtos, mas as cerâmicas e porcelanatos que reproduzem sua aparência são mais resistentes, facilitando a manutenção de um ambiente perfeitamente higienizado. Mas lembre-se de sempre conferir as orientações do fabricante.

3. Reposição fácil e econômica

Quando o material é natural, não existe um padrão único do ponto de vista estético. Isso significa que a pedra retirada de um local pode ser bem diferente de outras, principalmente no que diz respeito às cores e distribuição.

Portanto, caso seja necessário substituir uma área específica, é muito difícil encontrar peças adequadas para reposição. A compra de um excedente nem sempre é viável, não só devido ao preço, mas também às dificuldades de armazenamento.

Isso não acontece com a cerâmica, que é fabricada de acordo com um determinado padrão. Ainda que a recomendação seja adquirir um adicional para eventualidades, caso isso não seja possível, você pode encontrar peças adequadas em casas especializadas.

4. Segurança

O uso de pedras em pisos precisa ser avaliado com cuidado. Quando molhadas, elas são bastante escorregadias, aumentando o risco de acidentes. Esse é mais um motivo para não recomendar seu uso em banheiros.

A cerâmica pode receber um revestimento com resistência ao escorregamento (“antiderrapante”) e se adequar tanto a ambientes internos quanto externos.

5. Menor necessidade de cuidados

As pedras naturais recebem uma camada de selador antes de serem utilizadas na decoração. Para manter o acabamento e proteger a peça, recomenda-se selar a placa todo ano e usar semanalmente revitalizadores para esse tipo de piso.

Portanto, trata-se de um revestimento que exige cuidados adicionais, o que implica em mais trabalho e despesas.

Entendeu quais são as vantagens de utilizar piso que reproduz pedra? Quer conhecer as melhores opções de revestimento para decorar sua casa? Então tire suas dúvidas agora mesmo! Entre em contato com a Pointer e converse com um dos nossos especialistas.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida