Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Apartamento pequeno: 8 truques de decoração essenciais

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Com as cidades cada vez mais repletas de habitantes, conseguir o imóvel ideal para morar pode ser um grande desafio, tendo em vista o valor do metro quadrado supervalorizado.

Diante desse contexto, os apartamentos pequenos surgiram como uma opção viável para muitas pessoas. Entretanto, apesar do valor mais acessível e da praticidade, imóveis compactos apresentam alguns desafios bem particulares.

Para lidar com um espaço menor, você deve fazer escolhas estratégicas e eficientes a fim de aproveitar seus ambientes da melhor maneira possível e manter a beleza e a organização do apartamento — isso tudo sem gastar muito.

E aí, ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue acompanhando o nosso post e conheça os melhores truques de decoração para o seu apartamento pequeno!

The kitchen in the apartment. The design of the kitchen room. Wooden kitchen, refrigerator, stove, dining table. Kitchen interier.

1. Escolha o piso ideal

Pode não parecer, mas os pisos influenciam bastante na decoração de apartamento pequeno. Para dar a sensação de amplitude, opte por usar o mesmo tipo de revestimento em todo o imóvel. As peças de grandes formatos, especialmente, ajudam a criar a impressão de que o cômodo é maior.

O uso de tapetes também ajuda a setorizar ambientes que precisam ser “divididos”, como no caso dos apartamentos que contam com apenas um cômodo para as salas de jantar e estar.

2. Invista em uma decoração minimalista

O minimalismo é a chave para que o seu apartamento pequeno não fique entulhado, com uma decoração poluída por muitos objetos e móveis.

Antes de adquirir qualquer item, seja um móvel ou peça decorativa, pense em sua utilidade e no espaço que ele vai ocupar. Dessa maneira, você evita comprar por impulso coisas que, depois, não vão caber no seu lar.

Além disso, o minimalismo traz elegância e modernidade ao imóvel. Procure pensar sempre no apartamento como um todo, para que você possa alcançar a harmonia entre as cores, objetos decorativos e móveis.

Ter um espaço reduzido não significa abrir mão de beleza. Fazendo as escolhas certas, é possível conseguir um efeito decorativo clean e com muito estilo.

Light small home office interior with corner desk and grey upholstered chair atop hardwood floor. Northwest, USA

3. Prefira os móveis com dupla funcionalidade

Com a ascensão dos apartamentos pequenos, os móveis com dupla funcionalidade também se tornaram mais populares e, hoje, você pode encontrar várias opções excelentes no mercado. Eles são ideais para otimizar o ambiente e garantir a organização do lar.

Sua cama, por exemplo, pode contar com um espaço interno para guardar lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas ou até mesmo roupas de estação. No escritório, que tal escolher uma escrivaninha que já venha com uma estante para os livros?

Na cozinha, o armário pode trazer uma mesa de jantar retrátil. Apostar em cadeiras dobráveis, que possam ser penduradas em ganchos na parede, também é uma boa ideia.

Se você deseja receber hóspedes em seu apartamento com frequência, mas não conta com um quarto extra para isso, escolher um sofá-cama é uma boa pedida para a sua sala de estar.

95638-apartamento-pequeno-4-truques-de-decoracao-essenciais

4. Aposte em uma seleção de cores claras

Seguindo a deixa do minimalismo, as cores claras também podem trazer elegância ao apartamento pequeno.

Esse recurso tem a grande vantagem de valorizar a luminosidade do ambiente, uma vez que as cores claras são muito eficientes ao refletir a luz. Com elas, o imóvel fica confortável e aconchegante e dá a impressão de ser mais amplo.

Se quiser alcançar esse efeito, não pense apenas nas paredes, móveis e objetos. Para complementar a harmonia do apartamento, invista também na escolha de bons revestimentos. Aposte em tons e padrões que combinem com as demais cores do ambiente.

Mas você não precisa deixar as cores fortes totalmente de lado, é claro! Tons alegres, escuros ou vibrantes podem aparecer pontualmente na decoração, como em almofadas, vasos ou quadros. Se você quiser, pode aplicar uma tinta mais viva em uma das paredes da sala de estar ou da cozinha, por exemplo.

5. Valorize a iluminação

Como falamos no tópico anterior, quando o ambiente pequeno é bem iluminado, ele ganha a impressão de ser mais espaçoso.

Portanto, esse aspecto deve ser valorizado na decoração do seu apartamento compacto. Invista em pontos de luz para ampliar os cômodos e trazer conforto e elegância a eles. Janelas grandes permitem a entrada de bastante luz natural, o que acentua ainda mais esses efeitos.

6. Use as paredes de forma funcional

Nos tópicos anteriores, falamos sobre como as cores claras e algumas padronagens de revestimentos podem ajudar a trazer a sensação de amplitude para o cômodo. Mas as paredes podem ser ainda mais funcionais na decoração de um apartamento pequeno.

Prateleiras e ganchos nas paredes são boas formas de organizar itens e desocupar espaço em pequenos cômodos. Pendurar quadros e outros objetos também ajuda bastante a desentulhar móveis, e ainda é um recurso decorativo.

Os espelhos, por sua vez, podem ser usados em pontos estratégicos e até mesmo como parte da decoração. Eles otimizam a iluminação do apartamento e também trazem a impressão de profundidade, fazendo com que o cômodo pareça maior.

7. Opte por móveis planejados

Os móveis planejados são a melhor opção para apartamentos pequenos, pois vão se encaixar perfeitamente em cada cômodo, de acordo com a sua necessidade, com o tamanho e com a funcionalidade do ambiente.

Os armários embutidos nos quartos e na cozinha são ótimas pedidas, assim como as bancadas para estudos. Uma alternativa capaz de unir decoração e funcionalidade em um apartamento pequeno é o canto alemão, que, muitas vezes, pode substituir a mesa de jantar.

8. Atente à distância entre os móveis

Para caber tudo em um cômodo pequeno, é comum que os moradores deixem os móveis quase colados uns aos outros, o que atrapalha a circulação de pessoas e, ainda, dá um efeito visual ruim.

Os móveis devem ter no mínimo 60cm de distância entre si para evitar a sensação de cômodo “entulhado”. Caso falte espaço para todos os itens, reveja o que pode ser retirado ou remanejado para outro canto do apartamento.

Morar em apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de improviso ou falta de espaço. Com os truques certos, é possível tornar seu lar mais bonito e funcional, com uma decoração cheia de estilo. Se você ainda tiver dúvidas, vale a pena contar com a orientação de um profissional, que vai te ajudar a aproveitar cada cantinho.

E então, pronto para revolucionar a decoração do seu apartamento pequeno? Tem outras dúvidas sobre o assunto, experiências ou sugestões para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida