Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piso escuro: use com leveza para construir ambientes

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O piso escuro é um recurso ousado de decoração. Mas, apesar de arriscado, pode trazer um efeito incrível! E não estamos falando apenas do preto total, já que os revestimentos hoje em dia apresentam diversas variações, indo do chumbo até tons de verde-escuro e azul-marinho, passando pelo cinza e algumas nuances de marrom.

O segredo para acertar na solução é pensar no ambiente como um todo, a fim de manter o visual leve e equilibrado. E é justamente para ajudá-lo nessa tarefa que trouxemos algumas dicas e truques de composição. Acompanhe para aprender a usar o piso escuro!

Área externa revestida com o intenso e elegante Pietra Di Basalto Oil

Vantagens do piso escuro na decoração

Como quase tudo no mundo da decoração, não há uma regra escrita em pedra de que certo tipo ou determinada cor de piso é melhor que o outro. O que existe é uma série de ganhos específicos para cada elemento.

Como você deve saber, os pisos claros tendem a ser mais versáteis, combinando com todo tipo de decoração. Mas e o piso escuro? Quais as vantagens de optar por ele na decoração? Confira a seguir!

Sofisticação

Os pisos escuros podem não ser tão versáteis ou não combinar com qualquer tipo de decoração, mas eles compensam essa limitação com a qualidade que levam para o ambiente onde são assentados.

Um piso escuro que reproduz pedra, como Jurerê, da linha Pedras Brasileiras, pode oferecer muita elegância e sofisticação para um ambiente. Para alcançar essa decoração mais refinada, o ideal é combinar com móveis de tons claros e linhas retas, sem as curvas do design moderno. Essa é a combinação certa para trazer sofisticação aos ambientes.

Aconchego

Além de uma decoração sofisticada, o piso escuro também ajuda a criar espaços aconchegantes sob certas condições. Nesse caso, o melhor é que revestimento que reproduz madeira, como Olivier Chocolat, da linha Mediterrânea.

Com um piso escuro que reproduz tons de madeira, é possível transformar uma sala comum em um cômodo de total relaxamento e conforto. Até mesmo uma decoração industrial, com tijolinhos aparentes na parede, ganha um aspecto mais aconchegante com esse piso. Aposte em tapetes e na iluminação amarelada para completar a decoração.

Amplitude

O piso escuro é uma excelente opção para dar a impressão de maior amplitude a um ambiente pequeno. Para alcançar esse efeito, combine o revestimento do chão com paredes em cores claras.

Mas atenção: essa técnica funciona bem com aqueles pisos escuros que não são totalmente pretos, ok? Caso contrário, o efeito é inverso, fazendo com que o ambiente pareça menor do que realmente é.

Camuflagem de poeira

Como é de se imaginar, pisos brancos ou muito claros exigem limpeza constante, já que a poeira e outros resíduos ficam muito aparentes. A boa notícia é que isso significa que podemos alcançar o efeito inverso com pisos escuros, que escondem a poeira, permitindo uma limpeza menos frequente.

Novamente, a única exceção para essa regra é se o piso for totalmente preto. Nesse fundo, a sujeira também costuma ser ressaltada.

Dicas práticas para usar o piso escuro na sua casa

Equilibre com superfícies neutras

Se é a primeira vez que você pretende ter um piso com tonalidades fortes e sóbrias, o ideal é equilibrá-lo com paredes e tetos neutros. Assim será mais fácil se acostumar com o resultado para, quem sabe, testar novas possibilidades futuramente.

Essa escolha também evita que o ambiente fique carregado de informações que podem causar poluição visual. Se você ainda tem certo receio, portanto, invista em pintura branca, creme, cinza ou tons pastel.

Ambiente decorado com piso Bellini Max Nero, que reproduz granilite com fundo preto

Combine com móveis de cores claras

Seguindo a mesma lógica das grandes superfícies neutras, procure dar preferência aos móveis de cores claras quando for mobiliar um ambiente com piso escuro. Podem ser estofados de tons discretos ou móveis de madeira clara.

Modelos com materiais transparentes também são interessantes, a exemplo de mesas com tampos de vidro ou bancos e cadeiras de acrílico. Como não geram tanto contraste, não brigam com o acabamento aplicado no chão.

Para aproveitar o espaço vertical, invista em nichos e prateleiras. Se quiser fazer com que essas peças desapareçam no ambiente, pinte-as da cor da parede! Assim, elas se integram à superfície, permitindo que tanto o piso quanto os acessórios ganhem destaque.

Invista em elementos na cor cinza-claro

A combinação de superfícies escuras e claras em um mesmo espaço pode causar bastante impacto. Para amenizar esse contraste, procure inserir alguns elementos em cinza-claro, como um grande tapete ou uma passadeira, uma cortina, um painel de parede ou o que achar melhor.

Está aí se perguntando o porquê disso? Simples: porque o cinza é um tom básico que serve de fundo para vários estilos decorativos. Neutro, não chama tanta atenção quanto as outras cores. Por isso, sua presença no ambiente é ideal para fazer a transição entre o preto e o branco.

O cinza também cai muito bem nas áreas com piso de madeira, seja ela clara ou escura. Essa combinação é perfeita para um visual industrial ou moderno. Você tem uma parede de concreto em casa? Então aproveite para ressaltá-la!

Valorize o piso escuro com luz natural

Você pode até duvidar, mas é fato: um piso com cores escuras é capaz de gerar mais brilho que aqueles de tons claros. Para isso, é fundamental que a superfície esteja em um local bastante iluminado e com aberturas que permitam a entrada da luz natural.

A solução funciona muito bem em qualquer área externa, já que a oferta de sol nos espaços abertos é constante. Mas e para fazer com que os cômodos internos também brilhem? Aí, uma boa pedida é adicionar espelhos nas paredes e manter as janelas abertas durante o dia. Os espelhos ajudam emitindo reflexos e levando a luz até o chão.

Para conseguir um efeito dramático e elegante, invista em pisos com tom de grafite, cinza-escuro ou preto. Os revestimentos retificados também são indicados para criar continuidade.

piso escuro

A madeira Jacarandá é reproduzida na cerâmica Ilhéus Fendi, da linha Tropicália

Procure modelos com estampas e texturas

Quem pensa em piso logo imagina superfícies homogêneas, cobertas por peças lisas e trabalhadas em uma única cor, não é mesmo? Mas acontece que o mercado de revestimentos está cheio de novidades, tanto que já oferece soluções variadas para você conseguir fugir do tradicional.

Uma excelente alternativa está nos revestimentos estampados ou texturizados, que reproduzem a aparência de determinados materiais. Eles são ideais para criar pisos diferenciados em um espaço minimalista, por exemplo, que costuma ter poucos itens, dando espaço para pontos focais mais interessantes.

Se você quer ir além de um simples piso escuro, portanto, procure por modelos de revestimento que tragam um efeito novo para sua casa. O granilite é tendência forte, que a Pointer reproduz em Bellini.

Crie novos efeitos com peças diferentes

É possível atenuar a intensidade das peças escuras misturando cores mais claras. No clássico preto e branco, a Pointer sugere Art Deco Noir, da linha Decora Design.

Dependendo do formato e das dimensões dos revestimentos, é possível gerar outros estilos de paginação, com linhas diagonais, faixas ou detalhes pontuais. Use a criatividade para conceber um projeto bonito e que tenha a sua cara!

Adicione toques de cores vivas e alegres

Sua casa já veio com piso escuro, mas você gosta mesmo de decoração colorida? Não necessariamente você precisa encarar uma obra para substituição do revestimento. Que tal adicionar algumas cores mais alegres e vibrantes para quebrar a monotonia?

Isso pode ser feito com um painel de mosaicos coloridos na parede da cozinha, com um grande quadro amarelo no hall de entrada, uma luminária verde-limão no canto do quarto, almofadas vermelhas no sofá da sala, entre outras inúmeras possibilidades. Para quem não gosta de excesso de cor, a dica é ficar com o verde das plantas. Aproveite para distribuir vasos com folhagens pelos cômodos da residência!

Como escolher o rejunte para usar com piso escuro?

Parte importante de assentar qualquer tipo de piso, seja escuro ou claro, é o rejunte. Afinal, ele não só ajuda a vedar o revestimento, impedindo infiltrações, como participa do alinhamento das peças e contribui para a compensação de eventuais irregularidades.

Sabia que existem algumas regras que ajudam a escolher o rejunte certo para sua casa? Essas diretrizes se aplicam normalmente em relação ao piso escuro, sendo a cor do rejunte o único fator a ser ponderado separadamente. Existem 2 opções para combinar a cor do rejunte com a do piso: ou você harmoniza com o mesmo tom ou busca o contraste, optando por uma cor totalmente diferente.

A primeira opção é interessante para ambientes mais sutis, pois causa a sensação do revestimento ser quase de uma peça só. É mais indicado para materiais de cor sólida ou com estampa de continuidade — como aqueles que reproduzem madeira ou pedra. Já a segunda opção é ideal para ressaltar o revestimento, compondo uma decoração mais ousada. O contraste com um tom claro no rejunte é mais indicado para peças texturizadas, com desenhos ou formatos incomuns.

Como usar o piso escuro nos cômodos da casa?

Não chega a ser uma regra, mas é recomendado que o piso escuro não seja utilizado em todos os ambientes da casa. Isso faria com que a residência parecesse mais carregada, mais pesada e menor do que realmente é. O ideal é selecionar alguns cômodos para receber esse elemento, de modo a destacar melhor suas qualidades.

A seguir, ensinaremos a usar o piso escuro em cada cômodo para que você acerte nas escolhas. Veja só!

Quarto

piso escuro

Quarto aconchegante revestido com piso Olivier Chocolat, da linha Mediterrânea

Por definição, o quarto é um ambiente de aconchego, descanso e conforto. Portanto, os elementos decorativos (incluindo o revestimento no chão) devem trabalhar no sentido de construir essas características para o espaço. Isso significa que o ideal é que o piso escuro seja usado no quarto com tons de madeira.

Uma cerâmica que reproduz a madeira, por exemplo, traz todas as vantagens do piso escuro, ajudando a construir um ambiente de aconchego e até a dar um ar um pouco rústico. Outra sugestão da linha Mediterrânea da Pointer é Avelana Castanho.

Banheiro

Ao contrário do quarto, o banheiro não é um cômodo tradicionalmente aconchegante. Trata-se de uma área funcional que se beneficia de ser o mais clean e sutil possível. Nesse contexto, o piso escuro deve ser aplicado buscando sofisticação e simplicidade. Sugerimos uma cerâmica que reproduz madeira cinza, a Rovere Grigio, da linha Mediterrânea.

Como o lavabo tende a ser um espaço menor e menos visitado, é um ótimo lugar para aplicar projetos de decoração mais ousados. Um revestimento em formato diferente ou com rejunte contrastante, por exemplo, traria um efeito muito interessante. A sugestão da Pointer é combinar Pietra di Basalto Grigia com o mosaico Pietra di Basalto Mix.

Sala

Ambiente mais versátil da casa, a sala tende a ser aquele cômodo bastante utilizado, especialmente quando recebemos visitas. Por isso mesmo, é também o lugar que mais deve refletir a personalidade dos donos do imóvel.

Por suas características, a sala apresenta mais possibilidades para a utilização dos pisos escuros. Para um espaço mais aconchegante e confortável, o ideal é apostar nos revestimentos que reproduzem a madeira, especialmente se combinados com poltronas coloridas e uma parede texturizada — talvez com um revestimento 3D. Já se a ideia for criar um ambiente mais aberto, elegante e sofisticado, opte pelo revestimento cerâmico que reproduz concreto, como Urbana Grafite.

Cozinha

Assim como o banheiro, a cozinha pede por uma decoração mais clean. Pisos em madeira, por exemplo, costumam não funcionar muito bem nesse ambiente. Por isso, se você for apostar no piso escuro nesse cômodo, dê preferência a uma alternativa de cerâmica.

Esses materiais se destacam por serem impermeáveis, o que é muito importante em um ambiente úmido e com tantas oportunidades de manchas, além de serem de fácil manutenção.

Para decorar o ambiente, escolha móveis brancos ou em tons claros, aproveitando que muitos eletrodomésticos são comercializados nessa cor. Você pode harmonizar tudo escolhendo um tom diferente bem vivo, como azul bebê, laranja ou verde pistache, para acrescentar detalhes nos equipamentos, como luvas, toalhas, panos, pratos e outros.

E aí, ficou com vontade de complementar a decoração do lar com um belo piso escuro? Então guarde as nossas dicas para quando esse dia chegar e aproveite o momento para conhecer produtos de qualidade indicados a diferentes ambientes!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida