Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Rampa de garagem: o passo a passo para construção

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Quando alguém vai construir a casa dos sonhos, dificilmente inclui a rampa de garagem entre as prioridades. Entretanto, essa demanda é muito importante para trazer conforto e segurança ao imóvel e aos moradores.

É preciso pensar em todos os detalhes, como localização, inclinação e materiais mais adequados a fim garantir o resultado esperado para essa estrutura. Tudo isso vai otimizar a mobilidade dos moradores e ressaltar o layout da sua casa.

Pensando nisso, separamos algumas informações valiosas sobre a rampa de garagem e ainda elaboramos uma lista de materiais que vão fazer toda a diferença na sua obra. Confira!

137601-rampa-de-garagem-o-passo-a-passo-para-construcao

Localização das rampas de garagem

As rampas devem ser instaladas na área de menor circulação de pedestres. Portanto, devem ocupar a faixa de serviço para que não prejudiquem o trânsito de pessoas e permitam a mobilidade em frente ao terreno e ao longo de toda a rua.

Analise também a situação atual do local em que você fará a entrada da garagem. O objetivo é evitar que ela fique posicionada em lugares onde existam árvores ou pedras muito grandes, por exemplo. A retirada desses obstáculos pode representar um aumento do custo total da sua obra.

Cálculo da inclinação

A norma brasileira NBR 9050 de 2015 da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, regulamenta a construção de mobiliário urbano, incluindo as rampas de acesso. Segundo a norma, a implementação de rampas de garagem deve seguir valores de inclinação conforme esta fórmula:

i = h × 100 ÷ C

Sendo que:

  • i = a inclinação da rampa em porcentagem;
  • h = desnível;
  • c = comprimento.

O ideal é que quanto menor a altura, mais suave seja a rampa a fim de trazer conforto para quem for percorrê-la a pé. É possível diminuir a inclinação da rampa escavando e compactando o solo.

Normas para construção da calçada

Além da NBR 9050, que regulamenta a inclinação das rampas de garagem em si, também existem normas voltadas para a construção das calçadas, que devem ser respeitadas.

Essas normas são importantes porque as calçadas promovem a interação entre os imóveis, o mobiliário urbano e outros itens como equipamentos e comércio públicos, fazendo parte de uma mobilidade mais eficiente.

A pavimentação das calçadas deve cumprir o código de posturas de cada município. Além das leis municipais, as recomendações da NBR 9050 devem ser observadas. Confira as posturas adotadas por algumas cidades:

  • a rampa deve ser nivelada e revestida de material antiderrapante e resistente para não comprometer a segurança dos pedestres;
  • os revestimentos escorregadios, como pedra polida e pisos lisos, são proibidos;
  • é aconselhada a incorporação de itens que promovam a acessibilidade, como piso tátil e rampas;
  • a instalação de lixeiras, postes e mobiliários urbanos não deve comprometer o trânsito de pedestres.

137602-rampa-de-garagem-o-passo-a-passo-para-construcao

Calçada para pedestre

A calçada ideal deve ser atraente, segura e funcional. Para esse propósito, é indicada a utilização de três faixas.

A primeira é destinada à circulação de pessoas e deve ter largura mínima de 1,20m. Já a segunda faixa deve ficar no mesmo nível das outras, sendo possível incorporar um jardim a ela.

Quanto à terceira faixa, ela será usada para a colocação de equipamentos e mobiliário urbano, como postes e paradas de ônibus, respeitando-se as normas da prefeitura.

Outra observação válida é que a calçada deve acompanhar o declive do terreno, evitando degraus que prejudicam o trânsito de pedestres.

Calçada para a entrada de veículos

Para fazer a rampa de garagem localizada na calçada, convém seguir as seguintes orientações estabelecidas em normas técnicas:

  • a largura do rebaixamento pode ter no máximo 50cm a mais do que a abertura destinada ao portão da garagem;
  • a rampa não pode invadir a faixa destinada à passagem de pedestres;
  • o trânsito de veículos deve respeitar uma distância mínima de 5m da esquina;
  • caso essa intervenção exija a remoção de alguma árvore, esse trabalho deve ser feito com autorização dos órgãos municipais competentes;
  • o meio-fio deve ficar a 20cm da sarjeta e o declive entre 1% e 3% rumo a ele.

É importante lembrar de que tanto a construção quanto a manutenção da calçada localizada em frente aos imóveis são de responsabilidade dos proprietários.

137600-rampa-de-garagem-o-passo-a-passo-para-construcao

Estudo das características do solo

Cada tipo de solo exige uma forma de contenção. O estudo do solo é indispensável para a segurança e a durabilidade da obra, assim como as providências necessárias para que ele fique mais resistente.

Alguns cuidados devem ser tomados, como: se ele for argiloso, deve-se acrescentar areia ou cascalho para torná-lo firme. Já o solo arenoso necessita de argila para ficar mais resistente.

Base da rampa de garagem

Os materiais mais utilizados para a construção da rampa são o concreto e o aço. Essa combinação é importante porque o concreto é altamente eficiente na resistência a forças de compressão, e o aço aguenta bem as forças de tração. A junção desses dois elementos produz uma estrutura resistente o bastante para suportar o peso e a movimentação dos veículos.

Acompanhe o passo a passo da construção da rampa em concreto armado (concreto reforçado com aço), que é indicado como base, mesmo para rampas com inclinação de até 5cm:

  • medir a largura da rampa considerando-se o caso de mão única ou dupla;
  • limpar o local e demarcar o espaço com linha de pedreiro;
  • verificar a existência de equipamentos urbanos no subsolo, como cano de água e fios de energia elétrica ou telefone;
  • nivelar e compactar a terra do local da construção;
  • colocar as formas para a contenção do concreto;
  • instalar a ferragem;
  • colocar a massa de concreto;
  • enquanto a massa ainda está maleável, passar um pano enrolado em uma vassoura grossa para dar um acabamento rústico;
  • esperar o concreto secar por pelo menos três dias antes de fazer o teste de resistência com veículos;
  • retirar as formas e dar o acabamento com o revestimento de garagem mais adequado.

Piso ideal

Muitas pessoas acreditam que a escolha do piso está relacionada somente aos fatores estéticos de uma edificação, mas isso não é verdade.

Além de deixarem uma casa bonita e confortável, materiais de qualidade, como boas cerâmicas, trazem mais durabilidade e resistência para as estruturas e ainda representarem maior valorização financeira do seu imóvel.

Sendo assim, mesmo nas rampas de concreto armado, utilize um revestimento de garagem capaz de resistir ao peso dos automóveis e, também, proporcionar boa aderência aos pneus.

Em garagens, vazamentos de óleo, fuligem e manchas de borracha são muito comuns. Por isso, outro fator importante é a praticidade na limpeza.

Atualmente, a indústria vem utilizando tecnologias modernas em todo processo de fabricação. Dessa forma, é possível agregar esses quesitos em produtos como a cerâmica. As peças de cerâmica são produzidas com argila selecionada e utiliza-se o processo denominado via seca. Elas são prensadas, queimadas e depois esmaltadas.

Existem inúmeras alternativas de pisos com resistência ao escorregamento (também chamados de antiderrapantes). Inclusive, alguns modelos reproduzem o visual das pedras. Eles certamente vão deixar o ambiente charmoso e convidativo.

Confira algumas opções de revestimentos cerâmicos ideais para áreas externas:

  • Neutra: linha versátil e básica, produzida para que acessórios, objetos ou estilos se destaquem;
  • Atacama: confeccionada com pedras rústicas, desenhos expressivos e cores quentes e mais aconchegantes;
  • Lazer: inspirada nas formações geográficas esculpidas pelo mar, apresenta peças com superfície rústica e de relevo intenso, como que talhado à mão;
  • Lenho: produz madeiras brasileiras como a Imbuia e a Aroeira, além de apresentar uma versão em Pátina;
  • Falesia: assim como a Lazer, essa linha é inspirada nas formações do mar e reforça o aspecto rústico dos ambientes;
  • Cimento: para os amantes da simplicidade e bom gosto, a linha cimento é feita para dar um ar contemporâneo e arrojado aos ambientes;
  • Clássica: feitas em mármore, são ideais para locais clássicos, chiques e de clima moderno;
  • Decora Branco: confeccionada com nuances e texturas da cor branca para criar uma atmosfera moderna e aconchegante na decoração;
  • Decora Design: feitas com mosaicos decorados, são uma excelente opção para ambientes com design tradicional;
  • Piasentina: a linha reproduz pedras naturais de Roma e tem como característica marcante as cores acinzentadas com pequenos grãos negros e veios brancos;

Lembre-se apenas de observar as especificidades do produto de acordo com a inclinação da rampa. Uma boa maneira de encontrar o produto adequado às suas necessidades é recorrer às lojas, pois os vendedores são aptos a orientá-lo nessa escolha.

Adquirindo o material em lojas especializadas em acabamento, você terá mais opções para aliar beleza, praticidade, resistência e melhor custo-benefício.

Qualidade e sustentabilidade

Para garantir o sucesso dessa empreitada, é preciso procurar empresas que sejam referência e ofereçam o que há de melhor e mais moderno no mercado. Além de experiência e competência, busque também por um requisito que não pode faltar em todas as atitudes do nosso dia a dia: sustentabilidade.

Escolha fabricantes que se preocupam com o meio ambiente em todas as etapas do processo produtivo e incluam seus fornecedores e colaboradores na causa ambiental, além de trabalharem com ética e integridade.

Bem, agora você já conhece o passo a passo da construção da rampa de garagem. Lembre-se então de contratar profissionais confiáveis e capacitados para a execução correta desse e de outros serviços.

Se você gostou das informações e quer continuar aprendendo com a gente, confira nossas indicações de revestimentos para áreas externas!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida