Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Nivelamento de terreno: o que é e como fazer corretamente?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

O nivelamento de terreno, também conhecido como terraplanagem, é uma etapa primordial antes do início de qualquer obra. A operação consiste em aplainar o terreno até que ele fique totalmente apto a receber as intervenções civis e arquitetônicas do projeto.

De acordo com o tipo de terreno, o nivelamento pode ser mais ou menos trabalhoso. Os lotes acidentados e com grandes desníveis, por exemplo, vão demandar tarefas de maior intensidade.

Porém, qualquer que seja o caso, é imprescindível contar com profissionais habilitados para realizar o serviço. Assim, você garante a segurança da obra e a estabilidade do terreno. Para saber mais sobre o tema, acompanhe este post e entenda como é feito o nivelamento correto!

O que é o nivelamento de terreno?

Conforme já adiantamos, nivelar um terreno nada mais é do que deixá-lo plano e em perfeitas condições para levantar a obra.

Nesse processo, é fundamental contar com um projeto arquitetônico finalizado, pois esse documento vai orientar o topógrafo quanto aos níveis e tamanhos definidos para a construção.

Se o nivelamento for feito de forma incorreta, ou seja, sem o respaldo técnico do projetista, a obra poderá resultar em problemas futuros, como erosão do solo ou deslizamentos de terra.

Além da questão topográfica, a preparação do terreno inclui também a limpeza da vegetação e dos materiais indesejados que possam estar no lote. Somente com o terreno limpo e plano é que a obra pode ser iniciada.

Quais são os materiais necessários?

Quando falamos que é essencial contar com mão de obra especializada para fazer o nivelamento, isso tem muito a ver com a decisão sobre os materiais a serem utilizados.

Afinal, apenas profissionais capacitados no ramo da terraplanagem saberão dizer que tipo de maquinário é o mais indicado para o seu projeto.

Precisa tirar terra? Ou colocá-la? Qualquer que seja a necessidade da obra, é importante contar com um profissional de confiança para orientar você. Existem muitas empresas de terraplanagem especializadas nesse tipo de serviço.

Via de regra, uma minicarregadeira (do tipo Bobcat) costuma dar conta do recado. Máquinas maiores, porém, são capazes de fazer o nivelamento em menos tempo. Mas, nesse caso, é preciso verificar se o peso do maquinário não traz risco ao terreno e às adjacências, como calçadas e instalações do entorno.

Como fazer o nivelamento em terrenos com aclive ou declive?

O grande desafio do nivelamento de terrenos é lidar com lotes acidentados. Em seguida, descrevemos como o processo é feito nesses casos. Vamos lá!

Terrenos com aclive

Lotes com aclive são aqueles que apresentam a frente mais baixa que o fundo. Sendo assim, para transformá-los em uma área plana, é preciso fazer um corte no terreno, escavando e tirando a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado.

Esse trabalho tende a ser mais fácil do que nivelar terrenos em declive. É por isso, que, no momento de comprar um lote, as pessoas costumam preferir esse tipo de terreno.

A empresa de terraplanagem faz o serviço com o maquinário específico e, então, retira o excedente de terra com o auxílio de caminhões.

Mas atenção: os especialistas recomendam não tirar muita terra do terreno, pois você pode precisar dela ao longo da construção. O ideal é realizar a tarefa deixando um pouco de terra amontoada para eventuais necessidades. Depois, se não for necessário, é só retirar o restante.

E, caso o seu loteamento seja muito inclinado, você deve avaliar com o engenheiro responsável pela obra a necessidade de construir muros de arrimo, de modo a conter a terra e evitar deslizamentos.

Terrenos com declive

Já para terrenos com declive, o processo de nivelamento tende a ser um pouco mais trabalhoso. Isso porque esse tipo de loteamento é aquele que tem a frente mais alta que o fundo, de modo que será preciso fazer o aterramento até atingir o nível necessário para projetar a obra.

Primeiramente, será necessário um muro de arrimo ou sustentação. Depois, é hora de contratar caminhões de terra para encher o terreno. Nessas situações, as empresas que realizam a terraplanagem devem se comprometer a espalhar e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final desejado.

Mesmo sendo um processo trabalhoso, é plenamente possível garantir a segurança e a estabilidade do terreno, se o nivelamento for feito de forma correta.

O maior obstáculo, no entanto, costuma ser o orçamento. Dependendo da extensão da área e do grau do desnível, o custo da terraplanagem poderá ser mais elevado.

Portanto, os especialistas recomendam que, antes de comprar um lote com declive, você procure um profissional para orientá-lo quanto ao custo estimado de nivelamento do terreno.

E lembre-se: dependendo da situação, o terreno pode demandar corte de terra em algum ponto e aterramento em outro. Se este for o seu caso, fique atento, pois é possível economizar utilizando a terra que sobrou da área cortada para fazer o aterramento do ponto mais baixo.

Por que é necessária mão de obra especializada?

Ao longo do post, já demos pistas de como são graves os problemas gerados a partir de um nivelamento malfeito. Erosão e deslizamentos de terra são os mais comuns. E você não vai querer investir em um lote e passar por esse problema no futuro, não é mesmo?

Não se engane: por mais que você tenha comprado um terreno aparentemente nivelado, ele poderá precisar de terraplanagem.

Então, planeje-se para destinar uma parte do orçamento da obra ao nivelamento. Afinal, é muito melhor investir em um serviço feito corretamente do que ter prejuízo depois. Isso sem falar no retrabalho!

Uma boa dica para contratar uma empresa qualificada é pedir referências a pessoas que já construíram seus imóveis ou que estão nesse processo. Certamente elas vão saber indicar profissionais do ramo.

Antes de fechar o contrato, verifique também os trabalhos já realizados pela empresa e o estado dos equipamentos. Assim, já dá para ter uma ideia do padrão do serviço a ser realizado.

Agora que você sabe como funciona o nivelamento de terreno, já pode dar o start no imóvel. Então, mãos à obra! E se você gostou do post, não deixe de seguir nossas redes sociais para acompanhar as melhores dicas de reforma e construção: estamos no Facebook e no Instagram.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida