Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
A falta de revestimento durante uma obra é um grande problema. Para evitar essa situação, a dica é sempre calcular corretamente a quantidade necessária

Faltou revestimento! E agora?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Descobrir que faltou revestimento no meio de uma obra é algo bem comum – especialmente quando não há acompanhamento de um profissional de arquitetura. Essa situação pode trazer uma série de dificuldades.

A seguir, vamos dar dicas de como evitar esse problema. E, caso já esteja em falta, possíveis soluções. Se você acabou de descobrir que faltou revestimento e não sabe como agir, leia este artigo!

Quais são os riscos de comprar menos revestimento que o necessário?

Quando não compramos a quantidade de revestimentos necessária de uma vez, podemos enfrentar algumas situações complicadas, que colocam em risco a qualidade e a beleza de uma obra. Confira as principais.

Falta de produto

O primeiro problema que pode acontecer é a falta do produto no mercado. Devido à alta demanda no período da pandemia, muitas lojas estão com baixo estoque. Se você não encontrar mais o mesmo revestimento, terá de paralisar a obra até que o produto chegue do fornecedor. Na Pointer, trabalhamos com prazos de 90 dias – normal para o mercado, mas uma eternidade para quem está em obra.

Também é possível que o revestimento saia de linha durante o andamento da sua obra. Nesse caso, não tem como continuar a usar o modelo escolhido, a não ser que você encontre alguma loja que ainda tenha uma sobra do produto em estoque. Essa busca é estressante e trabalhosa.

Os lotes diferentes podem causar variações nas cores e comprometer a estética da sua obra. Por isso, sempre verifique corretamente as informações do revestimento. Na imagem, Urbana Retrô Mix

Os lotes diferentes podem causar variações nas cores e comprometer a estética da sua obra. Por isso, sempre verifique corretamente as informações do revestimento. Na imagem, Urbana Retrô Mix

Lotes diferentes

Outra situação é quando você até encontra o produto na loja, mas o lote é diferente do adquirido anteriormente. Nesse caso, o revestimento poderá apresentar algumas características distintas, como cor e tamanho.

Isso acontece porque a cerâmica é um material natural. Então, dependendo da fornada, ela pode apresentar mínimas alterações de cor e tamanho, que ficam bastante visíveis quando colocamos revestimentos de lotes diferentes lado a lado.

Embora seja bem desagradável, a situação pode acontecer com qualquer pessoa. Até ocorreu no BBB21: muitos internautas notaram que a parede do banheiro da casa mais vigiada do Brasil apresenta revestimentos com variações de tonalidade. Com certeza o motivo foi a compra de lotes diferentes.

Como evitar a falta de revestimento?

Para não ficar desesperado ao descobrir que faltou revestimento, a melhor dica é simplesmente evitar a situação. Veja como.

Avalie e calcule todas as áreas que serão revestidas

O primeiro passo é avaliar muito bem todas as superfícies que receberão revestimentos. Não é incomum, no meio da obra, decidirmos revestir uma parede que não estava no projeto, precisar de mais material e acabar não encontrando. Então reflita muito bem antes de partir para as compras.

Depois de decidir todas as partes que serão revestidas, faça o cálculo do m² para saber a quantidade de revestimento que será necessária. É simples: basta multiplicar a largura pelo comprimento de cada superfície.

Em seguida, você precisa escolher o revestimento cerâmico e ver quantos m² vêm em cada caixa. Então, é só dividir o m² da superfície pelo valor indicado na embalagem para saber de quantas caixas precisará. Se o número que você obtiver nesse cálculo for quebrado, é só arredondar para mais.

Mesmo as cerâmicas brancas podem sofrer com variações de tonalidade em lotes diferentes. Na imagem, Clássico Branco, da linha Neutra

Mesmo as cerâmicas brancas podem sofrer com variações de tonalidade em lotes diferentes. Na imagem, Clássico Branco, da linha Neutra

Considere uma margem de segurança

Depois de fazer o cálculo, é importante adicionar uma margem de segurança. Lembre-se que peças podem quebrar durante etapas como transporte ou manuseio e imprevistos sempre acontecem. Por isso, é como diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar”.

Mas é claro que essa margem de segurança deve ser definida com bom senso, pois comprar revestimentos em excesso prejudica o orçamento programado para a sua obra e exige mais espaço para armazenamento.

A margem de segurança deve ser de 10% para áreas quadradas ou retangulares e de 20% para áreas triangulares ou com muitos recortes. Se o número que você obtiver nesse cálculo também for quebrado, é só arredondar para cima outra vez.

Além das cerâmicas que podem ser quebradas, o ideal é que sobrem, pelo menos, duas caixas para possíveis trocas futuras. Por exemplo, se houver problema com encanamento do banheiro, pode ser necessário trocar uma parte da parede. Essa obra fica mais simples se você já tiver a cerâmica para repor.

Guarde a embalagem

Outra dica importante é sempre lembrar de guardar uma embalagem de cada modelo de revestimento usado na obra. Isso porque a embalagem conta com informações importantíssimas, como o número do lote, o acabamento e as bordas.

Já pensou ter de lidar com revestimentos de tonalidades diferentes em uma parede sem ter planejado? Essa superfície incrível foi revestida com Pedra Ferro, da linha Lazer

Já pensou ter de lidar com revestimentos de tonalidades diferentes em uma parede sem ter planejado? Essa superfície incrível foi revestida com Pedra Ferro, da linha Lazer

Faltou revestimento? Como lidar com o problema

Ok, você não considerou as dicas acima e faltou revestimento? Existem alguns truques que podem ajudar a lidar com essa situação:

  • o primeiro passo é ligar para a loja onde você comprou o revestimento e verificar se eles têm o mesmo produto e lote no estoque;
  • caso a loja não tenha mais estoque, você pode verificar se outras contam com o mesmo produto. A Pointer conta com a ferramenta Onde Comprar no site, que sinaliza quais lojas compraram qual produto recentemente;
  • se nenhuma revendedora tiver mais estoque daquele produto, naquele lote, você terá que comprar outro lote, sabendo que ele pode ter uma tonalidade um pouco diferente. Nesse caso, procure o lote de numeração mais próxima, pois a variação tende a ser menor quando a fabricação se deu em datas próximas;
  • caso o produto faltante seja para algum cantinho que ficará escondido por um tapete ou receberá móveis por cima, não tem muito problema. Por isso, sempre comece instalando o revestimento de lugares com mais visibilidade para outros com menos evidência.

Depois dessas dicas, você já sabe o que fazer caso perceba que faltou revestimento? Aproveite para descobrir quais são os principais erros na compra de revestimentos cerâmicos e entender como evitá-los!