Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Um passo a passo de como rejuntar pisos com resistência ao escorregamento

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O piso com resistência ao escorregamento, popularmente conhecido com piso antiderrapante, é uma unanimidade quando falamos em revestimentos para áreas úmidas ou molhadas da casa, como banheiros, entorno de piscinas, áreas de serviço, entre outras.

Mas, para preservar suas características, é preciso garantir uma boa instalação. E aí surge a dúvida: como rejuntar piso antiderrapante de forma correta?

Não é difícil. Basta ser cuidadoso na aplicação e, na maioria dos casos, ter paciência para aguardar o tempo de secagem do acabamento. Se o rejunte for do tipo epóxi, será necessário contar com um removedor específico para retirar o excesso.

Pensando nessas questões, preparamos este post com o passo a passo detalhado do rejunte de pisos antiderrapantes. Acompanhe a leitura e mão na massa!

Entenda por que é importante acertar no rejuntamento

A principal função do rejunte dos pisos é absorver a diferença dimensional entre as placas. Isso porque, no processo de fabricação dos revestimentos, as laterais do piso podem retrair de formas diferentes — uma mais, outra menos, por exemplo. É aí que entra o assentamento, já que a junta é capaz de absorver essas pequenas deformações, deixando a instalação homogênea.

Outra função do rejunte está relacionada à estética dos acabamentos, visto que alguns aspectos — como a espessura e a tonalidade do rejuntamento — influenciam diretamente na composição do ambiente.

Veja o passo a passo de como rejuntar piso antiderrapante

Os pisos antiderrapantes têm a superfície mais rugosa, que é a grande responsável por torná-los resistentes ao escorregamento.

No caso dos banheiros, as opções mais indicadas são os produtos do tipo natural/mate. Já para as áreas externas, são indicados pisos com propriedades específicas para esses locais, que conferem ainda mais resistência ao escorregamento.

A superfície desse tipo de piso é  o que permite a retenção da argamassa de rejunte, fazendo com que seja difícil removê-la após a secagem.

Isso significa que, se aplicado de maneira incorreta, o rejunte poderá comprometer a integridade e as propriedades de segurança do revestimento. Para você não correr esse risco, acompanhe o passo a passo do resultado ideal.

1. Escolha a argamassa adequada

Normalmente, as argamassas para rejuntar revestimentos cerâmicos antiderrapantes são comercializadas como misturas pré-dosadas — aquelas que demandam a adição de água durante o processo. Uma boa argamassa deve apresentar as seguintes propriedades: capacidade de aderência, estabilidade de cor, maleabilidade e facilidade de limpeza.

Quanto à espessura da junta, ela poderá variar entre 1mm e 15mm. A medida vai depender das variações dimensionais do piso, da usabilidade da peça e do local onde será assentado. Quanto maior a variação, maior deverá ser a junta.

Por exemplo, nas peças retificadas da Pointer, que são os grandes formatos 45×90cm, a indicação de junta é de 1,5mm, já que a variação dimensional é de no máximo 0,4mm de uma peça para outra.

Para juntas de até 5mm, os rejuntes mais recomendados são os cimentícios, de acrílico e de epóxi, devendo ser preparados conforme as orientações do fabricante. Em relação ao custo-benefício, o rejunte do tipo cimentício é o mais indicado.

Ele é feito com argamassa preparada e adição de água limpa, considerando-se também que o produto deve ser específico conforme o tamanho da junta utilizada. A preparação deve ser feita em um reservatório estanque — um recipiente plástico que não absorva água — devidamente limpo e protegido das intempéries climáticas.

O conteúdo deve ser misturado até obter uma consistência homogênea e sem grumos secos, sempre conforme as instruções da embalagem. Afinal, por mais que a tarefa lhe seja habitual, as soluções poderão variar de fornecedor para fornecedor.

Após preparar a mistura, deixe a massa repousar pelo tempo indicado na embalagem e misture-a novamente antes do uso, respeitando um intervalo máximo de duas horas e meia até a aplicação.

Quanto ao rendimento da mistura, ele vai variar de acordo com as dimensões do piso e a espessura da junta. Para você ter uma ideia, considere que em peças com tamanho de 300mm × 300mm × 8mm e junta de 5mm, por exemplo, o rejuntamento vai consumir em média 0,5kg de mistura por metro quadrado assentado.

2. Aplique o rejunte manualmente

Como vimos, o primeiro passo é preparar o rejunte em um local limpo, utilizando um medidor de água e uma espátula plástica ou metálica. Em seguida, é chegado o momento da aplicação.

Para melhores resultados, especialistas recomendam que o rejunte seja aplicado manualmente, com o auxílio de uma bisnaga ou espátula, além de uma desempenadeira de borracha.

Essa ferramenta servirá para espalhar a mistura homogeneamente ao longo da junta e também para auxiliar na limpeza, retirando o excesso de rejunte que fica sobre a peça.

Vale lembrar que, no mercado especializado, já existem alguns aplicadores específicos de rejuntes (principalmente para os de epóxi), o que facilita o processo.

Outra recomendação dos especialistas é quanto às condições climáticas no momento da aplicação. Se estiverem desfavoráveis — muito calor ou muito vento, por exemplo —, eles recomendam fazer o rejuntamento aos poucos, ou seja, rejuntar pequenas porções de revestimento por vez, limpando as peças logo em seguida. Não é recomendado molhar o rejuntamento, pois ele poderá perder a resistência.

Terminada a aplicação, é necessário remover o excesso de rejunte e isolar o ambiente pelo período indicado na embalagem.

Quanto à limpeza da área, fique atento às orientações do fabricante pois, via de regra, ela só poderá ser feita depois de cumprido o tempo para liberação do tráfego normal de pessoas no ambiente, e não apenas do tráfego de obras.

Para as áreas externas, como o entorno de piscinas, o processo pode ser um pouco mais demorado. De qualquer forma, o ideal é sempre aguardar o tempo indicado pelo fabricante.

3. Faça a limpeza correta

Passado o tempo médio de secagem, é hora de iniciar a limpeza que, como foi dito, deve respeitar o tempo de secagem.

Por outro lado, ela também não deve ser tardia, principalmente no caso de rejunte cimentício. Não tem segredo: é só limpar as peças com uma esponja macia e úmida até remover todo o resíduo de argamassa.

Não é recomendado aplicar produtos como ceras ou demais polidores antes do rejuntamento da peça. Além de alterar a característica superficial do produto, isso faz com que o item perca a garantia.

Se você seguir corretamente as orientações da embalagem e fizer a limpeza dentro do prazo proposto, com certeza ela fluirá sem muito esforço.

Pronto! Com esse passo a passo, ficou muito mais fácil entender como rejuntar piso antiderrapante de forma ágil, prática e eficiente. Se este conteúdo foi útil para você, aproveite e siga nosso Facebook e Instagram para não perder as melhores dicas sobre revestimentos.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida