Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

O que é o Grafiato e sua volta para decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você pode até não conhecer pelo nome, mas certamente já viu uma parede com grafiato. Afinal, esse é um tipo de textura que já foi tendência, e agora volta com tudo ao mundo da decoração.

Em linhas gerais, o grafiato pode transformar superfícies internas e externas de um jeito prático. Entenda melhor sobre o assunto e conheça revestimentos que são uma boa alternativa ao grafiato!

Stellar Line Grey, da linha Stellar, como alternativa ao Grafiato

O que é grafiato?

O grafiato é uma textura com aparência de ranhuras. Elas podem ser mais ou menos evidentes, dependendo do acabamento que você quiser. Contudo, o que determina esse aspecto é o tipo de desempenadeira usada na aplicação.

Nem todo mundo sabe, mas há massa de grafiato à venda nas lojas de material de construção, o que torna a aplicação ainda mais fácil.

O resultado é uma parede que se destaca na decoração e pode ressaltar algum móvel ou cantinho específico da casa. Principalmente quando a aplicação é em ambientes internos.

No entanto, há quem aplique a técnica em todo o exterior da casa. Nesse caso, a vantagem de usar o grafiato é não precisar lixar todas as paredes e muros.

Vantagens do grafiato

Além de ser uma técnica interessante para estilizar paredes, o grafiato apresenta outras vantagens como:

  • Pode ser aplicado em diferentes superfícies como alvenaria, bloco pré-moldado e drywall.
  • Dá para fazer por conta própria, principalmente se for só em uma parede.
  • Aplicação pode ser em áreas externas ou internas.
  • É resistente à variação de temperatura.
  • Dá personalidade ao ambiente.
  • Ajuda no controle da umidade.
  • Pode ter qualquer cor.
  • Tem boa durabilidade.
  • Baixa manutenção.

Entretanto, o grafiato também tem algumas desvantagens. Por exemplo, a aplicação requer um fundo branco. Portanto, a parede precisa estar emassada ou pintada dessa cor.

Além disso, é difícil remover essa textura da parede. O mesmo acontece se você quiser mudar a cor: vai ter certa dificuldade para pintar.

Revestimentos com textura são alternativa ao grafiato

Que tal conhecer uma alternativa que pode ser ainda melhor que o grafiato? Estamos falando do revestimento cerâmico, que é bastante resistente e fácil de limpar.

Sem falar que pode ser aplicado também em áreas molhadas, como banheiro, cozinha e área de serviço, ao contrário do grafiato.

Conheça algumas opções da Pointer:

Linha Ondina

Ondina Terracota, da linha Ondina, tem texturas que remetem ao grafiato. No piso, Tear Avelã, da linha Tear

Os revestimentos da linha Ondina contam com textura inspirada no movimento do mar e no ritmo do circuito de carnaval entre as praias de Barra e Ondina, em Salvador. 

São 4 opções de cores destonalizadas em peças com relevo: Bege, Cinza, Oliva e Terracota.

No projeto em destaque, as paredes do banheiro receberam Ondina Terracota e, o piso, Tear Avelã, da linha Tear.

Tramma

Tramma, da linha Alchimia, é alternativa ao grafiato mais suave. No projeto, piso Zeppelin Steel e Filete Beige, ambos da linha Zeppelin, complementam

Já quem prefere detalhes mais discretos, uma opção é o Tramma, da linha Alchimia. Ele é o que chamamos de revestimento têxtil, pois reproduz fios entrelaçados. Uma ótima maneira de deixar o ambiente mais aconchegante!

A aplicação é ideal para paredes, seja em toda a superfície ou em meia parede, como na sala acima.

Para a transição do revestimento para tinta, foi usado Filete Beige, da linha Zeppelin. Já o piso é Zeppelin Steel, também da linha Zeppelin.

Strellar Line Grey

Parede ganha detalhes com Stellar Line Grey, da linha Stellar

Apesar de reproduzir terrazzo veneziano, outra alternativa ao grafiato é Stellar Line Grey, da linha Stellar.

Isso porque é um Supercerâmico com textura, podendo ser aplicado em paginação vertical ou horizontal, dependendo do efeito que você quiser para o ambiente.

E você não precisa necessariamente escolher entre grafiato ou cerâmica. Afinal, dá para combinar revestimento com textura. Saiba como!