Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
diferentes texturas

Pedras adicionam texturas à decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Pedras de diversas origens encantam pelo poder de ornamentar ambientes residenciais. Mas não é apenas o aspecto visual que chama a atenção nesse material. Por meio de suas formas, cortes e relevos variados, as pedras acrescentam diferentes texturas à decoração.

Esses aspectos enriquecem o projeto, que passa a estimular tanto a visão quanto o tato. A boa notícia é que muitos revestimentos para casa valorizam esses sentidos a partir de suas superfícies.

Que tal conhecer as principais aplicações e as vantagens desses produtos? Acompanhe as informações que temos para você!

As melhores opções de pedras

Muitas pessoas desejam imprimir a beleza das pedras naturais em casa. No entanto, dependendo do tipo de pedra, o custo para aplicá-la pode ser bastante alto. Ainda, pode exigir bastante manutenção.

Uma ótima alternativa é apostar em revestimentos que reproduzem a aparência e a textura dos minérios. Nesse sentido, a cerâmica representa uma boa escolha por ser mais acessível que a matéria-prima em sua forma natural.

O produto também se destaca por ser mais sustentável, resistente, fácil de instalar e de manter. São tantas as vantagens da cerâmica que reproduz pedra que você certamente terá uma boa experiência ao usá-la para compor diferentes ambientes.

Vamos às opções? Confira a nossa lista com diferentes modelos!

Pedra rústica

diferentes texturas

Linda varanda com piso revestido de Summer Gold, que apresenta acabamento em tom dourado. Esse produto é perfeito para compor ambientes com estilo rústico

Há opções de cerâmicas para quem valoriza as pedras com aspecto bruto. Um bom exemplo é o produto Summer Gold, que apresenta tom dourado, além de desenhos e texturas bastante aparentes.

O revestimento faz parte de uma linha que reproduz o Slate, uma pedra que se forma em camadas. Esse tipo de rocha revela belíssimas lâminas e bordas orgânicas quando recebe cortes. O resultado é uma superfície irregular e com muitos detalhes, perfeita para compor ambientes com estilo rústico.

Pedra escura

diferentes texturas

Cozinha moderna com piso revestido de Pietra Di Basalto Grigia – reprodução de uma pedra típica da região de Roma. Por ter um tom sóbrio, esse produto da Pointer permite que a atenção seja voltada à parede revestida de Tom Bordado Cobre, da linha Decora Design

As cores sóbrias são boas opções de bases para trabalhar com diferentes texturas. Afinal, são discretas e permitem que os detalhes fiquem por conta dos relevos presentes em inúmeros materiais.

Um produto que combina essas características é a Pietra di Basalto Grigia, uma reprodução da pedra típica da região de Roma. Apresenta veios brancos e manchas em tom de ferrugem sobre um fundo cinza escuro. As placas são uma interpretação urbana e contemporânea da rocha natural e possibilitam a composição de projetos mais ousados.

Pedra histórica

Coimbra Bege, da linha Ouro Preto, é inspirada nas ruas da cidade que nomeia a coleção. A região tem caminhos cobertos por blocos de basalto que, devido à passagem do tempo, ficaram com aspecto gasto.

Mosaicos

diferentes texturas

Cozinha arejada com paredes e balcão revestidos de Mos Cocal Pedra, da linha Lazer. O produto une diversos tipos de rochas, contribuindo para deixar esse tradicional ambiente da casa mais moderno e decorado

Cerâmicas também podem compor painéis decorativos, inclusive em mosaicos de pedra. É o que propõe o produto Mos Cocal Pedra, da Linha Lazer. Seu mosaico surge a partir da mistura de uma trama composta por vários tipos de rochas.

Granilite

diferentes texturas

Sala de estar em tons de bege com piso revestido por Bellini Crema, que proporciona um visual retrô e conforto visual ao ambiente

Algumas cerâmicas se inspiram no visual do granilite — técnica que mistura cimento (branco ou comum), areia, água e fragmentos de minerais (mármore, quartzo, granito e pedra).

O granilite foi muito usado nas décadas passadas e, por isso, pode proporcionar um visual retrô ao ambiente. Existem versões em diferentes cores, dependendo das rochas empregadas na mistura.

Opções como o Bellini Scala Bianco e o Bellini Bianco, por exemplo, apresentam um fundo bem claro. A principal diferença está no tamanho das partículas que surgem na superfície das placas, formando visuais diferentes.

O Bellini Crema, por sua vez, é uma versão que tem como base o tom bege. Assim, tem um pouco mais de presença que os modelos anteriores. Por ter um fundo amarelado, pode ser uma boa escolha para ambientes que pedem conforto visual.

Locais de uso e aplicações

Como é resistente, a cerâmica pode ser utilizada em áreas secas, molhadas e externas, dependendo do acabamento. Isso amplia as possibilidades para transformar os cômodos e espaços de lazer da casa com as diferentes texturas das pedras.

Acabamentos que reproduzem pedras ficam incríveis quando combinados com outras matérias-primas e elementos naturais. Veja, a seguir, onde e como usá-los.

Pisos e paredes

diferentes texturas

As cores sóbrias são boas opções de bases para trabalhar com diferentes texturas. Afinal, são discretas e permitem que os detalhes fiquem por conta dos relevos presentes em inúmeros materiais. Um produto que combina essas características é Pietra Di Basalto Grigia

As principais superfícies da residência (verticais e horizontais) ganham destaque com as pedras. No caso das paredes, é interessante eleger apenas uma para receber o revestimento ou cobrir parte dela com o material. Esse cuidado evitará que o ambiente fique pesado.

Se o objetivo é transferir a aparência das rochas para o piso, a dica é manter o restante da composição mais neutro. Assim, toda a atenção ficará voltada para a beleza do revestimento.

É importante lembrar que as cerâmicas aplicadas em pisos externos devem ter resistência ao escorregamento. O acabamento rugoso previne quedas e outros acidentes, principalmente quando a área está molhada.

Mobiliário e equipamentos

É possível usar as reproduções de pedra como revestimento para itens do mobiliário. Se você sempre quis um elemento decorado com a beleza das rochas, pode investir nessa solução sem medo. Basta preparar a superfície para o assentamento das placas, mantendo-a plana e livre de irregularidades.

A cerâmica também funciona como revestimento de itens que recebem muito calor, como é o caso das lareiras e churrasqueiras — principalmente se essas estruturas forem fabricadas com tijolos refratários, que resistem às temperaturas elevadas.

Nesses equipamentos, os modelos de pedras mais rústicas ou que apresentam desenhos de corte canjiquinha, por exemplo, ficam muito interessantes.

Detalhes

Uma alternativa para quem pretende incluir as pedras na decoração sem alterar muito a estética dos cômodos é focar nos detalhes. Versáteis, as cerâmicas também podem receber cortes especiais para que sejam instaladas sobre pequenas áreas, como rodapés, peitoris, soleiras e até degraus de escadas.

Se a finalidade é fazer com que esses elementos da casa se destaquem, priorize reproduções de pedras em cores que contrastem com as tonalidades presentes no ambiente. Para manter a harmonia, faça o contrário: selecione rochas que tenham tons próximos aos da composição.

Gostou das nossas sugestões de produtos? Esperamos que as dicas orientem suas escolhas na hora de trabalhar com as diferentes texturas das pedras. E, se você ainda tem dúvidas, procure explorar os modelos e conferir as reproduções disponíveis.

Que tal começar agora? Acesse o site da Pointer para conhecer todas as linhas de produtos e entre em contato com a equipe de atendimento!