Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento aplicado

Formas criativas para utilizar o revestimento cerâmico na sua casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Com a sua diversidade de tamanhos, cores, texturas e estilos, o revestimento cerâmico tem o potencial de transformar um ambiente. A troca ou adição de revestimento é capaz de dar nova vida ao espaço. Para te ajudar a descobrir a proposta que mais combina com a sua casa, separamos algumas dicas e exemplos. São soluções práticas e funcionais utilizadas por arquitetos e designers de interiores, que você, leigo, pode aprender conosco. 

 

Criatividade com elegância 

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o ambiente ideal consegue retratar a personalidade do morador de forma simples e direta, sem a necessidade de invenções mirabolantes. 

Trabalhar os revestimentos mesclando os grandes formatos do Supercerâmico com peças menores constrói um ambiente elegante e com muito estilo. Promover o contraste entre as cores também ajuda na composição. Por exemplo, é possível optar por um piso neutro, como um marmorizado da linha Clássica ou um concreto contemporâneo da linha Urbana, em conjunto com a linha Decora Design para promover o destaque em uma parede.  

 

revestimento aplicado na cozinha

Piso com grande formato Urbana Grafite em conjunto com Mos Nero na parede

Um bom exemplo para ilustrar a proposta é essa cozinha. O projeto tem em sua composição o piso Urbana Grafite no formato 80X80 em conjunto com o revestimento cerâmico Mos Nero no formato 30X60 na parede. Assim, temos uma cor mais forte (preto) em contraste com uma mais neutra (cinza) no piso. Ao mesmo tempo, temos um grande formato do Supercerâmico no piso e o pequeno formato do mosaico na parede.

A dica é escapar do óbvio para enxergar as possibilidades e identificar a melhor solução. Certamente, existem opções para todos os gostos.

 

Cabeceiras decorativas

Uma forma criativa e simples de atuar com os revestimentos cerâmicos no quarto é substituir os tradicionais painéis de madeira por composições com o revestimento cerâmico. Dentro dessa proposta, existem diversas combinações possíveis. A cabeceira da cama pode ser construída com cerâmica. 

painel de revestimento no quarto

Painel com Grid Navy, da nova linha Zeppelin, forma um painel para a cama, como uma cabeceira ampliada

Aqui, a cerâmica foi aplicada diretamente na parede para formar um painel com 1,20m de altura. No projeto, o revestimento Grid Navy, da Linha Zeppelin, forma a referência gráfica perfeita para promover um ar despretensioso e despojado para o quarto. A proposta consegue ótimo resultado ao compor com o piso de textura amadeirada acinzentada Ibérica Platina

Com a utilização dos materiais em tons mais sóbrios é interessante explorar na decoração itens que garantam mais personalidade ao ambiente. Nesse caso, a almofada e o pufe na cor azul turquesa agregaram originalidade ao dormitório, compondo com o azul marinho do painel.

 

quarto com cabeceira e piso da linha de revestimentos Iberica

Cabeceira e piso ganham mais destaque com Ibérica Pop

Na mesma proposta de painel, mas com uma aplicação diferenciada, temos uma cabeceira feita com alvenaria. Isso é possível identificar por conta do volume apresentado em relação à parede. O destaque pode ser construído com aproximadamente 1,50m de altura e de 5cm a 10cm de espessura. De forma eficiente e elegante, essa proposta serve para apoiar quadros e até substituir a mesa de cabeceira em dormitórios compactos.

A cabeceira e o piso foram revestidos com Ibérica Pop no tamanho 15×90. A paginação utilizada explora a ideia de continuidade, promovendo a ilusão de amplitude do ambiente.

 

Sai o papel de parede, entra a cerâmica 

Outra opção para utilizar de forma criativa a cerâmica na sua casa é substituir o papel de parede por revestimento cerâmico. Mostraremos a seguir dois exemplos em que o painel foi inserido para decorar. Trocar papel de parede por revestimento cerâmico é uma ótima opção para quem deseja economia, sustentabilidade e durabilidade.

Painel e bancada com Vintage, da linha Cimento

Nessa cozinha, o revestimento cerâmico Vintage, da linha Cimento, forma um painel na parede e também decora a bancada. Não parece papel de parede? Para deixar a cerâmica decorativa brilhar, o projeto utiliza o piso Clássico Cru, da linha Neutra.

Composição com piso Urbana Branco e painel com Stars Mix

Outro exemplo de cerâmica que decora como papel de papel é Stars Mix, da linha Decora Design. O painel se destaca em uma parede da cozinha, que tem o piso Urbana Branco.

 

Madeira também em pisos molhados 

Para quem gosta de conforto na cozinha e no banheiro, a madeira é uma boa aposta, pois traz aconchego ao ambiente. Mas certamente é complicado pensar na utilização da madeira em sua origem natural em áreas molhadas, por se tratar de um material que absorve a água com facilidade. Então, aqui surge mais uma forma criativa para trabalhar com os revestimentos cerâmicos. Com uma grande variação de tons amadeirados, as peças garantem a durabilidade do material sem perder o charme. 

Ibérica Design é uma forma criativa para trabalhar tons amadeirados em pisos de ambientes molhados, como a cozinha

Nessa cozinha, o piso Ibérica Design apresenta veios irregulares e é a estrela do ambiente. O revestimento cerâmico se destaca na decoração, que mistura elementos rústicos com peças brancas.  

Chevron Mediterrânea Mix, da linha Mediterrânea, e Travertino Roma Branco, da linha Clássica: banheiro com personalidade marcante

Já no banheiro, destaque para o piso amadeirado Chevron Mediterranea Mix em composição com o Travertino Roma Branco, da linha Clássica. De forma criativa, essa combinação trabalha materiais nobres: madeira e mármore. São materiais que nem sempre são usados juntos na decoração tradicional, mas que funcionam bem.

 

Agora é com você

Essas são apenas algumas ideias para estimular a sua criatividade. Como costumam dizer por aí, o céu é o limite. Portanto, identifique seu estilo preferido, conheça as linhas de Supercerâmico da Pointer e transforme a sua casa.