Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
renovar a área externa

Vem aí o verão! Aproveite para renovar a área externa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Principalmente no verão, é gostoso passar mais tempo na área externa, para curtir um belo dia ensolarado ao ar livre. Faltando pouco mais de um mês para começar a estação preferida dos brasileiros, agora é o momento ideal para repaginar quintal, jardim ou varanda. Renovar a área externa é importante para tornar o espaço mais agradável e convidativo. 

Para ajudar você nessa divertida tarefa, dividimos as dicas em duas partes. Na primeira, apresentamos pequenas ações de decoração ou paisagismo que conquistam ótimos resultados. Já na segunda, apresentamos as vantagens de encarar uma reforma, sem necessariamente precisar investir grandes valores. Para garantir a qualidade e a beleza, apresentamos algumas opções com revestimentos cerâmicos da Pointer.

Mude o visual

renovar a área externa com revestimento cerâmico da Pointer
O mobiliário decora e deixa o ambiente funcional, como nesse exemplo com Riacho Doce e Ilhéus Canela, ambos no piso

Para quem pretende fazer apenas pequenas intervenções na decoração, a primeira dica é investir em mobiliário. É comum encontrar casas com quintal, jardim ou varanda praticamente sem móveis. Aumentam as possibilidades de uso ao apostar em mesas, cadeiras, bancos, pufes e sofás, criando um ambiente eficiente e agradável. Existem lojas que oferecem móveis específicos para área externa. Feitos de plástico, madeira tratada, metal, fibras naturais e tecidos especiais, eles resistem a intempéries.

área externa com plantas e cerâmica que reproduz pedra no piso
Plantas promovem um clima especial em áreas externas, como no projeto revestido de Jardim Grafite

Outra opção interessante envolve um toque de natureza. Aposte no verde das plantas. Elas trazem cor e frescor a qualquer canto da casa, principalmente se tratando de uma área externa. Isso não significa transformar o espaço em uma floresta. Alguns vasos carregam um incrível poder: transformar qualquer espaço em um cantinho aconchegante e fresco. 

área externa com piscina
As plantas cobrem o muro, trazendo vida. No piso ao redor da piscina, Deck Amazônia, cerâmica específica para áreas externas

As plantas também podem ser utilizadas para preencher grandes superfícies, como o muro. Se possível, construa um canteiro. Outra alternativa é montar um jardim vertical, com vasos pendurados em locais estratégicos da parede. Aliás, as plantas utilizadas podem ou não ser da mesma espécie. Tudo depende do seu gosto. Aproveite para explorar a criatividade e brincar com as combinações, até encontrar a que mais agrada. Mas lembre-se de escolher espécies que aceitam bem o sol.

terraço com rede
Terraço com Madeira Mineira Patina Natural no piso e uma rede aconchegante para relaxar

Possuir um espaço ao ar livre é um privilégio para quem deseja um cantinho apropriado para relaxar, descansar, ler um bom livro ou apenas esticar as pernas e deixar o tempo passar. Nesse caso, a sugestão é instalar uma rede ou investir em poltronas bem confortáveis, apropriadas para áreas externas. Lembre-se de contar com uma pequena mesa ou pufe para apoiar potes com petiscos, copos e outros objetos.  

Pequena reforma

Em alguns casos, apenas acrescentar um objeto decorativo ou vaso não é suficiente para promover a transformação desejada. Reformar a área externa então é a solução. Essa saída permite fazer as melhorias desejadas, tanto na estrutura, quanto no design do espaço, criando o cantinho perfeito para descansar ou para receber os amigos. Antes de colocar a mão na massa, é recomendado montar um projeto, mesmo que pequeno. Isso ajudará a economizar e a agilizar o trabalho.

Com diversos benefícios estéticos e funcionais, os revestimentos cerâmicos são praticamente uma unanimidade para as áreas externas. Entre as inúmeras vantagens, as peças são resistentes à água e sol, diferentemente do que acontece com alguns materiais naturais, que deformam, exigindo maior manutenção e cuidado. Principalmente para o piso, existem cerâmicas com acabamento específico EXT, antiderrapante, resistente às condições climáticas e ideal para áreas externas. 

varanda com revestimento cerâmico no piso e parede
Varanda com Assis no piso e Assis Relevo na parede, ambos da linha Pedras Brasileiras

Entre os revestimentos cerâmicos, qual ficaria melhor na sua área externa? Para ajudar na sua escolha, separamos algumas sugestões que servem como inspiração. As reproduções de pedras naturais, por exemplo, combinam muito com ambientes externos. Isso vale tanto para grandes quintais, quanto para uma varanda de apartamento. Da linha Pedras Brasileiras, com acabamento MATE, indicado apenas para varandas cobertas, Assis no piso é a combinação perfeita para Assis Relevo na parede. A decoração fica completa com um mobiliário confortável e as plantas para trazer um toque de cor.

varanda gourmet com churrasqueira
Nativa Imbuia no piso e na parede é o elemento principal da decoração dessa varanda gourmet

Outra opção tradicional para renovar a área externa é a reprodução de madeira. Promove a as sensações de conforto e aconchego, com um material resistente e apropriado para a área externa. Além do piso, a cerâmica podem ainda revestir a parede, criando um diferencial na decoração do espaço. É o caso dessa varanda gourmet com Nativa Imbuia, da linha Lenho, com acabamento EXT para todas as áreas externas.

área externa com sofá aconchegante
A beleza do revestimento San Marco Grigio facilita usar a alvenaria na construção de um sofá diferenciado

Em uma área externa, usar a alvenaria como base para construir móveis é uma opção criativa, econômica, eficiente e resistente. Mesmo em áreas expostas às variações climáticas, essas peças são mais sólidas e, por isso, exigem pouco ou quase nenhuma manutenção. Nesse caso, o revestimento cerâmico é utilizado para fazer o acabamento, trazendo qualidade e beleza. No caso de um sofá, por exemplo, basta acrescentar almofadas removíveis e laváveis. O projeto acima conta com San Marco Grigio, da linha Lazer, com acabamento EXT para todas as áreas externas.

Renovar a área externa da sua casa agora ficou mais fácil, seja adicionando algum elemento decorativo ou até mesmo promovendo uma transformação. O importante é que o espaço fique confortável e acolhedor para desfrutar momentos agradáveis, seja sozinho relaxando em um final de tarde ou em uma festa com a presença de amigos e familiares. Para saber os detalhes sobre a coleção da Pointer, acesse o nosso site. E confira em nosso blog outras matérias sobre decoração e reforma.