Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
espaço embaixo da escada

6 dicas para utilizar o espaço embaixo da escada

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O cuidado com a decoração é essencial para transformar qualquer casa em um verdadeiro lar. A ideia é criar um ambiente que atenda às necessidades dos moradores ao mesmo tempo em que é visualmente agradável. Não seria ótimo ter um imóvel funcional, bonito e confortável? Pois isso é mais que possível!

O que acontece é que a maioria das pessoas foca somente nos cômodos de grande circulação, como a sala de estar ou a cozinha, esquecendo dos cantinhos. Lembre-se: todo espaço merece atenção. Mesmo aquelas áreas que a princípio parecem vazias ou sem utilidade podem ser transformadas. É o caso do espaço embaixo da escada!

Ao trabalhar o local com criatividade, você ganha um recinto extra e ainda consegue deixar seu lar muito mais charmoso. Quer saber como? Confira agora mesmo 6 inspirações para transformar esse espaço!

1. Home office

Quem trabalha bastante em casa precisa de um lugar para exercer suas tarefas com tranquilidade. No entanto, quando o imóvel não dispõe de um cômodo livre para esse fim, é comum que a área de trabalho seja improvisada onde é viável, como em um cantinho do quarto ou na mesa da sala de jantar. Nada ideal, certo?

Existe um espaço embaixo da escada disponível? É possível transformá-lo em um home office compacto, evitando assim que seu material de trabalho se espalhe pela casa!

Para dar certo, é importante pensar bem nos móveis, já que é preciso que se adaptem à área útil existente. Fique atento às medidas e, se possível, invista nos planejados. Também é preciso cuidar da iluminação, já que esse canto normalmente é mais escuro. Uma boa pedida é instalar spots e ter uma luminária de mesa para reforçar.

Não se esqueça de incluir sua personalidade no escritório, pois isso tornará o trabalho mais prazeroso. Nesse sentido, você pode investir em quadros, painéis de anotações, fotos e itens decorativos que conversem com sua profissão. Algumas plantinhas também costumam cair bem.

2. Urban jungle

espaço embaixo da escada

Sala de estar rústica

Por falar em plantinhas, saiba: trazer o verde para dentro de casa é algo que transforma completamente o visual e as sensações transmitidas pelo ambiente. Incluir plantas na decoração dá vida ao lar. Isso sem falar que a jardinagem é uma ótima atividade para as horas livres!

Desse desejo de colocar o verde no interior dos apartamentos e das casas surgiu a tendência da urban jungle — selva urbana, em português. A proposta é criar sua floresta particular com diversos tipos de plantas em variações de cores, tamanhos e formatos.

O espaço embaixo da escada pode ser perfeito para abrigar essa coleção, desde que em prateleiras, vasos no chão, hangers estilosos no teto e suportes. Mas atenção: é imprescindível escolher as espécies adequadas para seu cantinho, uma vez que cada planta tem necessidades diferentes.

Observe se o local fica perto de alguma janela, se recebe luz solar ou tem sombra contínua e se é arejado. Esses pontos ajudarão a escolher as espécies ideais para deixar esse canto gracioso por muito tempo. Converse com um profissional da área para saber sobre o fornecimento adequado de substrato, a camada de drenagem correta e a quantidade de regas ideal.

3. Cantinho relax

Esquecido pela maioria dos moradores, esse espaço também pode ser convertido em uma área para relaxar após o trabalho ou em dias de folga. Vale incorporar um banco acolchoado que aproveite toda a dimensão do vão embaixo da escada. Se a estrutura for feita de maneira personalizada, pode contar com gavetas e ter um local extra de armazenamento.

Não tem muito segredo. Pense em deixar esse ambiente o mais aconchegante possível, realmente propício para o descanso. Incluir almofadas, por exemplo, é essencial. Elas servem como encosto e agregam à decoração graças a suas capas substituíveis. Cansou de uma estampa, ficou com carinha de velha ou estragou o zíper? Troque!

Se escolher pintar o vão, dê preferência para cores neutras e claras, que provavelmente combinarão com o restante do design da casa, além de proporcionarem um aspecto calmo à área. O mesmo vale se decidir usar cerâmicas como revestimento, combinado?

4. Adega

Quem gosta de degustar um bom vinho em casa pode ter sua tão sonhada adega no vão embaixo da escada! É importante observar que, para esse fim, a área precisa oferecer certas características de iluminação, temperatura e umidade para manter as propriedades dos vinhos.

O jeito mais simples de acertar em todos esses pontos é adquirindo uma adega climatizada para ficar ali, acrescentando um aparador para taças e outros acessórios. Se sua coleção de vinhos for extensa ou se você desejar ter uma adega personalizada, é possível contratar um especialista para construir a estrutura adequada, vedando o ambiente, planejando nichos para que as garrafas fiquem deitadas e controlando a climatização.

5. Estante

espaço embaixo da escada

Ambiente moderno decorado com cores clean

Usar o espaço embaixo da escada como estante também costuma atender às necessidades de muitos moradores. Assim é possível armazenar diversos itens ao mesmo tempo em que são exibidos de uma forma visualmente agradável. É uma ótima saída para alocar coleções de livros, filmes e discos de um jeito organizado e sempre à mão. Já até imaginou seus tesouros ali?

Fazer a estante com o tamanho ideal para cada item evita a bagunça, além de deixar tudo em seu devido lugar. Dá para produzir a estante em formato de prateleiras ou nichos, dependendo do uso que será feito da estante e, claro, das suas preferências.

6. Casinha pet

Parte da família, seu animalzinho de estimação merece um lugar confortável para chamar de seu, não concorda? Por isso, outra possibilidade para o espaço embaixo da escada é criar uma casinha para seu pet! É essencial que a área seja adequada ao tamanho do animal para que ele tenha conforto.

Uma boa ideia é fazer uma parede de gesso e instalar uma portinha ou posicionar uma abertura para que o animal entre e saia sempre que desejar. Decorar a entrada com uma placa com o nome do pet é um detalhe adorável. Já no interior, vale colocar uma cama e alguns brinquedos para que o bichinho se sinta à vontade.

Como você viu, o espaço embaixo da escada oferece inúmeras possibilidades, desde que seja visto com criatividade. Com as dicas que acabamos de dar, pensar em um uso para esse lugar será bem mais fácil, não é verdade? Preparado para deixar sua casa mais funcional?

Por fim, se quer receber conteúdos novos em primeira mão, trate de assinar agora mesmo a nossa newsletter!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida