Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
quartos com umidade

Como escolher revestimento para quartos com umidade?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Bolor e mofo são sinais característicos da umidade. Quando ela aparece no quarto, a preocupação é ainda maior, já que passamos bastante tempo nesse ambiente – pelo menos oito horas de sono todas as noites. Por isso, escolher corretamente o revestimento para quartos com umidade faz toda a diferença.

Entre as várias opções disponíveis, os revestimentos cerâmicos são os mais indicados para esses espaços. Inclusive, há versões que podem ser usadas em paredes, trazendo beleza e ajudando a proteger contra a umidade.

Está sofrendo com bolor e mofo no seu quarto? Confira algumas dicas para reverter esses problemas!

Quais são as causas e consequências da umidade?

Antes de pensar em como resolver o problema da umidade, é importante entender por que ele acontece. Alguns dos motivos, inclusive, podem e devem ser resolvidos, evitando questões mais sérias, capazes de comprometer a estrutura do seu imóvel.

Estamos falando, por exemplo, de vazamentos em canos e danos nos telhados ou ao redor dos caixilhos das janelas. Esses problemas precisam ser consertados assim que você os identificar.

Em alguns casos, o problema pode estar relacionado a questões como ventilação inadequada, iluminação insuficiente ou falta de impermeabilização nas vedações. Nesse último caso, a umidade do solo acaba subindo pelas paredes da construção.

Quem mora em regiões úmidas e cidades litorâneas também acaba sofrendo mais com o problema. Nessas situações, é importante saber como evitar maiores estragos e prevenir danos à saúde.

Às vezes, não é possível resolver o problema da umidade, apenas contorná-lo. Uma forma de fazer isso é apostar em materiais apropriados, como os revestimentos cerâmicos. Na imagem, o Ilhéus Canela, da linha Tropicália, foi aplicado no piso

Às vezes, não é possível resolver o problema da umidade, apenas contorná-lo. Uma forma de fazer isso é apostar em materiais apropriados, como os revestimentos cerâmicos. Na imagem, o Ilhéus Canela, da linha Tropicália, foi aplicado no piso

Os dois grandes problemas causados pela umidade excessiva no quarto, sem dúvida, são o mofo e o bolor. Embora ambos sejam causados por fungos, o bolor apenas infecta os objetos, enquanto o mofo os corrói.

O bolor é facilmente reconhecível pela superfície em tom acinzentado e pode ser removido com um pano úmido embebido em uma solução anti-bolor. Já o mofo é caracterizado por pontos pretos escuros e tende a ser mais difícil de remover, causando danos profundos ao material afetado.

Qual é a importância de acertar na escolha do revestimento para quartos com umidade?

A umidade não traz apenas problemas estéticos, como paredes descascando ou com bolhas. Ela também é capaz de afetar a nossa saúde. Especialmente de crianças, idosos e pessoas que sofrem com doenças respiratórias.

No caso do mofo, o problema são os esporos que ele produz, que são capazes de agravar a asma e de transmitir bactérias. Ele também pode ser responsável pelo aparecimento de rinites, sinusites e até pneumonias.

Portanto, como passamos bastante tempo no quarto — pelo menos oito horas de sono diárias, sem contar outras atividades —, é muito importante que as condições de higiene sejam adequadas, ajudando a manter a saúde em dia.

A cerâmica reduz os problemas causados pela umidade e ainda favorece o aconchego no ambiente. Na imagem, Metropolitan Cinza no piso

A cerâmica reduz os problemas causados pela umidade e ainda favorece o aconchego no ambiente. Na imagem, Metropolitan Cinza no piso.

Além dos danos à saúde, existem os estragos na própria estrutura física da casa, que fica comprometida com o excesso de umidade. Sem um bom impermeabilizante, a água se infiltra e é absorvida pelos materiais que compõem a construção. Com a recorrência desse fenômeno, o concreto vai se reduzindo a pó e a estrutura do imóvel fica fragilizada.

Você ainda precisará lidar com as paredes com um aspecto feio, os pisos estufados e o mau cheiro, entre outros problemas. Mas tudo isso pode ser evitado: basta escolher o revestimento certo! Assim, você cuidará da estética da sua casa e, principalmente, da saúde dos moradores e da integridade da construção.

Por que usar a cerâmica como revestimento para quartos com umidade?

O revestimento cerâmico é o mais indicado para quartos e outros ambientes com umidade.

As placas cerâmicas são compostas de três camadas: a primeira é o suporte ou biscoito; a segunda é o engobe (tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes); e a terceira é o esmalte (camada vítrea que também impermeabiliza e decora a superfície).

Por contar com todas essas camadas, esses revestimentos têm uma resistência maior à umidade e, consequentemente, a bolor e mofo.

A cerâmica tem uma resistência maior ao bolor e ao mofo, além de deixar os quartos charmosos e aconchegantes. Na imagem, Ibérica Platina em piso e parede

A cerâmica tem uma resistência maior ao bolor e ao mofo, além de deixar os quartos charmosos e aconchegantes. Na imagem, Ibérica Platina em piso e parede

Revestimentos para evitar

Também é importante destacarmos que existem alguns tipos de revestimentos que não devem ser usados em quartos e ambientes com umidade.

Entre eles está o laminado, aquele piso de madeira, que não deve ter contato com a água. Portanto, se ele for instalado em um local úmido, poderá sofrer com estufamento e apodrecimento.

Outro que não se dá muito bem com a umidade é o carpete. Quando ele é instalado em um local úmido, pode ficar manchado. Ainda há o risco da proliferação de fungos, causando mofo, mau cheiro e alergias.

Como usar a cerâmica nos quartos?

Em locais que têm uma tendência maior a sofrer com a umidade, a aplicação da cerâmica é recomendada tanto para piso, quanto para paredes. Confira algumas ideias!

Piso

Se o quarto for pequeno, prefira cerâmicas mais claras, que ajudam a melhorar a iluminação e aumentam a sensação de amplitude. Algumas boas opções da Pointer são: Heritage Blanc e Statuarietto, da linha Clássica; Zeppelin Beige e Zeppelin Gray, da linha Zeppelin; Infinita Branco e Infinita Bege, da linha Infinita; e Clássico Branco, da linha Neutra.

Se você é apaixonado por pisos de madeira, que trazem um toque extra de aconchego e conforto, não precisa abandonar essa ideia só porque os laminados não são recomendados. Afinal, existem várias cerâmicas que recriam de maneira fiel esse material, mas sem sofrer com a umidade. Por exemplo, as opções das linhas Ibérica, Tropicália, Mediterrânea e Lenho, da Pointer.

A cerâmica pode ser usada em piso e parede. Inclusive, existem versões muito aconchegantes que recriam a madeira. Na imagem, cabeceira com Intársia, da linha Tropicália, e piso com Ibérica Natural

A cerâmica pode ser usada em piso e parede. Inclusive, existem versões muito aconchegantes que recriam a madeira. Na imagem, cabeceira com Intársia, da linha Tropicália, e piso com Ibérica Natural

Outras opções em alta são os revestimentos que reproduzem concreto e cimento queimado (ideais para quartos urbanos) e as cerâmicas que interpretam o mármore e outras pedras nobres (perfeitas para dar um toque de sofisticação e requinte).

A Pointer conta com excelentes sugestões, como a linha Clássica, com lindas cerâmicas que recriam mármores nobres, as versões cimentícias da linha C-Motion e as reproduções de cimento queimado da linha Metropolitan. Além, é claro, da linha Cimento.

Paredes

Usar revestimentos cerâmicos nas paredes do quarto parece algo estranho para você? Pois saiba que existem opções incríveis, capazes de dar um toque diferenciado ao seu ambiente, sem cara de banheiro, além de protegê-lo da umidade.

Por exemplo, você poderá criar a cabeceira da cama com uma cerâmica que reproduz madeira, adicionando um novo elemento decorativo ao ambiente. Outra opção em alta é o revestimento meia parede. Nesse caso, além da cerâmica, a recomendação é o uso de tinta impermeabilizante.

O revestimento meia parede é uma ótima ideia para os quartos, inclusive na área da cabeceira, como esse detalhe em Jacquard Beige, da linha Zeppelin

O revestimento meia parede é uma ótima ideia para os quartos, inclusive na área da cabeceira, como esse detalhe em Jacquard Beige, da linha Zeppelin

Também existem opções que interpretam tijolinhos à vista, com formas geométricas em 3D e muitas outras, para você soltar a criatividade e deixar seu quarto protegido.

Mas se você prefere um décor mais clean, poderá usar uma cerâmica lisa e neutra, sem problemas.

Como manter a cerâmica e o quarto livres de umidade?

Além de escolher corretamente o revestimento para quartos com umidade, é muito importante manter uma rotina de limpeza.

A vantagem da cerâmica, nesse caso, é que ela é muito fácil de limpar. No dia a dia, você poderá passar um pano umedecido em uma mistura de água e detergente neutro. Depois, é só secar com outro pano limpo e seco.

Além de escolher a cerâmica como revestimento para quarto com umidade, lembre-se de sempre limpá-la bem para manter o problema longe. Na imagem: Grid Navy, da linha Zeppelin, na parede

Além de escolher a cerâmica como revestimento para quarto com umidade, lembre-se de sempre limpá-la bem para manter o problema longe. Na imagem: Grid Navy, da linha Zeppelin, na parede

Nos dias de faxina pesada, use produtos específicos para limpeza de revestimentos cerâmicos diluídos em água e esfregue as superfícies com uma vassoura de cerdas macias. Lembre-se de limpar também o rejunte.

Não use abrasivos, como ácidos, produtos à base de cloro e sodas. Eles retiram o esmalte, descascam o material e causam fissuras, situações que facilitam aparecimento de manchas e acúmulo de sujeira. O sabão em pó também não é recomendado, porque pode deixar a cerâmica fosca.

Depois de todas essas dicas, já está convencido de que a cerâmica é o melhor revestimento para quartos com umidade? Então, compartilhe este artigo com os seus amigos para que eles também fiquem por dentro das vantagens desse produto!