Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Conheça 4 tecnologias para ajudar a cultivar plantas em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Diariamente surge uma nova tecnologia para facilitar nossa rotina. Aparelhos e aplicativos otimizam a vida pessoal e profissional, e na área da botânica e da jardinagem não é diferente.

Já é possível encontrar alternativas para quem não entende do assunto ou não tem tempo de se dedicar.

Por isso, separamos algumas tecnologias para ajudar a cultivar plantas, desde vasos com sensores até aplicativos com dicas de cultivo.

Também fizemos uma lista de espécies que não necessitam de tantos cuidados. Confira!

1. iGrow

Sem tempo para regar suas plantas? Fique tranquilo, pois já existe um vaso que faz isso sozinho. A água fica armazenada na base e, sempre que precisar, a planta absorverá o líquido.

2. PlantLink

Quer verificar as condições do solo e saber se a planta precisa de água? Isso é possível por meio de um sensor colocado na terra e outro que recebe as informações.

3. Sensor Koubachi

Esse sensor mede a luz, a água e a temperatura da terra. Quando a planta necessita de atenção, ele envia dados para um dispositivo iOS ou para sua página de cadastro.

4. Aplicativos sobre plantas

Se o assunto é tecnologia, os aplicativos não poderiam ficar fora dessa. Por isso, separamos dez deles que ajudam você a tomar conta de suas plantas, com alertas e orientações na palma da mão. Veja abaixo.

Gardenia Plant Organizer

Aproximadamente 90 mil espécies estão cadastradas nele. Encontre informações e dicas de cuidados sobre cada uma delas.

Gardening Toolkit

Além de agendar os cuidados com suas plantas, o app tem um banco de dados com cerca de mil espécies e orientações sobre elas.

Grow planner

Nesse aplicativo, você informa o espaço disponível para o seu jardim e as plantas que pretende ter. Assim, ele vai mostrar a melhor maneira de plantio.

Guia Salad

Você tem vontade de ter uma horta? O Guia Salad dá dicas de vaso, o que plantar, umidade, rega, e ainda conta quais são os materiais necessários.

MeuJardim

Com as plantas que você já tem ou pretende adquirir, o aplicativo cria tarefas para o cuidado de cada uma, como frequência para adubação, poda e replantio. Ative também um alarme para irrigação, de acordo com sua localização, tipo de vaso e necessidade do solo.

Minha horta

Nesse aplicativo você vai encontrar instruções de cultivo e manejo de hortaliças, vegetais e temperos, além de poder compartilhar ideias, experiências e dúvidas.

Plantit

Com aproximadamente 30 espécies, esse app dá detalhes sobre cultivo e traz um calendário com períodos do ano mais adequados para plantio e colheita.

Plantix

Esse aplicativo identifica doenças e tratamentos orgânicos e convencionais para hortaliças. Basta enviar uma foto.

PlantNet

Envie a foto de uma planta e, com base em um banco de dados de mais com quatro mil espécies, saiba quais são suas principais características.

WaterMe – Gardening Reminders

Nesse aplicativo, é possível criar uma lista de notificações para lembrar você de cortar, regar e fertilizar suas plantas.

Plantas que não precisam de muitos cuidados

Está sem tempo, sempre esquece de cuidar ou mora em apartamento e acha que as plantas não sobreviveriam? A boa notícia é que existem espécies para ambientes internos que não exigem tanta atenção. Veja algumas a seguir.

Antúrio

Precisa de rega uma vez por semana no inverno e de três a quatro vezes no verão; necessita de iluminação indireta.

Begônia

Não pode ser exposta à luz solar direta e precisa ser regada pelo menos a cada quatro dias. Mantenha-a longe de ambientes pouco iluminados e com ar-condicionado.

Cactos

Por acumularem água, os cactos são capazes de resistir a um longo período de seca. Opte por vasos de fácil drenagem para que as raízes não apodreçam. Para irrigação de vasos pequenos, por exemplo, a indicação é colocar de uma a duas colheres de água. Caso tenha dúvidas, espete um palito na terra; se sair seco, é hora de regar.

Suculentas

Precisam luz solar indireta e pouca rega, por armazenarem água. Molhe-as duas vezes por semana no verão e, no inverno, de uma a duas vezes.

Viu como é simples ter plantas? Elas fazem a diferença na decoração e, mesmo que não tenha tempo ou não saiba como cuidar, agora você pode utilizá-las sem medo. Com essas tecnologias para ajudar a cultivar plantas, você vai saber quais cuidados são necessários para cada tipo e quando é hora de dar atenção às suas plantinhas.

Se quiser ter mais verde em casa com menos trabalho, veja o post que preparamos sobre plantas artificiais.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida