Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Alerta de tendência! Saiba como usar suculentas na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Ter plantas em casa traz mais charme e vida a qualquer ambiente. Mas muitas pessoas desistem de cultivá-las devido à falta de espaço e do cuidado diário que exigem. Se esse é o seu caso, está na hora de se render e começar a usar suculentas na decoração do seu lar.

Elas são lindas, consomem pouca água e estão disponíveis em diversos tipos, formatos e tamanhos. Hoje, vamos dar algumas dicas de como manter as simpáticas plantinhas dentro de casa e como colocá-las em cada cômodo e deixar sua decoração cheia de estilo.

1. Terrários: para espaços grandes e pequenos

Os terrários são feitos em recipientes de vidro onde é possível criar um habitat favorável às suculentas e outras plantas variadas, formando um minijardim. Por serem plantas que se adaptam bem a esse tipo de espaço, a manutenção é fácil de ser feita e o resultado é incrível.

Você pode escolher as espécies que mais gosta, o tamanho da floreira e montar seu próprio terrário. Para isso, basta escolher onde você vai montar (pode ser um aquário inutilizado, uma garrafa, um copo ou um recipiente próprio), elementos de drenagem, como seixos e cacos de telha, carvão vegetal, areia grossa, substrato para crescimento de suculentas, mudas das espécies e musgos para decorar.

Essa é uma alternativa excelente para decorar sala, quartos e até mesmo lavabos, dando um toque de delicadeza aos espaços. Outra ideia interessante é fazer vários terrários pequenos e pendurá-los em divisórias de ambientes.

2. Vasos: de todos os tipos

Os vasos da sua suculenta podem ser de barro, plástico, metal e até espelhados. Além deles, é possível optar por cachepôs e xícaras. Acomodadas em recipientes estilosos, essas espécies são perfeitas para enfeitar prateleiras, mesas laterais, ou a pia dos banheiros. Os modelos de barro são ideais para ambientes externos, como varandas e jardins.

3. Suculentas em miniatura: para presentear

Ao receber amigos em casa ou fazer uma comemoração, como aniversário ou bodas, que tal presentear os convidados com suculentas? É possível encontrá-las em lojas especializadas já em pequenos vasos. Se preferir, você pode customizar as peças com nomes ou o motivo da festa. Elas também ficam uma graça na decoração da festa, expostas em armários de vidro na recepção, em bandejas ou sobre as mesas.

4. Jardim suspenso: para ambientes externos

Quem mora em apartamento sabe como é difícil encontrar espaço para criar uma decoração diferente e sair do convencional. Para isso, aposte nos jardins verticais com as suculentas e veja o resultado incrível que elas trazem à sua varanda.

Você pode colocá-las sobre uma caixa de madeira presa à parede ou em prateleiras e escadas decorativas. Existem também terrários com alças exclusivas para prender as plantas ao teto e deixá-las pendentes. O resultado é mais vida e criatividade em sua área externa.

5. Vasos de chão: um charme para a sala

Em salas com estilo rústico, os vasos de chão repletos de suculentas trazem um efeito especial ao ambiente. Mas fique atento: as plantas não toleram ambientes com sombra em demasia. Por esse motivo, é preciso encontrar um cantinho iluminado para colocá-las.

Versáteis, as suculentas se adaptam bem em muitos ambientes internos e deixam tudo mais bonito. Por causa de suas folhas carnudas, elas armazenam água e só precisam ser regadas uma vez por semana no verão, e duas vezes por mês no inverno.

E então? O que achou das nossas ideias de como usar as suculentas na decoração? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a inspirar seus amigos!