Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
como cuidar de orquídeas

Como cuidar de orquídeas em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Orquídeas são flores lindas e estão sempre presentes em decorações de bom gosto. Mas é comum não conhecer tão bem essas plantas e não saber como cuidar delas adequadamente. Você sabia, por exemplo, que elas florescem apenas uma ou duas vezes por ano?

Entre algumas curiosidades, essas flores podem ser cultivadas em quase todos os cantos do mundo, mesmo que não sejam nativas da região — menos na Antártida, já que temperaturas extremamente baixas não favorecem o seu crescimento. Existem diversas espécies de orquídeas e algumas até apresentam características peculiares: uma delas, por exemplo, exala um perfume semelhante ao cheiro de chocolate.

Como cultivar e cuidar dessas plantas tão especiais? Para ajudar você nesta tarefa, explicaremos a seguir os passos mais importantes, começando pela identificação correta da espécie. Acompanhe e saiba como valorizar seus ambientes com essas flores diferenciadas!

Como identificar a espécie de orquídea?

como cuidar de orquídeas

É muito importante reconhecer qual é a espécie da orquídea para entender em que ambiente ela crescerá mais saudável e que cuidados requer

Antes de escolher suas orquídeas, é importante saber reconhecer cada tipo, uma vez que elas podem crescer em vários habitats: florestas, montanhas, desertos, pântanos etc. Todas pertencem à família Orchidaceae e, só no Brasil, existem mais de duas mil espécies nativas: aqui, temos uma das maiores diversidades em orquídeas das Américas e do mundo!

Algumas plantas são extremamente pequenas, enquanto outras alcançam alturas de mais de 4 metros. Como exemplo de espécies brasileiras, podemos citar a Cattleya walkeriana, que tem esse nome em homenagem a Edward Walker, que a descobriu nas margens do Rio São Francisco, em Minas Gerais, por volta de 1839. Ela exala um cheiro semelhante à canela e é conhecida como flor-das-noivas, flor-de-maria ou flor-de-inverno.

Graças à adaptação, as orquídeas de modo geral crescem em qualquer clima. Contudo, é preciso ter conhecimento da sua origem para que você favoreça o crescimento e a saúde da orquídea com os cuidados adequados para cada situação. Por isso, é essencial buscar informações a respeito das espécies que você tem em casa.

Você consegue identificar a orquídea por meio das suas folhas. Isso porque nem sempre teremos a flores presentes como parâmetro para classificá-las. Veja o que considerar:

  • observe a cor e o formato da folha. A da orquídea tipo cattleya, por exemplo, costuma ser de um verde médio, enquanto a paphiopedilum (ou orquídea-sapatinho) apresenta uma folhagem malhada, com manchas em diferentes tons;
  • confira a espessura da folha, assim como seu tamanho, pois as folhagens mais grossas e duras necessitam de mais luz solar para fazer a fotossíntese e se desenvolver;
  • acompanhe o padrão de crescimento das folhas. Enquanto a orquídea Brassavola tem folhagem grossa, que cresce do rizoma central, a orquídea-da-praia tem níveis diferenciados de folhas, alcançando pontos mais altos.

Por fim, compare as folhas das suas orquídeas com fotos, tanto em livros quanto na internet, para analisar e excluir opções de espécies. Desse modo, você consegue identificar com mais precisão qual é a espécie que tem em casa e saber quais são os cuidados recomendados para cada planta.

Como cuidar de orquídeas?

Depois de saber a procedência das suas orquídeas, basta seguir corretamente as dicas direcionadas para cada espécie. Os cuidados a seguir costumam ser comuns à maioria delas. Confira!

Utilize substratos de qualidade

como cuidar de orquídeas

É muito importante plantar a orquídea com um substrato que oferece benefícios para a flor

Uma planta como a orquídea precisa de substratos, que são responsáveis por suprir as necessidades que ela não consegue obter naturalmente — como quando a flor não é capaz de reter água ou de se fixar firmemente em um ponto de apoio. Portanto, vale investir em:

  • britas: facilitam a drenagem e o enraizamento;
  • cascas de pinheiro: retêm a umidade e otimizam a adubação, além de simularem um ambiente natural para as espécies que crescem em árvores rugosas;
  • carvão vegetal: ajudam na drenagem;
  • cascas de peroba: são duráveis e retêm pouca água;
  • caroços de açaí: retêm a umidade;
  • cascas de macadâmia: estimulam o crescimento de raízes;
  • fibras de coco: absorvem a umidade e são muito utilizadas em atividades agrícolas e cultivos caseiros;
  • pedras: atuam na drenagem do solo, principalmente no fundo de vasos.

Escolha o substrato que oferece mais benefícios para sua orquídea. Se ela precisa de muita água, aposte naqueles que retêm mais líquido. Caso contrário, adote as opções que contribuem para uma boa drenagem.

Evite pragas e doenças

Dificilmente você encontrará uma planta exótica como a orquídea que não sofra com pragas e doenças. Entre os cuidados nesse sentido, é importante manter uma planta a uma certa distância da outra e, em caso de mudas novas, deixá-la em quarentena antes de juntá-la aos demais vasos ou terrários.

Use recipientes adequados

como cuidar de orquídeas

A escolha do recipiente certo na hora de plantar a orquídea favorece a saúde da flor

As orquídeas são plantas que dependem bastante da sua base. Por isso, o ideal é pendurar as espécies criadas em árvores (epífitas) e plantar as espécies terrestres em vasos. Considerando isso, cuide para que suas bases sejam de um material que favoreça a saúde da flor, como:

  • vasos de barro: têm ótima drenagem e são duradouros;
  • vasos de cerâmica: são resistentes e arejados;
  • cachepôs ou vasos pendurados: são recomendados para que as raízes se desenvolvam melhor;
  • troncos de árvores rugosos: são ótimos para cultivar espécies fixadas em árvores.

Acerte na quantidade de regas

A rega inadequada é uma das causas mais comuns para que as orquídeas morram. Isso acontece porque a maioria das pessoas não sabe se deve colocar água diariamente ou manter a planta seca por alguns dias. O ideal, na verdade, é conferir a umidade do solo ou da base com frequência — isso pode ser feito com o dedo, com um palito ou um lápis de madeira.

Se a sua orquídea está seca, regue a planta durante o dia, para que ela não passe a noite molhada. Essa é uma estratégia eficaz para que as raízes não apodreçam. Também é interessante utilizar água morna e regar apenas as raízes — não molhe as folhas ou pétalas das flores, assim, você evita o surgimento de fungos ou bactérias.

Regule o tempo de exposição ao sol

como cuidar de orquídeas

Cuide do local onde a orquídea ficará. Algumas espécies devem ficar expostas à iluminação natural para que recebam a quantidade necessária de sol

A sua orquídea também precisa de atenção em relação à iluminação natural — é uma das melhores flores para ambiente interno. A maioria das espécies, por exemplo, requer exposição indireta ao sol. O motivo é que, na natureza, essas plantas se mantêm protegidas pelas folhas e galhos das árvores.

Pensando nisso, procure um espaço que receba um pouco da luz solar e, ao mesmo tempo, tenha sombra. Também é válido conferir se as folhas estão com uma coloração verde-escuro. Caso isso esteja acontecendo com a sua planta, é sinal de que falta luz: ela vai começar a aumentar a produção de clorofila para captar mais iluminação. Agora, se a orquídea apresentar folhas mais amareladas, isso indica o contrário: ela está começando a queimar.

A temperatura também é um fator a ser considerado, uma vez que certas espécies vivem melhor em climas frios, enquanto outras são mais propícias para lugares quentes — como as brasileiras, que nascem em regiões tropicais.

De qualquer forma, uma temperatura muito alta pode desidratar a planta e até matá-la, enquanto a temperatura muito baixa tem a capacidade de fazer a orquídea “entrar em repouso” ou ficar mais fraca, com um ano ou mais sem florir.

Escolha um local adequado para o cultivo

Considerar a iluminação é fundamental para que você escolha o melhor lugar para deixar a sua orquídea. As espécies que gostam de receber mais luz podem ficar perto das janelas, por exemplo, enquanto as epífitas preferem uma barreira com sombra.

Se você preferir decorar seus ambientes com um vaso de orquídea, lembre-se de considerar as direções: as janelas ou outras entradas de luz natural ao norte são mais ensolaradas; ao leste, recebem mais sol pela manhã; ao oeste, precisam de alguma proteção para não aquecerem demais o espaço.

Em ambientes fechados, uma dica interessante é posicionar a sua orquídea mais próxima de aquários ou umidificadores, assim como em banheiros, para que ela não fique desidratada. Contudo, não deixe a planta em áreas com incidência de ventos fortes, a fim de não prejudicar suas flores, que são muito delicadas e se soltam facilmente.

Certos cuidados com as plantas são o que as mantêm saudáveis e bonitas por mais tempo. As orquídeas são um bom exemplo disso e, seguindo essas dicas, suas espécies podem durar muito. Portanto, adote as melhores práticas para cuidar dessas plantas e acrescente valor à sua decoração no estilo urban jungle com as flores mais exóticas que puder.

Gosta de se atualizar frequentemente com conteúdos relacionados a decoração e paisagismo? Então, não vá embora antes de assinar a nossa newsletter e receba mais artigos exclusivos como este que acabou de ler!