Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
flores da primavera

Aproveite as flores da primavera e crie lindos arranjos para sua casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O Brasil é conhecido por abrigar regiões com os mais variados climas. Mas após a passagem do inverno, seja ele intenso ou ameno, todo o território é presenteado com a beleza e o encanto das flores da primavera.

É nessa estação que muitas plantas iniciam o período de reprodução, exibindo suas cores sobre pétalas que, combinadas a folhagens e outros recursos, resultam em lindos arranjos naturais.

Vale a pena aproveitar a diversidade de tons, formas e texturas que essa época do ano proporciona. Pensando nisso, fizemos uma seleção com algumas espécies para você enfeitar sua casa.

As flores da primavera

Há opções para todos os gostos, mas determinadas flores são mais indicadas para compor adornos por causa das suas características.

Rosa

flores da primavera

Sala de estar contemporânea em tons neutros, com parede revestida de Metrô Carrara Statuário e piso Urbana Cinza. Para combinar com esse ambiente, nada melhor do que um delicado arranjo de rosas

Vermelhas, brancas, amarelas… É difícil eleger a tonalidade mais bonita para essa flor que encanta as pessoas em diversos contextos, como cerimônias, manifestações artísticas e momentos especiais.

Com um perfume inconfundível, não é à toa que a rosa é considerada a rainha das flores. Algumas variedades são comestíveis, enquanto outras têm propriedades medicinais. Mas uma coisa é certa: todas são capazes de trazer mais beleza para a sua residência.

Orquídea

flores da primavera

A cozinha também é um ótimo ambiente para receber flores na decoração. Por ser um espaço constantemente utilizado, por que não trazer um pouco de alegria na decoração? Você pode fazer isso escolhendo um revestimento para a parede como o Bárbara, da linha Decora Design, que são lindos mosaicos decorados, e acrescentar um vaso de orquídea roxa

Apesar da delicadeza, essa flor é muito resistente e não demanda tantos cuidados para manutenção. É possível encontrá-las em cores puras, em versões mescladas e até variedades obtidas a partir de transformação genética.

As orquídeas, em geral, gostam de umidade e calor, por isso, são consideradas ótimas plantas para banheiro. Isso significa que não terão problema com a presença de vapor e com as mudanças de temperatura causadas pelo chuveiro.

Gérbera

Essa opção é perfeita para quem procura flores da primavera em uma ampla cartela de cores. Com aparência semelhante à da margarida, a gérbera pode ser encontrada em mais de 20 tonalidades, que variam do branco ao vermelho intenso.

Outro ponto a favor dessa espécie é a sua capacidade de viver em diferentes tipos de solos, o que facilita o cultivo tanto em jardins amplos quanto em vasos e floreiras.

Hortênsia

Cada vez mais presente na decoração de residências e espaços para eventos, essa flor se destaca por ter a predominância de cores frias. Suas pétalas podem apresentar desde variações de azul, passando pelo roxo ou lilás, até o branco.

A tonalidade da hortênsia varia de acordo com o PH do solo e, em alguns casos, com o tipo de clima da região em que foi cultivada. Isso significa que é possível obter flores com características distintas a cada ano.

Antúrio

Essa planta ornamental chama a atenção devido ao formato de coração. É bastante popular em projetos de paisagismo e sua preferência por sombra e iluminação indireta fazem com que seja uma das melhores flores para ambientes internos.

A coloração dos antúrios varia entre opções claras (como branco, rosa e salmão) e tonalidades mais fortes, que vão do vermelho ao marrom-escuro.

Girassol

Apesar de ser associada ao sol forte do verão, essa espécie começa a florescer na primavera e pode manter sua beleza intacta por vários meses do ano. Marca registrada do girassol, o tom amarelo vivo leva mais alegria aos ambientes residenciais.

As variedades maiores podem atingir até 3m de altura, sendo ideais para ornar áreas externas. Já as versões menores são perfeitas para complementar a decoração de interiores.

Dicas para montar arranjos e enfeitar a casa

flores da primavera

Excelente espaço integrado de sala de estar e jantar. A janela ampla contribui para a entrada de luz natural no ambiente, deixando em evidência os detalhes em madeira e o piso revestido de Ilhéus Canela, da linha Tropicália. O arranjo de gipsófilas na mesa de jantar dá um toque primaveril e traz leveza para a decoração

As flores da primavera podem ser utilizadas de diversas maneiras para compor enfeites exclusivos. Se você procura ideias para se inspirar, fique de olho nas dicas que preparamos.

Definição do estilo

O primeiro passo para montar um arranjo adequado ao ambiente é pensar em um estilo específico. Reflita: seu objetivo é obter um enfeite ousado ou mais discreto? Para todas as preferências, há uma solução.

A combinação de flores em diversos tons, por exemplo, é uma boa forma de criar pontos focais em uma sala com revestimentos claros. Você pode usar cores análogas (como o trio rosa, vermelho e laranja) ou complementares (como o amarelo e o violeta).

Já um arranjo monocromático pode ficar muito elegante e acrescentar informação a espaços minimalistas. Nesse caso, a dica é apostar em flores que tenham as mesmas cores, mas em diferentes intensidades. Um bom exemplo é usar uma hortênsia azul-claro com uma orquídea azul-escuro.

Escolha do vaso

O suporte escolhido para abrigar as flores da primavera também impacta o resultado do arranjo e deve ser pensado com cuidado. Afinal, seu formato e acabamento precisam harmonizar com os elementos presentes no ambiente.

Um espaço com estética vintage pede louças e objetos de épocas passadas. Logo, pode ser interessante enfeitá-lo com rosas dispostas dentro de bandejas, xícaras ou bules antigos. Ao trocar esses recipientes por copos lisos de vidro ou de cristal, você altera a aparência para algo mais contemporâneo.

As dimensões do suporte também devem se adequar ao comprimento dos ramos e ao diâmetro das plantas. Isso significa que espécies com pétalas arredondadas ou que formam buquês largos, como as hortênsias, ficam melhores quando apoiadas sobre cestos baixos.

Girassóis com caules longos, por outro lado, podem ser colocados em vasos altos e estreitos para que fiquem apenas com as flores para fora. Imagina que incrível cobri-los com um cachepô de vime ou cipó torcido? O amarelo aliado a materiais naturais imprime um ar rústico.

Adição de acessórios

Itens complementares ajudam a finalizar os arranjos e deixá-los mais atrativos. Estamos falando de recursos que podem ser acrescentados aos ramos floridos ou na base do suporte — caso ele seja composto por uma camada de terra, areia ou outro substrato.

Gramíneas, musgos, cascas de árvore e até conchas são ótimas opções para forrar os recipientes já preenchidos com as flores. Caso você prefira usar plantas dentro de utensílios com água — gérberas duram até uma semana dessa maneira —, a dica é complementar o arranjo com folhagens ou galhos secos.

Outros acessórios interessantes são os laços, fitas e papéis decorativos. Esses materiais funcionam como enfeite para vasos, cestas e gaiolas. Inclusive, embrulhar uma bela orquídea ou outra espécie ornamental pode ser uma maneira criativa de presentear alguém.

Posição do arranjo

flores da primavera

Já pensou em levar a primavera para dentro do quarto? Um arranjo de flores é capaz de deixar o ambiente leve e com um toque de natureza. Para compor a decoração, o piso revestido de Avelana Champagne, da linha Mediterrânea, deixa o espaço visualmente harmonioso por contrastar com o branco dos móveis

O local perfeito para exibir um arranjo depende de vários fatores. Primeiro você precisa considerar o espaço disponível. Ambientes compactos, como áreas de serviço, banheiros e lavabos, pedem soluções práticas. Nesses lugares, dispor as flores sobre nichos e prateleiras instaladas nas paredes é uma ótima opção.

Salas, quartos e cozinhas concentram móveis amplos e superfícies com dimensões generosas para apoiar os arranjos. Logo, vale aproveitar tampos de bancadas, mesas, aparadores, estantes e cômodas.

Nas áreas externas, o ideal é usar recipientes maiores, que possam permanecer no piso. Floreiras de concreto e vasos de cerâmica funcionam bem porque são resistentes à ação das intempéries.

Outro aspecto a considerar na escolha da posição é a segurança. Plantas como o antúrio são tóxicas e devem ser mantidas longe de crianças e animais domésticos. O mesmo cuidado vale para recipientes que possam cair e quebrar em pedaços cortantes.

Seguir esses passos é uma boa forma de começar a testar o potencial de diferentes flores da primavera. Esperamos que você aproveite as sugestões de espécies para elaborar seus futuros arranjos e deixar cada ambiente da casa mais bonito.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas conheçam essas dicas e se inspirem com a estação mais florida do ano!