Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
grades para janela

Grades para janela não precisam ser sem graça! Veja 5 modelos para se inspirar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As grades para janela potencializam a segurança residencial por protegerem a casa contra a invasão de estranhos. Além disso, evitam que crianças e pets tenham contato com a área externa quando não estão acompanhados de um responsável.

Mas as funções dessas estruturas não param por aí. Como são fabricadas com diferentes materiais e apresentam estilos variados, as grades também complementam o visual interno ou as fachadas. Se bem escolhidas, podem agregar valor estético às construções e torná-las mais interessantes.

Você sabe como encontrar o modelo ideal? Se ainda tem dúvidas, está no lugar certo! Listamos várias dicas para ajudar na seleção das grades com orientações para a conservação. Aproveite!

Tipos de materiais e cuidados

O primeiro passo para encontrar a grade certa é pensar no material utilizado em sua composição. Afinal, para cada modelo há cuidados específicos com relação à limpeza e manutenção. Confira mais detalhes sobre os principais tipos.

Madeira

grades para janela

Janela de madeira rústica

Não é comum encontrar grades para janela com essa matéria-prima, talvez pelo fato de muitas pessoas associarem a madeira a algo frágil. No entanto, o material é ótimo para quem deseja um aspecto mais natural e aconchegante.

Para estender a vida útil desse modelo é importante aplicar verniz com filtro solar ou stain em toda a superfície. Duas ou três camadas de produto são suficientes para proteger a madeira contra as intempéries. A limpeza consiste em passar um pano seco ou, em caso de sujeiras impregnadas, uma esponja umedecida em água com um pouco de detergente neutro — sempre remova o sabão por completo ao finalizar.

Ferro

grades para janela

Janela rústica com grade de ferro

Bastante tradicional, é um dos preferidos quando o assunto é grade de janela. Sua principal vantagem é a alta resistência, apesar de ser menos acessível quando comparado a outros materiais do mercado. Além disso, o ferro exige cuidados redobrados porque tende a oxidar com o tempo.

A limpeza pode ser feita com água e detergente, mas é importante se certificar de que todos os líquidos e produtos foram removidos antes de aguardar a secagem da estrutura. Afinal, restos de poeira, água e químicos comprometem a material, que tende a enferrujar.

Se fizer a manutenção em um dia úmido, procure agilizar a secagem com o auxílio de uma toalha. Caso encontre pontos de ferrugem, passe uma lixa em torno da área atingida e repita o processo de limpeza. Em seguida, aplique duas camadas de primer para proteger o ferro.

Alumínio

Leve e acessível, é um material com ótimo custo-benefício para usar nas janelas. Também se destaca por não sofrer oxidação, mas pode amassar ou deformar com facilidade. Para limpar grades feitas de alumínio você pode usar bastante água corrente, sem problemas.

Na necessidade de uma higienização reforçada, experimente aplicar um pouco de detergente ou um limpador especial para alumínio — leia as instruções do rótulo para não errar nas proporções. Finalize o processo enxaguando todas as partes da estrutura, a fim de eliminar qualquer resquício de produto.

Inox

grades para janela

Fachada de uma casa aconchegante

Assim como o alumínio, é um material acessível e inoxidável. Também se destaca pela longa durabilidade e por apresentar bastante brilho, o que pode ser uma vantagem em projetos que demandam um visual moderno.

O processo de limpeza das estruturas de inox é o mesmo utilizado nas grades de alumínio. Em todo caso, é fundamental priorizar equipamentos macios (esponja, pano de microfibra) e evitar materiais abrasivos que possam arranhar o material.

Principais modelos de grades para janela

Simples ou trabalhada, com linhas horizontais ou verticais, cada grade tem uma característica que pode ser aproveitada na composição das suas janelas. Separamos os principais tipos existentes para que você identifique o modelo ideal.

1. Moderna

As grades que seguem esse estilo têm uma pegada minimalista, ou seja, apresentam linhas puras e poucos detalhes. Modelos com barras retas percorrendo um único sentido são bons exemplos. Também é possível encontrar versões com formato de cilindro, como se fossem pequenos tubos.

A vantagem desse tipo de estrutura é que ela harmoniza com diferentes estilos arquitetônicos. Inclusive, é uma ótima opção se você tem belas janelas e quer mantê-las em evidência, já que se trata de uma grade discreta que não chama a atenção.

2. Marroquina

grades para janela

Detalhes de uma janela com grade Marroquina

Esse modelo encanta à primeira vista por conta dos inúmeros detalhes. Geralmente concebidas em ferro fundido, as grades marroquinas são bastante elaboradas. Isso significa que apresentam contornos bem definidos e ornamentos em forma de flores, arabescos e outras figuras.

As linhas sinuosas predominam nesse estilo, que cai bem em projetos com ar romântico ou retrô. O visual colonial também contribui para uma atmosfera clássica e elegante. Há, inclusive, modelos equipados com espaço para floreiras, que deixam a composição ainda mais delicada.

3. Quadriculada

Esse tipo de grade causa um impacto maior por apresentar barras que se cruzam em diferentes sentidos. As mais comuns formam pequenos quadrados a partir da sobreposição de linhas horizontais e verticais. Também há modelos com diagonais que compõem mini diamantes.

É a solução perfeita para casas contemporâneas ou com uma aparência robusta. Quanto mais próximas as barras estiverem umas das outras, mais fechada será a trama e, portanto, mais evidente a grade. Não é à toa que o modelo lembra os tradicionais muxarabis da arquitetura árabe.

4. Móvel

A rotina moderna exige praticidade e um pouco de flexibilidade. Isso explica porque as grades móveis vêm ganhando destaque nas residências. Ao contrário das fixas, apresentam estruturas que se movem para permitir máximo proveito da abertura e do vão das janelas.

Muitas podem ser dobradas como se fossem folhas sanfonadas, outras abertas do mesmo modo que as janelas. São ótimas para quem gosta de alterar a configuração dos ambientes de acordo com a necessidade, sem abrir mão da segurança no dia a dia.

5. Colorida

grades para janela

Janela com detalhes colorido em amarelo

Nem sempre o acabamento dos materiais citados (madeira, ferro, inox e alumínio) combina com a estética da fachada ou dos ambientes internos. Nesses casos, o uso de grades coloridas se torna uma excelente alternativa.

Algumas já vêm prontas, ou seja, podem ser adquiridas em azul, vermelho, amarelo etc. No entanto, se a tonalidade que você deseja não está disponível, a dica é pintar a estrutura com tinta.

Mas atenção: é importante observar o tipo de material antes de buscar um produto que possa tingir a superfície adequadamente. Dependendo do caso, também é preciso adquirir equipamentos específicos — as estruturas de alumínio, por exemplo, requerem pintura especial aplicada com compressor.

E então? Conseguiu identificar qual das grades para janela mais combina com o estilo da sua casa? Lembre-se de que é possível unir características de diferentes modelos e, inclusive, materiais na mesma estrutura. O importante é encontrar uma solução que agrade e seja capaz de valoriza o imóvel.

Se curtiu o conteúdo deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Outras pessoas certamente vão tirar proveito das dicas e sanar dúvidas sobre o assunto!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida