Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Descubra o que é cerâmica tradicional e seus principais usos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A escolha do piso de um ambiente é uma parte gostosa da reforma ou construção. As pessoas se encantam com cores, texturas, tamanhos e tantas outras características. Além disso, as diversas opções disponíveis no mercado também merecem destaque.

Tudo depende diretamente do cômodo em que ele será instalado. É preciso estar atento a pontos importantes, como se o local é considerado área molhada ou se é um ambiente interno ou externo. Mas uma coisa é certa: a versatilidade é uma das principais vantagens desse tipo de piso.

Ficou interessado pelo assunto? Então, leia nosso artigo e descubra o que é a cerâmica tradicional e quais são os seus principais usos. Não perca!

Quais são as vantagens de usar cerâmica tradicional em casa?

Uma das principais vantagens da cerâmica tradicional é o fato de ela ser versátil e, ainda, conseguir dar um toque especial nos ambientes em que é instalada. Sua resistência também é um ponto positivo.

Existem ainda outras características que a cerâmica tradicional apresenta, como:

  • resistência à ruptura;
  • resistência mecânica;
  • dilatação térmica.

A resistência à ruptura é o índice que demonstra a capacidade da cerâmica de evitar quebras, dependendo exclusivamente do material e da espessura de cada tipo de piso.

A resistência mecânica, por sua vez, diz se a cerâmica aguenta fortes impactos. Esse indicador é fundamental, principalmente para pessoas que desejam revestir áreas onde haverá a atuação de cargas pesadas.

A resistência à abrasão está relacionada com o desgaste natural da peça devido ao trânsito de pessoas. Esse indicador é classificado em abrasão superficial ou abrasão profunda, se relacionando com o PEI.

A dilatação térmica é aumento do tamanho da peça por conta do excesso de calor. Esse tipo de movimento deve ocorrer sem maiores danos.

Por fim, mas não menos importante, devemos destacar o conforto térmico e as inúmeras possibilidades estéticas. Existem diversos tipos de piso cerâmico, que podem ser aplicados em diferentes ambientes. Além disso, esse piso é fácil de limpar, evitando o uso de produtos pesados e, consequentemente, reduzindo custos com essa atividade. Pense nisso!

Qual é a diferença entre a cerâmica tradicional e o porcelanato?

Muitas pessoas acreditam que porcelanato e cerâmica são a mesma coisa, mas não são. Existem diferenças desde o processo de fabricação.

A cerâmica é produzida com argila, formando uma combinação entre dois a quatro tipos, divididos em 70% de argila e 30% de rocha. Já o porcelanato é formado por fragmentos de pedras, cuja proporção é inversa à da cerâmica: 70% de rocha e apenas 30% de argila.

O tamanho também é bem diferente. Na cerâmica, o comum é 60×60cm, enquanto o porcelanato pode atingir até 1×3m.

Apesar das características únicas de cada peça, é válido ressaltar que o uso de cerâmica tradicional ou porcelanato não apresenta grandes diferenças em residências.

É possível encontrar peças belíssimas de ambos os tipos, aliando sofisticação e traços de usabilidade para todos os ambientes. Então, o ideal é analisar o que se encaixa melhor em seu lar.

O que são cerâmicas do tipo A, B e C?

Antes de escolher qual modelo de cerâmica a ser empregada, é preciso conhecer suas diferentes classificações.

Para garantir a qualidade do material, os fabricantes estabeleceram uma classificação com base no seu aspecto visual. Essas informações devem ser apresentadas na embalagem do produto.

Os tipos são:

  • Cerâmica tipo A, extrudadas: o processo de fabricação ocorre com o corpo conformado no estado plástico em uma extrusão, antes se der cortado. Existem dois tipos de corte: precisão e artesanal;
  • Cerâmica tipo B, prensadas: a placa cerâmica é conformada em prensas, por meio de uma mistura fina e moída;
  • Cerâmica tipo C: nesse grupo estão as cerâmicas produzidas por outros processos, que não os mencionados acima.

O que levar em consideração na hora de comprar uma cerâmica?

O processo de escolha da cerâmica pode parecer complicado. As pessoas costumam demorar a tomar uma decisão, por conta do investimento a ser feito e pelo tempo de uso do piso. Em outras palavras, uma má escolha pode ser prejudicial em vários aspectos, como em relação ao design do cômodo. 

A questão estética é importante, mas também é preciso analisar outros pontos. A confiabilidade da marca, por exemplo, é fundamental. Apostar em marcas desconhecidas ou de baixa qualidade pode ser um grande problema.

O ideal é procurar empresas com boa reputação, que já estejam há um tempo no mercado. Essa é uma maneira eficiente de garantir um produto de qualidade e que apresente um preço compatível. Produtos baratos demais podem ser ruins, causando prejuízos.

Por fim, mas não menos importante, contar com marcas de renome também é importante em relação à certificação do produto e ao fornecimento de informações corretas.

Infelizmente, os dados presentes na embalagem nem sempre são verdadeiros, mesmo com a devida fiscalização do governo. No caso de empresas renomadas, é mais fácil garantir a veracidade desses dados.

Como a cerâmica pode valorizar um ambiente?

A escolha de uma peça certa pode valorizar, e muito, um ambiente. Contudo, é preciso contar com a ajuda de profissionais, além de dar uma olhada nas redes sociais buscando verificar diferentes formas de utilização de um mesmo tipo de piso. Assim, é possível aliar estética, praticidade e design.

A versatilidade da cerâmica tradicional pode ser evidenciada pela variedade de produtos disponíveis no mercado. Por esse mesmo motivo, o ideal é entender onde cada tipo de peça deve ser utilizado. 

Independentemente do piso a ser escolhido, é fundamental pensar na usabilidade do cômodo em questão. Então, escute o que os especialistas estão dizendo sobre a cerâmica tradicional e preste atenção nas especificações técnicas.

Porém, na hora de escolher o design de uma peça, lembre-se de que o produto deve agradar, primeiramente, a você e à sua família, que vão usufruir do espaço. Nada como uma casa linda e aconchegante, não é?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre a cerâmica tradicional? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre rodapé e guarnição. Não deixe para depois!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida