Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Passo a passo: como fazer um aromatizador de ambientes caseiro

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Dada a rotina corrida em que vivemos, nosso lar, mais do que nunca, deve representar um verdadeiro espaço de descanso e relaxamento. Além de útil e funcional, toda a casa precisa ser acolhedora na medida certa — tanto para os moradores quanto para os visitantes. Mas como atingir esse cenário ideal?

A decoração é o que vem à nossa mente como resposta: uma boa iluminação, revestimentos aconchegantes, móveis confortáveis (como sofás, camas e poltronas) e as cores da parede em tons pastel, por exemplo, podem servir de artifícios para que o seu cantinho traga paz a quem estiver ali.

Mas é possível trabalhar com os outros sentidos, como o olfato. Um aromatizador de ambientes também impacta nas sensações de quem está no local.

Quer aprender a fazer um aromatizador de ambientes caseiro e incrementar a sua casa sem pesar no bolso? Então continue com a gente e saiba mais!

Como funciona um aromatizador de ambientes?

É fato que os aromas agem diretamente em nossos sentimentos, percepções e, ainda, em nossa saúde — ou seja, têm também uma ação física. E todos esses fatores podem se alterar dependendo do cheiro que você está sentindo.

É por isso que sentimos prazer quando cheiramos um perfume ou mal estar ao entrarmos em um banheiro sujo, por exemplo. Todos esses odores, ao atingirem os receptores de nosso cérebro, nos remetem a diferentes situações e reações.

Quando estamos muito estressados por conta de um dia atribulado, um cheirinho agradável pode fazer toda a diferença na hora do descanso e relaxamento. Muitas pessoas sabem disso e já fazem apostas em incensos ou aromatizadores em spray. Mas um difusor — ou aromatizador de ambientes — também é uma boa alternativa.

Seu maior diferencial é a duração: um difusor rende muito e mantém a casa perfumada durante todo o dia (sem precisar de mais reforços ou doses). Além disso, ele também pode fazer parte da decoração. É unir o útil ao agradável!

O funcionamento desse aromatizador de ambientes é simples. Basicamente, trata-se de um pequeno recipiente com uma essência, aberto e com longos palitos de madeira inseridos, com as pontas imersas no líquido. São esses palitos que fazem com que o aroma agradável se alastre pelo local.

Onde colocá-lo em minha casa?

Um aromatizador de ambiente pode ser usado em todos os cômodos, sem exceção. No entanto, ele tem uma função diferente em cada um dos locais. Entenda:

  • sala: serve para deixá-la cheia de conforto e comodidade, agradando, assim, as visitas;

    Royal Marfil, Pointer. Ambientes clássicos com um clima moderno

  • quarto: aqui, o ideal é que a essência escolhida não seja muito intensa e tenha função calmante, para auxiliar no sono;
  • banheiro: nos lavabos e banheiros, o aromatizador age para espantar odores desagradáveis;

Tendo esses aspectos em vista, é preciso conhecer as essências disponíveis para escolher aquela que funciona melhor em cada situação. Veja algumas a seguir:

  • canela: aumenta o apetite e reduz a sonolência;
  • capim-limão: é indicado para cansaço físico e falta de concentração;
  • lavanda: fortifica as defesas naturais do corpo e acalma (é excelente para ter uma noite de sono tranquila ou para quando se está ansioso);
  • patchouli: é bom para meditar e relaxar;
  • sândalo: reduz a ansiedade.

Lembre-se de que os óleos essenciais também têm propriedades fitoterápicas — e esse é um grande benefício de aromatizar sua casa.

Como fazer um aromatizador de ambientes caseiro?

Você já viu como funciona um aromatizador, quais seus principais benefícios e, ainda, descobriu alguns exemplos que podem funcionar para diferentes cômodos. Agora é hora de aprender a fazer o seu próprio difusor.

O aromatizador de ambientes caseiro também tem uma série de vantagens particulares. Além de ser algo totalmente personalizado — e, assim, você deixará sua marca dentro de casa —, ele é mais acessível. Que tal fazer vários para incrementar cada cantinho que desejar?

Confira o nosso passo a passo a seguir!

Materiais necessários

Para fazer um difusor — que, como explicamos, é aquele aromatizador de ambientes com palitinhos —, você vai precisar de:

  • um frasquinho de 200ml, preferencialmente de vidro (mas pode ser de plástico);
  • 100ml de água destilada;
  • 100ml de álcool de cereal — encontrado em qualquer farmácia;
  • 30 gotas do óleo essencial de sua preferência — você pode usar algum dos que listamos acima ou, ainda, pesquisar outros;
  • varetas de madeira — que são como palitinhos de churrasco, mas sem pontas. A quantidade vai depender do tamanho da boca do seu frasco, mas fica entre cinco e dez unidades.

Hora de montar

A montagem de seu aromatizador de ambientes caseiro é simples e bem rápida. Você consegue fazer facilmente, mas mantenha os ingredientes longe do alcance de crianças. Veja abaixo:

  • coloque no frasco, nesta ordem: o álcool de cereal, o óleo essencial e a água destilada;
  • feche o vidro e agite bastante;
  • deixe o recipiente com o líquido “descansar” por três dias, para a mistura agir. Caso contrário, a duração do cheirinho não será tão longa quanto pode ser;
  • abra o frasco e coloque todos os palitinhos.

Como manter e trocar

Para que o seu aromatizador de ambientes funcione com potência máxima, o ideal é que você dê uma mexida nas varetas de cinco em cinco horas. Não é necessário trocá-las, apenas mudá-las de lugar dentro do próprio frasco.

Mas caso você deseje alterar a essência, o ideal é retirar todo o conteúdo do interior, ferver o frasco e trocar os palitos. A mistura de aromas pode ser prejudicial — resultando em cheiros desagradáveis e, ainda, em dores de cabeça e alergias respiratórias.

Se preferir, pode utilizar o mesmo passo a passo para montar um aromatizador de ambientes caseiro em spray. Basta trocar os palitos por uma tampa com pulverizador. Nesse caso, o cheiro dura menos, mas é possível borrifar sempre que for necessário — tomando cuidado para não exagerar, é claro.

E aí, gostou de conferir como fazer um difusor caseiro supercheiroso, barato e funcional? Então não deixe de compartilhar a novidade nas redes sociais para que todos os seus amigos possam aprender também.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida