Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas para manter a casa perfumada durante todo o dia

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Além de facilitar a organização, uma boa faxina é essencial para manter a casa perfumada. O problema é que a sensação de frescor obtida com a limpeza logo vai embora e deixa a gente com saudade do cheirinho dos produtos.

Mas não precisa desanimar, viu? Com truques simples, é possível manter os ambientes aromatizados o dia inteiro. Veja abaixo cinco deles!

101663-5-dicas-para-manter-a-casa-perfumada-durante-todo-o-dia

1. Espalhar velas aromáticas pela casa

As velas aromáticas são perfeitas para perfumar residências. Diferentemente dos modelos tradicionais, elas são disponibilizadas em uma grande variedade de cores, tamanhos e formatos para complementar a decoração.

As velas podem ter efeito calmante ou energizante. Sendo assim, é importante adequar o modelo às necessidades de cada ambiente. Veja alguns exemplos para diferentes cômodos da casa:

  • salas: gerânio, lima, tangerina e grapefruit;
  • quartos: alecrim, lavanda, bergamota, cedro e sândalo;
  • cozinhas: hortelã, manjericão e laranja;
  • banheiros: pitanga, eucalipto, pinho e maracujá.

Você pode encontrar velas aromáticas nos principais mercados e lojas de decoração. Antes de acendê-las, experimente organizá-las em arranjos com flores ou ramos secos — mas sempre abaixo da altura da chama para não correr riscos.

2. Colocar sachês e pastilhas dentro dos móveis

A velha dica de manter sabonetes dentro dos móveis do quarto pode ser adaptada para outros ambientes da casa. Nesse caso, o ideal é utilizar pastilhas e sachês aromatizados, que são discretos e passam despercebidos nos cômodos sociais.

A boa notícia é que você pode adquirir os produtos prontos ou produzi-los em casa. Confira o passo a passo:

Sachê

Em um recipiente, misture ervas, flores e especiarias de sua preferência até encontrar o equilíbrio de aromas desejado. Amasse tudo até virar pó e distribua o conteúdo em pequenos saquinhos de algodão amarrados com cetim.

101665-5-dicas-para-manter-a-casa-perfumada-durante-todo-o-dia

Pastilha

Em um recipiente, misture pasta de gesso com água-de-colônia de sua preferência até obter uma massa firme. Deixe secar e corte a massa em vários pedacinhos.

Depois de prontos, coloque os sachês ou pastilhas dentro dos compartimentos e gavetas dos móveis. Para potencializar o aroma, não se esqueça de nenhum cômodo!

3. Manter a casa perfumada com produtos naturais

Os produtos naturais são ótimos aliados da limpeza doméstica porque ajudam a manter o aroma agradável por mais tempo. Para distribuí-los nos ambientes, você pode criar combinações dentro de um recipiente difusor ou borrifador. Veja como fazer:

Difusor

Em um pote de vidro, misture uma xícara de álcool, uma colher de sopa de cravo-da-índia e dez gotas de sua essência favorita. Adicione ao pote oito palitinhos de madeira para distribuir a fragrância aos poucos e de forma contínua. O difusor pode ser mantido sobre eletrodomésticos, prateleiras e estantes de diferentes cômodos.

Borrifador

Em um pote de vidro, misture 200 ml de sua essência favorita, 700 ml de álcool de cereais e 100 ml de água. Transfira a mistura para uma embalagem com borrifador e deixe descansar por três dias. Depois de pronto, você pode espalhar essa solução diariamente nos cômodos da casa.

4. Aplicar óleos e essências em esponjas

Quem gosta de discrição e praticidade pode improvisar aromatizadores com esponja ou algodão. Para isso, basta cortar esses materiais em pequenos pedaços e mergulhá-los em um recipiente com óleo perfumado ou essência.

Os pedaços embebidos nos produtos devem ser distribuídos em pontos estratégicos da casa para que fiquem escondidos. Pode ser embaixo do sofá da sala, entre os móveis, atrás de painéis e quadros ou qualquer outro cantinho que você achar interessante.

Essa solução também pode ser usada na área externa da casa para perfumar varandas, sacadas, salões de festa e áreas de churrasqueira.

101664-5-dicas-para-manter-a-casa-perfumada-durante-todo-o-dia

5. Finalizar a faxina com incensos

Nada melhor do que descansar o corpo e a mente após uma faxina pesada, certo? Pois você pode fazer isso com a queima de incensos especiais. Nesse momento, aposte em fragrâncias com potencial relaxante, como alfazema, camomila e citronela.

Incense stick. Aromatherapy

Incense stick. Aromatherapy

Para evitar a sujeira das cinzas, use um recipiente próprio para incenso e mantenha-o na mesa de centro da sala, sobre a cômoda do quarto ou em cima dos armários da cozinha.

Colocando apenas uma das dicas em prática, você já consegue manter a casa perfumada e convidativa para todos.

Quer mais dicas e novidades? Siga a Pointer no Facebook e no Instagram!