O armário de cozinha é um item indispensável na hora de organizar todos os utensílios e equipamentos deste espaço. Além da funcionalidade, esses móveis ajudam a decorar, adicionando cor e estilo.
Por isso, escolher corretamente os armários faz toda a diferença no resultado final do espaço. Para lhe ajudar, a Pointer separou algumas inspirações incríveis e várias dicas. Confira!
Inspirações de armário de cozinha
Na hora de escolher os armários de cozinha, é importante considerar os usos que você fará do espaço. Assim, terá uma ideia de quantos armários irá precisar, o tamanho deles, a quantidade de prateleiras internas e outros detalhes.
Além disso, não se esqueça da decoração. As cores e o estilo dos armários precisam combinar com o restante do espaço, especialmente com os revestimentos, criando unidade e harmonia.
Parece muito complicado? Então veja as ideias e dicas que a Pointer separou!
1. Clean em dois tons
Os armários brancos e amadeirados fazem uma combinação atemporal para uma cozinha clean e elegante. Ondinz Cinza no piso e Tear Branco na parede são revestimentos que contribuem para um ambiente mais iluminado e moderno.
Os armários em dois tons são tendência, ajudando a destacar o ambiente e a criar um ponto de contraste. Se você tem uma cozinha pequena ou adora o estilo mais clean e contemporâneo, pode investir em uma combinação neutra e atemporal.
Nessa ideia, o branco (que é uma cor clássica para os armários de cozinha) foi combinado com o amadeirado, o que trouxe um toque de aconchego e sofisticação.
Para a cozinha ficar mais clara, o armário branco foi usado na parte superior, pensando na funcionalidade.
O ambiente ficou bem iluminado, moderno e prático. É claro que os revestimentos cerâmicos ajudaram a criar essa unidade. Para isso, Ondina Cinza, da linha Ondina, foi usado na parede e Tear Branco, da linha Tear, no piso.
As cores claras ajudam a refletir a luminosidade e a deixar o espaço mais amplo. A textura leve de Ondina Cinza, por outro lado, adiciona o toque contemporâneo e inusitado da cozinha.
2. Cozinha colorida
A cozinha colorida é ideal para quem é criativo e adora ousar. O piso com Vizcaya trouxe ainda mais sofisticação ao ambiente
Se você tem a personalidade mais criativa e gosta de ousar, que tal investir em um armário de cozinha colorido? A ideia é uma tendência e deixa o espaço ainda mais personalizado.
Para não pesar, uma dica é optar por cores mais suaves ou fazer combinações com detalhes neutros e atemporais. Como nesta cozinha, com armários em duas cores, sendo a parte debaixo amadeirada, que ajuda a trazer aconchego e atemporalidade ao espaço.
No piso, um toque sofisticado com Vizcaya, da linha Clássica, que recria o mármore negro espanhol. A parede ficou mais suave e delicada, criando um contraponto, com o uso de Ondina Cinza, da linha Ondina.
3. Armários verdes
Os armários verdes são tendência e você pode combiná-los com uma parede descontraída, como essa versão com Sacra Grigio
O verde é uma cor em alta, presente em diferentes projetos, desde as tonalidades mais clarinhas, como verde menta, até as opções mais intensas, como o verde musgo ou o verde petróleo.
Se você adora essa cor, que tal levá-la para sua cozinha? A ideia pode ser reproduzida tanto em cozinhas grandes como nas pequenas. Neste último caso, só tome cuidado com o excesso de tonalidades muito fechadas.
Então, caso opte por um verde mais escuro, tente suavizar no restante da produção, como nos revestimentos de piso e parede, para favorecer a luminosidade.
Nessa ideia, além do armário de cozinha verde, outro ponto que traz descontração é a parede da pia, criada com Sacra Grigio, da linha Decora Design, trazendo estampas pequenas e coloridas, que diferenciam sem pesar visualmente.
No piso, Faia Natural, da linha Mediterrânea, recria a madeira e adiciona o toque aconchegante do material.
4. Cozinha branca
A cozinha branca é um clássico e, como tal, nunca sai de moda. Deixe-a mais elegante com revestimentos texturizados, como Ondina Bege na parede e Tear Avelã no piso
Apesar de todas as tendências, um tipo de cozinha continua sempre moderno: é a cozinha branca. Os armários nessa cor fazem sucesso com quem adora aquele aspecto de limpeza e deseja valorizar ainda mais a iluminação.
Se você sonha com uma cozinha branquinha, super clean, saiba que essa é uma opção atemporal, ou seja, que sempre ficará moderna.
Nesse caso, contudo, é preciso ter certo cuidado com a escolha dos demais elementos, para quebrar a rigidez do branco (e não ficar com um ambiente muito frio e pouco convidativo).
Você pode, por exemplo, usar alguns detalhes em madeira, como para o tampo do balcão ou para as prateleiras.
Outra ideia é brincar com as texturas, especialmente nos revestimentos. Na nossa inspiração, a parede principal ganhou mais destaque com Ondina Bege, da linha Ondina, com um relevo que adiciona movimento e traz mais conforto. O piso seguiu a tendência clean e leve com Tear Avelã, da linha Tear.
5. Cozinha integrada
Em cozinhas integradas, use um elemento que dê continuidade aos espaços, criando unidade, como Polaris na parede da cozinha e no painel da TV
As cozinhas integradas são uma tendência e exigem cuidado com a escolha dos elementos decorativos. Afinal, é preciso que haja harmonia entre a cozinha e o outro ambiente integrado.
Nesse caso, o armário pode funcionar tanto como um ponto de contraste como de suavização, dependendo dos demais elementos.
Na inspiração que separamos, a escolha foi pelo armário branco, que é neutro, justamente para destacar o revestimento de parede e de piso, elemento de destaque da decoração e que faz a união entre a cozinha e a sala de TV.
Esse revestimento é o Polaris, da linha Decora Design, que recria o céu com suas estrelas, adicionando um toque de sofisticação e estilo a qualquer espaço. Continuando com essa tendência mais luxuosa, o piso recebeu Vizcaya, da linha Clássica, que reproduz o mármore negro espanhol.
6. Cores e madeira
A madeira ajuda a suavizar as cozinhas coloridas, deixando-as mais aconchegantes, como essa ideia com Itatiaia Natural no piso e na parede
Quem deseja investir em armários de cozinha coloridos, mas tem receio de ficar com um ambiente pesado e que pareça menor do que realmente é, pode lançar mão de outros elementos “suavizantes”.
Neste exemplo, os armários em verde trazem descontração e o piso e parede em Itatiaia Natural, da Linha Mediterrânea, adicionam o aconchego e a atemporalidade da madeira. Para deixar o espaço mais suave e claro, Ondina Cinza, da linha Ondina, foi usada para compor o detalhe do balcão e a parede lateral, aumentando o pé direito e tornando a cozinha leve e convidativa.
Outras dicas importantes para uma cozinha incrível
Já deu para notar que o armário de cozinha é um elemento central nesse espaço, não é mesmo? E combinar as cores e os detalhes desses móveis com os revestimentos certos ajuda o ambiente a ficar mais bem iluminado, funcional e aconchegante.
Além dessas inspirações, separamos outras dicas importantes que você precisa considerar:
- Mescle espaços com prateleiras e nichos. Como são abertos (sem portas), eles pesam menos visualmente e deixam a cozinha mais ampla;
- Em cozinhas americanas, uma tendência é a prateleira suspensa sobre o balcão. Ela pode ser usada para organizar e decorar, inclusive recebendo vasinhos de plantas;
- Para as cozinhas pequenas, um truque bacana é investir em alguns móveis com portas espelhadas ou de vidro. Elas ajudam a ampliar visualmente e trazem um toque moderno;
- Atenção na hora de escolher os pegadores, que precisam ser funcionais e estar em sintonia com a proposta decorativa do espaço. Cozinhas modernas podem, até mesmo, dispensar o uso do puxador (ou investir em um modelo embutido, bem clean);
- Nas cozinhas americanas, se você quiser dispensar o uso do balcão, pode substituir a peça por uma mesa de jantar, oferecendo espaço para mais pessoas;
- A cozinha preta é uma tendência, só tome cuidado com a escolha dos demais elementos, para não ficar muito escuro ou opressivo. Suavize com revestimentos mais claros.
E, então, gostou das nossas inspirações? Já sabe como escolher o armário de cozinha? Aproveite e saiba como escolher a cerâmica mais adequada para a cozinha!