Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Marcenaria: 5 projetos para te inspirar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Em todo projeto de interiores, é comum que pelo menos alguns móveis sejam feitos sob medida. Muitos móveis você vai comprar prontos na loja, claro, mas, principalmente armários e alguns outros que precisarão de soluções personalizadas, serão feitos sob medida por uma marcernaria.

A marcenaria sob medida é, inclusive, uma ótima solução para espaços pequenos, permitindo aproveitar melhor cada cantinho. Também pode tornar os ambientes mais funcionais e práticos, atendendo às necessidades únicas da sua casa e da sua família, por ser totalmente personalizável.

Se o seu projeto tiver o acompanhamento de um arquiteto ou designer de interiores, com certeza o profissional desenhará soluções de marcenaria sob medida. Porém, mesmo que você esteja tocando o projeto sozinho, pode desenvolver os móveis com um bom marceneiro.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos cinco inspirações de ambientes com marcenaria sob medida. Se você gostar de alguma delas e achar que se encaixa na sua casa, pode levar as imagens para mostrar para o marceneiro. Temos soluções para áreas sociais, cozinhas, lavanderias e quartos.

#1 Bastante armário, mas com leveza

Muitos projetos precisam de bastante espaço de armazenamento. Armários fechados para guardar louças, utensílios domésticos, material de escritório, roupa de mesa e tantos outros itens necessários em uma casa. 

Assim, é fácil cair na cilada de cobrir todas as paredes com armários. O problema disso é que a decoração se tornará pesada. Uma solução é fazer, sim, armários do piso ao teto em alguns pontos, mas em outros criar um vão, como no exemplo abaixo. 

Funcionalidade e decoração se encontram neste projeto com revestimentos da linha Classica: Heritage Beige para o piso e Heritage Beige Mer para a parede

Reparou como há armários fechados em cima e embaixo, mas não no centro? Isso tornou o visual bem mais leve. Foi criada uma bancada para apoiar cafeteira, xícaras, bombonieres, além de itens de decoração que não precisam – nem devem – ficar escondidos dentro de armários.

Esse é um exemplo interessante de combinação de marcenaria com revestimento cerâmico, já que a parede do vão foi revestida com um Supercerâmico que reproduz mármore: Heritage Beige Mer, da linha Classica.

#2 S#2 Soluções contemporâneas para a marcenaria da cozinha

A cozinha é um ambiente em que é muito comum optar pela marcenaria sob medida. Então trazemos aqui algumas soluções mais contemporâneas, para quem busca um visual atual. 

A começar pela dupla de bancada e ilha central. Enquanto a bancada reúne os itens funcionais da cozinha – cuba e cooktop – a ilha é uma superfície para manusear alimentos e fazer refeições. Ambas trazem marcenaria: madeira tratada. A ilha foi criada com alvenaria e depois envelopada pela marcenaria.

Revestimentos Nirvana Zen, da linha Graphic, e Jacquard Gray, da linha Zeppelin, nessa cozinha contemporânea

Outra solução bem contemporânea, que é tendência de decoração, é o painel ripado. A marcenaria que envolve a geladeira é ripada e, assim, ainda permite que o eletrodoméstico “respire”. O visual de criar um nicho para a geladeira com marcenaria é organizado e planejado.

A leveza é garantida com armários apenas na parte debaixo da bancada. Assim, a parede ganha destaque, revestida com o relevo 3D Jacquard Gray, da linha Zeppelin. Uma prateleira permite exibir objetos de decoração e traz ainda iluminação de LED, destacando o revestimento.

#3 Funcionalidade com marcenaria na lavanderia

Um ambiente planejado não é só bonito. Investir em marcenaria pode te ajudar a manter a organização e aproveitar melhor os espaços. Aliás, essa dica é ótima para quem tem pouco espaço. Dá para aproveitar cada cantinho com marcenaria sob medida.

Uma opção é incluir armários ou otimizar a área acima de eletrodomésticos, como é o caso da lavanderia abaixo. A bancada acima da máquina de lavar cria uma superfície perfeita para dobrar as roupas ou apoiar um cesto com peças sujas.

Além da escolha da marcenaria, o estilo clássico da lavanderia se completa com revestimento Heritage Blanc, da linha Classica

A lavanderia é um ambiente que geralmente é esquecido nos projetos, ou é improvisado. E a marcenaria pode fazer toda a diferença, principalmente na otimização do espaço, que tende a ser menor. O que também ajuda a fazer com que o espaço pareça maior e mais leve é o uso de prateleiras entre os armários.

#4 Marcenaria de cozinha em duas cores#4 Marcenaria de cozinha em duas cores

Que tal misturar cores quentes e frias, claras e escuras? Você pode fazer isso tanto na própria marcenaria, quanto nos revestimentos de parede e piso. Essa é a vantagem da marcenaria sob medida: você pode customizar e criar soluções únicas.

Na cozinha abaixo, os móveis planejados misturam um tom terroso de marrom com um cinza escuro. Os eletrodomésticos na cor inox parecem um complemento dos móveis em tom semelhante.

A marcenaria marrom vai do piso ao teto, oferencendo bastante espaço de armazenamento e abrigando os eletrodosméticos embutidos. Já a marcenaria cinza ocupa apenas a parte debaixo da bancada, deixando essa parte da cozinha com um visual mais leve.

Um detalhe interessante de notar é a ausência de puxadores, que deixa os móveis mais contemporâneos. Nos armários cinzas, um recorte redondo permite o acesso, enquanto os armários marrons contam com acionamento click. O resultado é clean.

Combinação de cores é uma das vantagens da marcenaria planejada. Para esta cozinha, piso Iberica Natural tem aspecto de madeira. Na rodabanca, o lançamento Piquet Blanc

Os revestimentos cerâmicos conversam perfeitamente com a marcenaria, complementando o projeto. O jogo de tons quentes e frios se repete: cinza e o lançamento Piquet Blanc são frios, enquanto marrom e a madeira Iberica Natural são quentes. 

Repare também como Piquet foi aplicado pontualmente na área úmida sobre a bancada, chamada de rodabanca ou backsplash. Uma prateleira delimita até onde vai o revestimento, expondo objetos decorativos e deixando a cozinha mais sofisticada.

#5 Marcenaria no quarto com cabeceira e móveis multiuso#5 Marcenaria no quarto com cabeceira e móveis multiuso

O quarto é outro ambiente em que vale investir em marcenaria sob medida. Além dos armários para roupas, é possível pensar em cabeceira, mesas de cabeceira e bancadas de trabalho, já que esse é um ótimo ambiente para o home office.

Nesse quarto, as ripas de madeira atrás da cama ajudam não só a compor um visual aconchegante, como também servem como cabeceira. E para finalizar a composição da parede, foi aplicado o lançamento Tramma, que lembra tecido, mais um elemento de conforto.

Quarto traz tons neutros na marcenaria e nos revestimentos. Tramma e Zeppelin Gray foram as escolhas

Sobre esse painel ripado, a marcenaria criou duas bancadas em alturas diferentes. A mais baixa serve de mesa de cabeceira, enquanto a mais alta virou mesa de trabalho, ideal para o home office. É interessante notar como móveis iguais podem ter usos diferentes.

Tudo isso permeado pela suavidade do piso Zeppelin Gray. O aspecto de concreto forma uma superfície discreta e versátil. Um convite para receber diferentes móveis de marcenaria e itens de decoração.

Ter móveis de marcenaria com certeza vai fazer a diferença no visual da sua casa. Mas fique de olho: há outros itens que você vai precisar combinar. Por isso, confira também as nossas dicas de harmonização na decoração.