Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Por que pensar em harmonização na decoração + 5 dicas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Harmonização é um termo bastante em alta, devido à tão desejada, e às vezes polêmica, harmonização facial. Porém, harmonia também é um conceito que faz sentido na decoração. Graças a ela, os ambientes se tornam mais aconchegantes e acolhedores, favorecendo a tranquilidade e a sensação de bem-estar.

Se você quer ter mais harmonia na sua decoração, mas não sabe como fazer isso, siga lendo as dicas que a Pointer preparou.

O que é harmonização na decoração?

A harmonização na decoração é responsável por fazer com que todos os ambientes da casa conversem entre si, criando uma unidade decorativa. 

Além disso, é graças a ela que os ambientes se tornam mais aconchegantes e acolhedores – e menos conflituosos. A harmonização retira o excesso de informações que podem prejudicar o bem-estar.

Ao se atentar a quesitos como equilíbrio, simetria e harmonia, você consegue transformar a sua casa em um ambiente visualmente mais agradável e com todos os espaços com um estilo decorativo semelhante.

Como harmonizar a decoração?

Quando falamos em harmonia na decoração, buscamos criar um ambiente que seja visualmente equilibrado. Simetria é a correspondência de tamanhos, formas e posição – ambientes simétricos são mais harmônicos e relaxantes. 

A ideia para criar ambientes harmônicos, portanto, é tentar equilibrar todos esses conceitos. Muito complicado? Veja as cinco dicas que separamos.

Dica #1: atenção às cores

As cores são fundamentais em um projeto decorativo. É importante que os tons escolhidos não sejam cansativos com o passar do tempo e nem tragam sensações desagradáveis ou muito estimulantes.

Por isso, no conceito de decoração harmonizada, as paletas em tons mais claros devem ser usadas na maior parte dos espaços – deixando os tons mais fortes para detalhes pontuais, criando contraste e trazendo sensação de calor e alegria. 

Nos quartos, atenção redobrada: procure destacar as cores que ajudam no relaxamento, como lavanda, azul claro, rosa bebê, branco, bege e cinza claro.

Uma dica de ouro da harmonização é ter todos os móveis e até mesmo os acessórios na mesma cor. Por exemplo: um ambiente com piso, sofá e parede em diferentes tons de cinza. E os detalhes no mesmo tom de verde: vasos, plantas, almofada e quadro. 

Exemplo de harmonização de cores na decoração, com cinza e verde. Piso Zeppelin Steel e parede Jacquard Steel, da linha Zeppelin

Dica #2: piso e parede com o mesmo revestimento

Quando você usa o mesmo revestimento (de preferência de cor clara) no piso e na parede, acaba “enganando” o olhar – fazendo com que nosso cérebro pense que há uma continuidade entre os elementos.

Na Pointer, todos os revestimentos cerâmicos para piso também podem ser aplicados nas paredes. E há, ainda, alguns produtos com versões específicas para piso e parede, como Boulevard e Boulevard Street, da linha Lazer.

Piso e parede com o mesmo revestimento é um truque de harmonização. Piso Boulevard Street e parede Boulevard, da linha Lazer

Dica #3: equilíbrio nos acessórios e detalhes

O equilíbrio, como vimos, é um dos pilares da harmonia na decoração. Por isso, sempre tenha ele em mente quando for organizar e planejar seus espaços.

As prateleiras e estantes são ótimas para ilustrarmos esse conceito. Uma solução é agrupar itens similares. Veja como foi estilizada a estante do bar, com garrafas de tamanhos similares e copos e taças iguais. Repare também no jogo de cheios e vazios.

Essa inspiração pode ser expandida para outros usos, como a estante de livros.

Atenção ao equilíbrio quando for organizar estantes e prateleiras, com objetos de tamanhos e formatos semelhantes sendo agrupados. Parede E-Motion Wood, da linha Tropicalia, piso Zebra Cinza, da linha Clássica

Dica #4: evite o excesso

Objetos de decoração, móveis e demais detalhes em excesso, deixam os ambientes sobrecarregados e acabam com a harmonia.

Dessa forma, cuidado com o exagero. Sempre considere o tamanho do ambiente e procure escolher móveis que estejam de acordo com essas dimensões, mantendo, no mínimo, 70cm livres para a circulação.

Os objetos decorativos também merecem atenção. Eles devem aparecer pontuando o ambiente – e não sobrecarregando ele. Se for usar almofadas, por exemplo, analise o tamanho do seu sofá, pensando em uma quantidade que seja agradável ao móvel.

Não precisa usar almofada em todo o sofá, caso ele seja pequeno. Duas em cada canto são suficientes, deixando o espaço do meio do móvel livre. 

Procure criar um ambiente agradável, com móveis do tamanho certo e objetos pontuando o espaço. Detalhe na parede com Oxide Corten

Dica #5: não se esqueça da iluminação

O uso correto da iluminação ajuda a deixar os ambientes mais aconchegantes e a valorizar as cores e os elementos decorativos. Em ambientes que devem favorecer o aconchego, como salas e quartos, prefira os tons mais amarelados, que são quentes. Já nos espaços em que é preciso ter mais concentração e foco, como home office, cozinha e banheiro, prefira as lâmpadas brancas.

Outra dica é aproveitar bem a iluminação natural, reduzindo a necessidade de uso de lâmpadas, ajudando a economizar energia elétrica e deixando os ambientes mais amplos e arejados. As paredes e o teto em cores claras ajudam a fazer com que a luz natural reflita melhor.

A iluminação certa ajuda a valorizar a decoração e traz mais funcionalidade. Piso Zeppelin Navy e parede Grid Gray, da linha Zeppelin

Que tal aplicar nossas dicas de harmonização na decoração aí na sua casa? Aproveite e veja nosso conteúdo com 10 cores de piso para transformar qualquer ambiente do seu lar!