Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Armário de cozinha: 6 ideias para compor o ambiente

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O armário de cozinha é um item indispensável na hora de organizar todos os utensílios e equipamentos deste espaço. Além da funcionalidade, esses móveis ajudam a decorar, adicionando cor e estilo.

Por isso, escolher corretamente os armários faz toda a diferença no resultado final do espaço. Para lhe ajudar, a Pointer separou algumas inspirações incríveis e várias dicas. Confira!

Inspirações de armário de cozinha

Na hora de escolher os armários de cozinha, é importante considerar os usos que você fará do espaço. Assim, terá uma ideia de quantos armários irá precisar, o tamanho deles, a quantidade de prateleiras internas e outros detalhes.

Além disso, não se esqueça da decoração. As cores e o estilo dos armários precisam combinar com o restante do espaço, especialmente com os revestimentos, criando unidade e harmonia.

Parece muito complicado? Então veja as ideias e dicas que a Pointer separou!

1. Clean em dois tons

armário de cozinha

Os armários brancos e amadeirados fazem uma combinação atemporal para uma cozinha clean e elegante. Ondinz Cinza no piso e Tear Branco na parede são revestimentos que contribuem para um ambiente mais iluminado e moderno.

Os armários em dois tons são tendência, ajudando a destacar o ambiente e a criar um ponto de contraste. Se você tem uma cozinha pequena ou adora o estilo mais clean e contemporâneo, pode investir em uma combinação neutra e atemporal.

Nessa ideia, o branco (que é uma cor clássica para os armários de cozinha) foi combinado com o amadeirado, o que trouxe um toque de aconchego e sofisticação.

Para a cozinha ficar mais clara, o armário branco foi usado na parte superior, pensando na funcionalidade.

O ambiente ficou bem iluminado, moderno e prático. É claro que os revestimentos cerâmicos ajudaram a criar essa unidade. Para isso, Ondina Cinza, da linha Ondina, foi usado na parede e Tear Branco, da linha Tear, no piso. 

As cores claras ajudam a refletir a luminosidade e a deixar o espaço mais amplo. A textura leve de Ondina Cinza, por outro lado, adiciona o toque contemporâneo e inusitado da cozinha.

2. Cozinha colorida

armário de cozinha

A cozinha colorida é ideal para quem é criativo e adora ousar. O piso com Vizcaya trouxe ainda mais sofisticação ao ambiente

Se você tem a personalidade mais criativa e gosta de ousar, que tal investir em um armário de cozinha colorido? A ideia é uma tendência e deixa o espaço ainda mais personalizado.

Para não pesar, uma dica é optar por cores mais suaves ou fazer combinações com detalhes neutros e atemporais. Como nesta cozinha, com armários em duas cores, sendo a parte debaixo amadeirada, que ajuda a trazer aconchego e atemporalidade ao espaço.

No piso, um toque sofisticado com Vizcaya, da linha Clássica, que recria o mármore negro espanhol. A parede ficou mais suave e delicada, criando um contraponto, com o uso de Ondina Cinza, da linha Ondina.

3. Armários verdes

armário de cozinha

Os armários verdes são tendência e você pode combiná-los com uma parede descontraída, como essa versão com Sacra Grigio

O verde é uma cor em alta, presente em diferentes projetos, desde as tonalidades mais clarinhas, como verde menta, até as opções mais intensas, como o verde musgo ou o verde petróleo.

Se você adora essa cor, que tal levá-la para sua cozinha? A ideia pode ser reproduzida tanto em cozinhas grandes como nas pequenas. Neste último caso, só tome cuidado com o excesso de tonalidades muito fechadas.

Então, caso opte por um verde mais escuro, tente suavizar no restante da produção, como nos revestimentos de piso e parede, para favorecer a luminosidade.

Nessa ideia, além do armário de cozinha verde, outro ponto que traz descontração é a parede da pia, criada com Sacra Grigio, da linha Decora Design, trazendo estampas pequenas e coloridas, que diferenciam sem pesar visualmente.

No piso, Faia Natural, da linha Mediterrânea, recria a madeira e adiciona o toque aconchegante do material.

4. Cozinha branca

armário de cozinha

A cozinha branca é um clássico e, como tal, nunca sai de moda. Deixe-a mais elegante com revestimentos texturizados, como Ondina Bege na parede e Tear Avelã no piso

Apesar de todas as tendências, um tipo de cozinha continua sempre moderno: é a cozinha branca. Os armários nessa cor fazem sucesso com quem adora aquele aspecto de limpeza e deseja valorizar ainda mais a iluminação.

Se você sonha com uma cozinha branquinha, super clean, saiba que essa é uma opção atemporal, ou seja, que sempre ficará moderna.

Nesse caso, contudo, é preciso ter certo cuidado com a escolha dos demais elementos, para quebrar a rigidez do branco (e não ficar com um ambiente muito frio e pouco convidativo).

Você pode, por exemplo, usar alguns detalhes em madeira, como para o tampo do balcão ou para as prateleiras.

Outra ideia é brincar com as texturas, especialmente nos revestimentos. Na nossa inspiração, a parede principal ganhou mais destaque com Ondina Bege, da linha Ondina, com um relevo que adiciona movimento e traz mais conforto. O piso seguiu a tendência clean e leve com Tear Avelã, da linha Tear.

5. Cozinha integrada

armário de cozinha

Em cozinhas integradas, use um elemento que dê continuidade aos espaços, criando unidade, como Polaris na parede da cozinha e no painel da TV

As cozinhas integradas são uma tendência e exigem cuidado com a escolha dos elementos decorativos. Afinal, é preciso que haja harmonia entre a cozinha e o outro ambiente integrado.

Nesse caso, o armário pode funcionar tanto como um ponto de contraste como de suavização, dependendo dos demais elementos.

Na inspiração que separamos, a escolha foi pelo armário branco, que é neutro, justamente para destacar o revestimento de parede e de piso, elemento de destaque da decoração e que faz a união entre a cozinha e a sala de TV.

Esse revestimento é o Polaris, da linha Decora Design, que recria o céu com suas estrelas, adicionando um toque de sofisticação e estilo a qualquer espaço. Continuando com essa tendência mais luxuosa, o piso recebeu Vizcaya, da linha Clássica, que reproduz o mármore negro espanhol.

6. Cores e madeira

armário de cozinha

A madeira ajuda a suavizar as cozinhas coloridas, deixando-as mais aconchegantes, como essa ideia com Itatiaia Natural no piso e na parede

Quem deseja investir em armários de cozinha coloridos, mas tem receio de ficar com um ambiente pesado e que pareça menor do que realmente é, pode lançar mão de outros elementos “suavizantes”.

Neste exemplo, os armários em verde trazem descontração e o piso e parede em Itatiaia Natural, da Linha Mediterrânea, adicionam o aconchego e a atemporalidade da madeira. Para deixar o espaço mais suave e claro, Ondina Cinza, da linha Ondina, foi usada para compor o detalhe do balcão e a parede lateral, aumentando o pé direito e tornando a cozinha leve e convidativa.

Outras dicas importantes para uma cozinha incrível

Já deu para notar que o armário de cozinha é um elemento central nesse espaço, não é mesmo? E combinar as cores e os detalhes desses móveis com os revestimentos certos ajuda o ambiente a ficar mais bem iluminado, funcional e aconchegante.

Além dessas inspirações, separamos outras dicas importantes que você precisa considerar:

  • Mescle espaços com prateleiras e nichos. Como são abertos (sem portas), eles pesam menos visualmente e deixam a cozinha mais ampla;
  • Em cozinhas americanas, uma tendência é a prateleira suspensa sobre o balcão. Ela pode ser usada para organizar e decorar, inclusive recebendo vasinhos de plantas;
  • Para as cozinhas pequenas, um truque bacana é investir em alguns móveis com portas espelhadas ou de vidro. Elas ajudam a ampliar visualmente e trazem um toque moderno;
  • Atenção na hora de escolher os pegadores, que precisam ser funcionais e estar em sintonia com a proposta decorativa do espaço. Cozinhas modernas podem, até mesmo, dispensar o uso do puxador (ou investir em um modelo embutido, bem clean);
  • Nas cozinhas americanas, se você quiser dispensar o uso do balcão, pode substituir a peça por uma mesa de jantar, oferecendo espaço para mais pessoas;
  • A cozinha preta é uma tendência, só tome cuidado com a escolha dos demais elementos, para não ficar muito escuro ou opressivo. Suavize com revestimentos mais claros.

E, então, gostou das nossas inspirações? Já sabe como escolher o armário de cozinha? Aproveite e saiba como escolher a cerâmica mais adequada para a cozinha!