Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tipos de luminaria

Tipos de luminária: entenda as diferenças e saiba onde usar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Na fase da decoração, geralmente as pessoas trocam as cores das paredes, colocam quadros ou instalam cortinas novas. Os estofados também costumam mudar nas redecorações, mas você já pensou na diferença que uma boa iluminação pode fazer nos ambientes? Conheça abaixo os principais tipos de luminárias e como cada uma delas pode mudar o seu lar.

Luminárias embutidas

tipos de luminaria

Lindo espaço de convivência em tons pastel com luminárias embutidas na parede revestida de Prisma Bege, da linha Singular

Se o seu desejo é deixar a casa um pouco mais minimalista, clean e moderna, luminárias embutidas podem ser a solução ideal. Perfeitas para chamar a atenção para objetos decorativos ou destacar um ponto específico do cômodo, elas são as queridinhas de muitos arquitetos e designers.

Elas costumam ser inseridas no forro. A luminária em si pode nem aparecer: o que realmente chama atenção é a luz que ela emite. Algumas podem ficar expostas no teto, mas são sempre pequenas e discretas, mesmo que sejam muitas.

Banheiros, salas de estar e quartos podem se beneficiar desse tipo de luminária, ficando ainda mais elegantes e aconchegantes.

Lustres

tipos de luminaria

Sala de jantar contemporânea com lustre moderno combinando com o piso Ilhéus Fendi, da linha Tropicália, e se destacando na parede revestida com cerâmica Urbana Branco

Entre os tipos de luminária, o lustre certamente é o mais chamativo, e isso pode ser usado a favor da sua decoração. Se você deseja dar destaque a um ambiente da sua casa, nada melhor do que adquirir uma peça para pendurar.

Luxuosos, os lustres roubam a cena. Os de cristal ou vidro criam um verdadeiro espetáculo de luzes.

Por serem maiores e mais impactantes visualmente, você deve tomar cuidado para não pesar na decoração. Opte por colocar o lustre em locais com cores mais sóbrias e adornos escassos e mais geométricos, o que proporciona mais harmonia.

É comum encontrá-los em salas de jantar, logo acima da mesa — e essa é uma boa opção. Você também pode colocá-lo no centro do teto do seu quarto para dar um toque de sofisticação.

Outro aspecto que deve ser considerado ao utilizar lustres na sua decoração é que eles sacrificam a capacidade de iluminação para favorecer seu design luxuoso. Isso significa que o formato deles faz com que os lustres não consigam iluminar o ambiente tão bem quanto outros tipos de luminárias.

Se você deseja colocar um lustre na decoração da sua sala de jantar, garanta que ele será complementado por outro sistema de iluminação que compense sua deficiência. O ideal é usá-lo com lâmpadas embutidas, que são mais discretas.

Luminárias pendentes

tipos de luminaria

Banheiro minimalista com luminária preta em forma de pendente, que fica linda em contraste com a cerâmica Grigio Clássico na parede e com o piso Pietra di Basalto Grigia

Como o próprio nome já diz, essas luminárias são dependuradas no teto por um fio. Existem muitas assim — como o próprio lustre, que já citamos —, mas as pendentes têm uma característica singular: normalmente são colocadas logo acima de pequenas mesas ou outros móveis, criando um foco de luz.

Esse objetivo lembra bastante o das luminárias embutidas, afinal, elas chamam atenção para um local específico. Mas os pendentes geram um efeito bem diferente para os cômodos.

Em casos onde há um suporte de plástico ou outro material fosco, a luz fica focada em uma direção. As luminárias pendentes com suportes translúcidos emite uma luz mais difusa.

Você pode colocá-las na sala de estar, em cima de vasos decorativos ou mesmo no seu quarto, logo acima do criado-mudo, criando um cantinho de leitura.

Essas luminárias deixam o ambiente confortável e intimista — um dos maiores poderes de uma iluminação adequada e bem pensada.

Arandelas

tipos de luminaria

Espaço reservado para descanso com arandelas em destaque na parede revestida com Atacama Grafite

Se você prefere uma iluminação indireta, bem diferente da gerada pelas luminárias pendentes, as arandelas serão essenciais para a sua decoração. Presas à parede, elas emitem uma luz difusa e discreta, deixando o cômodo muito mais charmoso e romântico.

As arandelas podem ser encontradas em diversos materiais, e cada um deles gera um tipo único de iluminação. Pesquise bastante antes de comprar: você com certeza vai achar a que mais combina com a sua personalidade!

Opte por instalá-las nos quartos ou nas salas — ambientes que costumam pedir uma iluminação mais aconchegante.

Abajur

tipos de luminaria

Quarto elegante revestido com cerâmica Nativa Aroeira, da linha Lenho que deixa em destaque os elementos decorativos do quarto como o abajur na cabeceira da cama

Um dos tipos de luminária mais famosos é o abajur, mais comumente usado em escrivaninhas, cantos de cabeceira ou aparadores. Todavia, a peça também pode ser usada no chão, dependendo do modelo disponível no mercado.

A palavra abajur vem do francês “abat-jour”, que poderia ser traduzido como “quebra-luz”. O termo ajuda a definir o que diferencia o abajur de outros tipos de luminária: ele é caracterizado por ter alguma proteção que “corta” a luz direta da lâmpada. Assim, o objeto ilumina diretamente apenas por baixo, emitindo luz difusa em outras direções.

Por causa desse funcionamento, o abajur é recomendado para ambientes e momentos mais íntimos, como uma leitura leve no quarto antes de dormir ou uma situação de descanso na sala de estar. Esse tipo de luminária não é indicado para a cozinha, para o banheiro ou para áreas externas.

Luminária de foco dirigível

tipos de luminaria

Excelente espaço de trabalho com destaque para a parede revestida com MOS Nero, da linha Decora Design, e linda luminária de mesa que auxilia nos momentos de trabalho

Um tipo recente de luminária de mesa é a de foco dirigível, que foi criada há pouco tempo. O que caracteriza esse tipo de sistema de iluminação é uma certa flexibilidade e customização no seu foco de luz.

O nível de flexibilidade depende do modelo, é claro, mas esse tipo de luminária sempre oferece alguma capacidade de direcionar a luz. Por isso mesmo, elas são usadas em cima de escrivaninhas e mesas de trabalho, auxiliando em momentos de estudo ou na realização de alguma tarefa específica.

Luminárias de chão

tipos de luminaria

Sala de estar vanguardista revestida com piso Madeira Mineira Branca, da linha Raízes, e parede na cor verde que deixa em evidência a luminária de chão

As luminárias de chão se destacam por cumprir dupla função na decoração de um cômodo. Além de fornecerem luz em diferentes tipos, ainda contribuem com a estética dos ambientes graças aos seus formatos inusitados. Nesse sentido, elas se parecem com os lustres e outros tipos de luminárias.

Dependendo do modelo escolhido, a luminária de chão pode oferecer uma iluminação difusa (abajur) ou direta. Em ambos os casos, ela é empregada mais comumente nas salas de estar, combinando com diferentes estilos de decoração.

Plafons

Os plafons são um tipo muito específico de luminária de teto. Eles se caracterizam por direcionar a foco de luz da lâmpada para cima. A luz, então, bate no teto e se espalha de maneira difusa pelo restante do ambiente. Para conseguir esse efeito, os plafons usam alguma superfície difusa imediatamente abaixo da lâmpada.

Uma das principais características dos plafons é a sua versatilidade. Por causa disso, é um tipo de luminária que pode ser aplicado em qualquer ambiente: na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro ou até em ambientes externos como a garagem.

O único elemento levar em consideração é que sua iluminação é bem difusa, por causa disso, deve ser complementada com outros focos de luz para garantir mais nitidez em situações específicas.

Spots

Os spots são pequenos focos de luz extremamente direcionada, que são instalados nas paredes ou no teto dos cômodos na casa. Como as lâmpadas desse tipo de luminária não são muito potentes, os spots não oferecem grande luminosidade a um espaço. Em contrapartida, ajudam a iluminar um ponto específico — um quadro ou outro elemento da decoração.

Por causa do seu funcionamento, os spots são comumente empregados como auxiliares ao sistema principal de iluminação de uma sala, de um quarto ou do exterior da casa, sendo rara a utilização desse tipo de luminária em banheiros ou cozinhas.

Dito isso, os spots começaram a ser utilizados recentemente como fonte primária de luz, especialmente em casas que usam a decoração industrial ou escandinava. A ideia é montar linhas no teto com spots direcionados para diferentes pontos, criando uma iluminação difusa, mas aconchegante.

Refletor

Sempre que falamos em tipos de luminária, pensamos na iluminação para dentro da casa, em cômodos como sala, quarto, banheiro e cozinha. Todavia, existem luminárias que são utilizadas fora de casa, como o refletor.

O refletor se destaca por ser uma luminária de chão e que exige uma potência bem maior em relação à usada dentro de casa, afinal, sua função é iluminar o exterior, desde a garagem até o jardim, por exemplo.

Um ponto interessante é que o refletor pode ser usado na decoração do exterior da casa. As tendências de iluminação de jardim envolvem não só o uso de luzes coloridas, mas o trabalho com sombras. O refletor, portanto, é um instrumento poderoso para manipular os sombreados no lado de fora da casa, criando belos efeitos nas paredes e nas plantas.

Up-light

tipos de luminaria

Área externa com parede revestida em cerâmica Domino Cinza, da linha Decora Design, que harmoniza com o paisagismo iluminado por up-lights

O up-light é um tipo de luminária muito parecido com o refletor. Ambos são usados no chão e destinados ao exterior da casa, empregados não só para iluminar o lado de fora, mas para contribuir com o paisagismo do jardim.

A diferença entre o refletor e o up-light é o direcionamento e o foco da luz emitida por eles. O refletor ilumina uma área muito maior, por isso apresenta uma luz mais difusa. Já o up-light é mais focado, quase como um feixe de luz direcionado para um lugar — pense no sinal do Batman nos filmes, por exemplo.

A melhor luminária para cada ambiente

Existem muitos tipos de luminárias diferentes, cada um deles criando um efeito específico no ambiente onde são empregados. Assim, é fácil errar e escolher uma iluminação que não funciona muito bem para o seu estilo decorativo ou clima que quer criar naquele lugar.

Para não errar na escolha do tipo de luminária é preciso entender que cada cômodo pede um tipo de luz diferente. O banheiro e a cozinha são espaços mais higiênicos, portanto, precisam de luz direta, branca e abundante. Nesses casos, use lâmpadas LED (mais econômicas e normalmente de luz branca) e luminárias com iluminação direta, como as pendentes e embutidas.

Além disso, lembre-se que a iluminação de cada lugar pode ter múltiplas camadas para lidar com diferentes necessidades. Uma sala de estar pode ter um sistema de luz indireta para descansar, mas também pode contar com uma luminária pendente para festas com amigos e uma luminária de foco dirigível na escrivaninha para estudos ou trabalhos.

Seguindo essas dicas, fica fácil usar os diferentes tipos de luminária na sua casa e criar uma iluminação incrível para cada um dos seus cômodos.

Agora que você já conhece os tipos de luminária diferentes e sabe como escolher, é hora de planejar a iluminação da sua casa. Para isso, confira o nosso guia especial para aprender como criar uma sala mais aconchegante usando a iluminação!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida