Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Desgaste do esmalte do piso: o que fazer para evitar?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Sempre que vemos fotos de um ambiente lindo e bem-decorado, o chão cria uma verdadeira base que garante destaque a todos os outros elementos. Forma, design e brilho inigualável deixam o cenário impecável. Mas esse efeito visual é impossível quando acontece o desgaste do esmalte do piso.

Você sabe o que fazer ao escolher um piso e ao cuidar dele no dia a dia para evitar esse desgaste? Descubra neste post o que pode tirar a vida do seu revestimento e livre-se desse problema no seu lar!

O que é o desgaste do esmalte do piso?

Muitas pessoas optam pelo revestimento cerâmico, tanto nas paredes quanto no piso. As razões para isso são várias: é um material prático, de limpeza simples, que garante temperaturas amenas e cria a base para ambientes elegantes.

Porém, não é incomum que as pessoas escolham o piso (ou mesmo um revestimento de parede) baseados apenas na aparência. Elas gostam, visualizam uma decoração interessante e instalam na superfície escolhida.

O problema é que essa escolha não leva em conta a preservação do esmalte do revestimento cerâmico. Trata-se de uma substância lisa e cristalina que forma uma superfície dura e não porosa, que facilita a limpeza e aumenta a resistência da peça.

Porém, o esmalte é resistente, mas não invencível. O contato com areia, produtos químicos e riscos pode prejudicar essa camada, causando lascas ou mesmo o desgaste, que deixa a superfície porosa.

De forma geral, podemos dizer que a maior causa para o desgaste do esmalte é a abrasão, ou seja, o atrito. Quando a superfície esmaltada contém sujeiras abrasivas (areia, terra) que são friccionadas por solas de calçados, pneus ou a movimentação de objetos, ela se desgasta.

Com o tempo, esse desgaste pode ficar tão acentuado que abre verdadeiras falhas na camada de esmalte. O piso tem suas características alteradas, chegando a apresentar manchas.

Como evitar o desgaste do esmalte do piso?

Você já entendeu que a principal causa do desgaste é o atrito. Porém, em algumas situações ele é praticamente inevitável. Por isso, a principal forma de não sofrer com esse problema é a escolha correta do revestimento.

O principal fator para o desgaste de um piso cerâmico é a especificação inadequada. A escolha deve levar em conta as atividades que serão realizadas no ambiente, garantindo que ele receba um revestimento resistente a essas demandas.

Por exemplo: o piso de uma loja ou outro local onde ocorre uma grande circulação de pessoas vai sofrer mais atrito que um cômodo residencial. Portanto, ele precisa de um revestimento resistente.

O mesmo princípio precisa ser aplicado a outros fatores. Pisos instalados em quintais e áreas externas que recebem a luz do sol, chuvas e outras agressões do tempo precisam ter uma camada de esmalte mais robusta que a dos pisos usados em ambientes cobertos, e assim por diante.

Como avaliar a resistência de um piso ao desgaste?

Felizmente, existem padrões que ajudam o consumidor a avaliar a resistência dos revestimentos. Analisando essas medidas, é possível escolher o piso mais adequado, o que permite sua manutenção e proteção por um longo tempo.

Conheça a seguir os principais padrões e medidas.

PEI — Porcelain Enamel Institute

O primeiro padrão que precisamos mencionar é o índice PEI, criado pelo Instituto Enamel de Porcelana. Trata-se de uma medida internacional que indica o grau de abrasividade que um revestimento cerâmico é capaz de suportar e sua resistência ao peso que é posicionado sobre ele.

Vale a pena destacar que o PEI analisa apenas o desgaste do esmalte, e não a qualidade da própria cerâmica. Portanto, são fatores independentes que precisam ser verificados de forma separada.

Mohs

Mohs é uma escala que indica a resistência aos riscos. Segundo ela, cada material recebe uma classificação que vai de 1 a 10. No nível 1, ele não produz riscos (como o talco) e, no nível 10, ele tem um grande potencial para produzir riscos, como o diamante.

Como evitar o desgaste do esmalte do piso no dia a dia?

Além da escolha adequada, é fundamental que o piso instalado tenha a manutenção correta. Se a principal causa do desgaste é o atrito de areia, terra e outras sujeiras, isso significa que é preciso evitar o acúmulo dessas partículas.

Caminhar sobre a superfície suja ou passar com o carro sobre ela (no caso de uma garagem, por exemplo) é o que causa e acelera o desgaste. Portanto, quanto mais limpo estiver o piso, menos sujeito ele está a esse tipo de problema. 

Também é fundamental fazer a limpeza com os produtos adequados. Saponáceos, detergentes neutros e panos umedecidos em água são geralmente as melhores escolhas. Ácidos e outros elementos que prejudicam o esmalte não devem ser usados.

Outra medida interessante é proteger as áreas normais de atrito. Os pés dos móveis, por exemplo, podem receber uma camada de material que barra essa fricção. Também é importante impedir o impacto com objetos pontiagudos, que riscam ou lascam o esmalte.

Como escolher a melhor cerâmica e evitar o desgaste?

A principal recomendação é escolher marcas de boa qualidade, que conquistaram respeito e credibilidade no mercado. Esse cuidado vai garantir que você tenha o melhor custo-benefício na sua compra: mesmo que o produto seja um pouco mais caro, sua durabilidade vai compensar a diferença. 

Além disso, é fundamental seguir as orientações de uso. Marcas sérias são muito claras quando afirmam que determinado piso é apropriado para áreas externas ou internas, secas ou molhadas.

Portanto, quando o consumidor vê essa indicação e, ainda assim, decide instalar o piso em um local inadequado, ele está assumindo um risco. Ele sabe que a resistência daquele material não é ideal para o ambiente e terá um desgaste mais rápido.

Escolhendo o piso adequado e fazendo a manutenção correta, você verá que seus pisos cerâmicos vão resistir por um tempo muito maior e parecer sempre novos, contribuindo para a beleza e a funcionalidade do ambiente.

Agora que você já sabe que a escolha de um bom material é essencial para evitar o desgaste do esmalte do piso, que tal conhecer as vantagens de uma marca de qualidade? Continue no blog e descubra os diferenciais que a cerâmica Pointer pode oferecer ao seu projeto. Confira!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida