Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimento canjiquinha: uma alternativa para personalizar o espaço

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você já ouviu falar no revestimento canjiquinha? É muito provável que já tenha visto em algumas casas pela vizinhança, mas não reconheça por esse nome. Depois deste post, você vai ligar a cara com o crachá!

Essa opção de revestimento para paredes cria um efeito muito elegante, com potencial para transformar uma casa normal em um lar bonito e com classe desde a fachada. Ficou com vontade de investir nessa estética? Então confira o nosso conteúdo!

Como o revestimento canjiquinha é produzido?

Esse revestimento é obtido a partir de rochas cortadas em pequenos pedaços, na forma de barras conhecidas por palitos ou filetes. O trabalho consiste em encaixar os pedacinhos em uma superfície, a fim de compor uma espécie de mosaico.

Além das pedras, existem peças de cerâmica e porcelanato que reproduzem a aparência e o efeito texturizado da técnica canjiquinha. São ótimas alternativas para quem quer investir em um material bonito, acessível e fácil de instalar, de limpar e de manter.

Como a canjiquinha funciona com diferentes estilos?

Hoje em dia, cerâmicas e porcelanatos já trazem estampas de canjiquinha inspiradas em diversas pedras, das mais clarinhas a opções mais escuras. Essa variedade de cores permite harmonizar os materiais com qualquer tema decorativo. Para provar, vamos falar agora sobre composições com 3 estilos diferentes: minimalista, clássico e rústico. Veja!

Minimalista

A decoração minimalista tem um visual clean, simples e elegante. Como o próprio nome já indica, a ideia é incluir o mínimo de detalhes e ornamentos para evitar a poluição visual. Nesse tipo de ambiente, paredes, pisos e teto costumam trazer o branco, que cria um fundo neutro e dá destaque aos móveis.

O problema do estilo minimalista está em encontrar o equilíbrio na fina linha que divide o vazio e o tédio. Sem a devida atenção, portanto, o estilo pode deixar a decoração sem vida. Entra aí a canjiquinha, excelente pedida para combater o desânimo no décor minimalista, uma vez que não destoa do resto da harmonização, mas oferece um pouco de profundidade e textura para diversificar o ambiente.

Para incluir revestimento de cerâmica ou porcelanato canjiquinha sem erro, a dica é usar modelos com tons claros e suaves. Estampas que reproduzem as rochas São Tomé bege e o Arenito branco ou gelo são ótimos exemplos.

Clássico

Revestimento canjiquinha

Sala de jantar com parede inteira revestida de Canjiquinha Mad Mineira, da linha Raízes

Também chamado de tradicional, esse estilo é marcado pelo uso de acessórios e de móveis elegantes e requintados. A ideia é chamar a atenção para cada elemento da casa a partir de diferentes formatos e texturas.

Se bem utilizada, a canjiquinha tem tudo para brilhar nesse cenário, já que seu arranjo de pedras finas harmoniza muito bem com os elementos requintados do estilo. Além disso, esse revestimento oferece um pouco de textura que ajuda a modernizar o visual clássico, mas sem perder sua essência.

A mistura de tons quentes e frios é bem-vinda em uma composição clássica. Nesse sentido, vale apostar em revestimentos que reproduzem rochas coloridas, como a pedra Goiás verde ou amarelo-ouro e o Arenito avermelhado.

Rústico

Esse é o estilo que melhor representa as antigas casas de roça ou de filmes de faroeste. O toque campestre é obtido com o uso de objetos artesanais, móveis e superfícies com acabamento irregular, formas orgânicas e iluminação indireta.

Normalmente, pedras um pouco mais rústicas que as utilizadas na técnica canjiquinha funcionam melhor para esse estilo — mas isso não é uma regra. Aplicar canjiquinha na parede pode equilibrar o estilo rústico, dando um toque de casa colonial ou fazenda de alto nível para o ambiente.

Para deixar os espaços mais aconchegantes, o ideal é priorizar tipos de revestimento com tons quentes e terrosos. Ao optar pelo porcelanato ou cerâmica canjiquinha, portanto, escolha peças que reproduzam a pedra São Tomé mesclada ou amarela, o Arenito cinza ou o Basalto ferrugem.

Onde usar o revestimento canjiquinha em casa?

Revestimento canjiquinha

Quarto com meia parede revestida com Canjiquinha Mad Mineira, da linha Raízes

As pedras do tipo canjiquinha podem ser encontradas em vários tamanhos e espessuras. Como é de se esperar, as cerâmicas que reproduzem o material também fornecem grande variedade de estampas, com tonalidades e desenhos de diferentes dimensões para combinar com qualquer cômodo ou superfície. Confira quais são os lugares mais interessantes para aplicar esse revestimento!

Muros e fachadas

O revestimento canjiquinha é perfeito para valorizar elementos presentes na área externa da residência. Entre eles, podemos destacar os diferentes volumes da fachada, como parede estrutural, sacada e pilares, além dos muros que circundam o terreno.

Você tem um jardim repleto de plantas? Então vai gostar ainda mais do resultado, já que a aparência de pedra traz a natureza para o ambiente, harmonizando muito bem com qualquer espécie de flor ou folhagem.

Como muros e fachadas são superfícies expostas a intempéries, procure revesti-las com peças de porcelanato pequenas e com pouco brilho. Esse cuidado vai minimizar o risco de infiltrações e de problemas relacionados à umidade.

Lareiras e churrasqueiras

Nada melhor que ter uma lareira na sala de estar e uma churrasqueira na varanda, não é mesmo? Pois é para deixar esses equipamentos ainda mais bonitos que muita gente aposta no revestimento feito com pedras naturais.

A canjiquinha pode gerar um acabamento liso, quando o corte é feito na prensa, ou um acabamento irregular, quando o corte é feito na serra. Por garantir um visual mais rústico e aconchegante, a segunda técnica costuma ser a preferida da maioria das pessoas.

Ainda assim, tanto o porcelanato quanto a cerâmica são ótimas opções de materiais para revestir lareiras e churrasqueiras. Afinal, ambos são naturalmente à prova de fogo, suportam as altas temperaturas das brasas e são fáceis de limpar.

Painéis ou paredes inteiras

Em ambientes internos, o efeito canjiquinha serve para dar volume e agregar textura a qualquer parede lisa. O revestimento pode ser aplicado em uma parede inteira do cômodo ou em uma área limitada, formando um tipo de painel. Veja ideias para se inspirar:

  • quarto: use porcelanato ou cerâmica com estampa de canjiquinha para criar um detalhe sobre a cabeceira da cama;
  • cozinha: use peças de tonalidades neutras se quiser revestir as paredes ou aposte em tons fortes e atrativos na base estrutural do balcão;
  • banheiro: prefira porcelanatos com estampas de pedras claras e suaves, a fim de ampliar visualmente o ambiente — ideal para a decoração de lavabos e banheiros pequenos;
  • sala de estar: selecione sua cor favorita para criar um painel de revestimento tipo canjiquinha, complementando a área com uma televisão ou um rack;
  • sala de jantar: uma única parede trabalhada com canjiquinha fica linda como pano de fundo para a mesa de jantar ou um aparador decorado;
  • jardim de inverno: nesse tipo de jardim, prefira os modelos com estampas mescladas e acabamento rudimentar, combinando perfeitamente as plantas com a aparência de pedra;
  • corredor: por ser uma área reduzida, demanda cores claras para não passar a impressão de encolhimento. Se usar canjiquinha branca, bege ou amarelo-claro, fique à vontade para cobrir uma parede inteira!

Pisos internos e externos

Na prática, a canjiquinha feita com pedras naturais não é indicada para revestir pisos. Isso porque o corte deixa as peças ásperas e, consequentemente, difíceis de limpar. Mas não é por isso que você precisa desistir da solução, ok?

Com revestimentos que reproduzem a aparência das pedras, é possível criar calçadas, caminhos de jardim e pisos internos perfeitos. Para isso, você pode optar pela cerâmica ou pelo porcelanato, desde que o modelo escolhido apresente característica antiderrapante.

O importante é ter em mente que nem toda peça de cerâmica ou porcelanato pode ir no chão. Além disso, é essencial levar em consideração a demanda de tráfego naquela região antes de escolher o modelo correto para aplicação.

Atualmente, usa-se o padrão PEI (Porcelain Enamel Institute) para medir a resistência de cada peça de porcelanato ou cerâmica e sua capacidade de revestir ou não um piso. Unidades com PEI 0 não são indicadas para o chão em nenhuma hipótese, devendo ir sempre na parede, combinado?

Unidades com PEI de 1 a 5 podem ser aplicadas no chão, mas em diferentes cenários. O que você tem que guardar é o seguinte: quanto maior é esse número, mais resistente é a peça. Para o lado de fora da casa, portanto, onde passarão carros e muitas pessoas, o ideal é optar por um modelo com PEI 4 ou 5. Já na parte interna, dependendo do cômodo, fique à vontade para instalar peças com PEI de 1 a 3.

Quais as vantagens de aplicar canjiquinha na parede?

Revestimento canjiquinha

Varanda revestida com Canjiquinha Mad Mineira, da linha Raízes

Por mais que a aplicação da pedra canjiquinha na parede seja interessante, a verdade é que existem diversas outras opções de revestimentos, inclusive entre as pedras naturais, dentre as quais escolher. Por que então selecionar canjiquinha e não alguma outra possibilidade? Quais as vantagens desse revestimento? Entenda agora!

Beleza

Você não precisa ser um grande arquiteto ou decorador de interiores para entender a grande vantagem de aplicar canjiquinha na parede da sua casa. Basta olhar para uma superfície revestida com essa pedra para compreender a beleza que a canjiquinha oferece.

Quando bem conservado e cuidado, esse revestimento é capaz de transmitir elegância e classe para qualquer cômodo de qualquer casa. Por mais que seja mais bem aproveitada no exterior, a canjiquinha também brilha bastante no interior. No fim das contas, seja qual for o cômodo ou a área da casa, o resultado final será muito bonito e elegante.

Versatilidade

Anteriormente, listamos uma série de opções para trabalhar com a canjiquinha na decoração da sua casa, está lembrado? Pois isso só foi possível devido à versatilidade desse revestimento! Ele pode cobrir todos os muros do exterior da casa, além da varanda, da área de lazer, da churrasqueira e do jardim. Internamente, pode ir na parede de quase qualquer cômodo, desde que seja bem cuidado — melhor evitar ambientes úmidos, como banheiro e cozinha.

Mas as possibilidades não acabam por aí, viu? Existem ainda muitas outras aplicações práticas para a canjiquinha, como no revestimento de armários de cozinha, na montagem de painéis nas paredes e na transformação do que era para ser um corredor tedioso em um ambiente bonito e elegante da casa!

Durabilidade

As pedras naturais são muito resistentes e duráveis, o que as torna ótimas opções para revestimentos. Com a canjiquinha não seria diferente! Se bem conservada, uma parede com canjiquinha dura décadas sem a necessidade de troca de peças. Além disso, esse revestimento é capaz de aguentar atritos e outros danos com certa facilidade.

E quando falamos em porcelanatos e cerâmicas que reproduzem o padrão canjiquinha, a durabilidade é ainda mais impressionante! Sem falar na manutenção, que se torna mais fácil.

Como fazer a manutenção da pedra canjiquinha?

Revestimento canjiquinha

Sala de estar com parede inteira revestida com Canjiquinha Mad Mineira, da linha Raízes

Pedras reais

A manutenção da pedra canjiquinha pode ser complicada se você escolher usar filetes de pedra reais. Como se trata de uma superfície irregular, é necessário fazer uma limpeza mais cuidadosa, já que a textura tridimensional acumula umidade e poeira. Isso pode diminuir a vida útil do revestimento e até causar alergias aos moradores da casa.

Nesse contexto, o ideal é usar uma máquina de alta pressão própria para lavar paredes. Essa limpeza mais profunda deve ser feita pelo menos uma vez por semestre.

Se sua pedra canjiquinha for em tons mais claros, é recomendado usar ácido muriático. Mas muita atenção aqui: apenas profissionais especializados devem lidar com esse material. Nada de fazer por conta própria!

Ao terminar a limpeza, ainda é preciso passar uma camada de resina feita à base de silicone hidrorrepelente sem brilho para devolver a vitalidade da pedra e impermeabilizá-la.

Cerâmicas ou porcelanatos

Já se você usar um revestimento de cerâmica que reproduz a canjiquinha, a limpeza e a manutenção das peças ficam bem mais simples. Como a cerâmica é naturalmente impermeável e não porosa, não exige tantos cuidados. Uma solução de água com detergente neutro, por exemplo, já é suficiente para limpar e conservar as peças. É isso mesmo: passado regularmente, um simples pano umedecido nessa solução ajuda a conservar as peças.

Mantendo o revestimento bem limpo e fazendo a manutenção com o devido cuidado, a cerâmica na parede pode tranquilamente durar mais de 50 anos!

Se você quer ter o visual na parede, mas não quer lidar com a manutenção complicada das pedras naturais, portanto, a melhor alternativa é a cerâmica que reproduz canjiquinha!

Deu para ver que o revestimento canjiquinha é uma ótima opção para as paredes da sua casa, seja no interior ou no exterior, certo? No entanto, como sua manutenção pode ser um pouco complicada e custosa, cerâmicas e porcelanatos que simulam essa pedra são, na maioria dos casos, alternativas mais interessantes.

Se você se interessou em usar o revestimento canjiquinha na sua decoração, entre em contato para descobrir como a Pointer pode ajudar a deixar sua casa muito mais bonita e elegante!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida