Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
transpasse-de-piso

10 passos para construir um quarto de hóspedes aconchegante

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Você tem amigos ou familiares em outras cidades? Adora recebê-los na sua casa para visitas? Então, ter um quarto de hóspedes aconchegante e pronto para acolher essas pessoas queridas é uma ideia excelente para complementar o seu lar.

Mas o cômodo precisa de cuidados especiais para ficar perfeito para o visitante. A boa notícia é que isso pode ser feito por meio de algumas escolhas práticas e de táticas certeiras que, de maneira simples, vão garantir o quarto de hóspedes ideal.

Acertando na decoração do espaço, você vai transformar o quarto de hóspedes em um cantinho acolhedor, receptivo e confortável. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e conheça as nossas dicas!

1. Invista em uma paleta de cores neutra

De maneira geral, você pode pensar no quarto de hóspedes como se fosse um quarto de hotel, mas dentro de um ambiente familiar. Portanto, investir em uma paleta de cores neutra é a escolha ideal para garantir que o cômodo vai ser agradável para qualquer pessoa que for recebida ali, independentemente dos seus gostos e estilos particulares.

Além disso, o branco, o creme e os tons pastel em geral trazem conforto, luminosidade e frescor ao ambiente. Ao pintar as paredes do quarto de hóspedes com essas cores, você colabora para o sentimento de aconchego do lugar.

96094-5-passos-para-construir-um-quarto-de-hospedes-aconchegante

2. Escolha o revestimento certo

Não deixe de seguir uma paleta neutra também no revestimento do cômodo. Procure um que complemente o tom das paredes, mas lembre-se de que ele não precisa necessariamente ser da mesma cor. Assim, você confere estilo ao quarto sem diminuir a sua neutralidade.

O importante é que o revestimento eleito seja clean, garantindo a suavidade ao ambiente e trazendo a sensação de conforto. Para não errar na combinação, invista em padrões clássicos ou que reproduzem a estética da madeira.

3. Aposte em uma iluminação simples

iluminação do quarto de hóspedes deve ser simples, mas precisa trazer a sensação de aconchego. Se possível, o ideal é que ele receba bastante luz natural durante o dia e seja suficientemente escuro para dormir (contar com cortinas tipo blackout é uma boa ideia).

Uma lâmpada de qualidade para o ambiente e um abajur em cada criado-mudo vão oferecer a luminosidade necessária, permitindo que o hóspede controle a intensidade da luz ao lado da sua cama.

96092-5-passos-para-construir-um-quarto-de-hospedes-aconchegante

4. Acerte nos armários

Ao se estabelecer no quarto de hóspedes, o seu visitante vai precisar de espaço para retirar as suas coisas das malas e, assim, ter acesso mais fácil aos seus objetos e roupas.

Dessa maneira, o armário do quarto não precisa ser muito grande ou ter várias divisórias. Algumas prateleiras e cabides já são suficientes. Se o armário não tiver gavetas, que tal dispor algumas cestinhas nas prateleiras? O hóspede vai poder guardar as suas roupas íntimas, meias ou objetos menores nelas. Fica bonito e organizado.

Outro ponto muito importante é que o armário conte com um espaço para o visitante colocar a sua mala. Dessa forma, ela não fica no meio do caminho durante a hospedagem.

96095-5-passos-para-construir-um-quarto-de-hospedes-aconchegante

5. Seja minimalista na decoração

O cômodo deve ser decorado pensando no conforto que o hóspede precisa para passar algum tempo ali, dormir e guardar os seus pertences. Portanto, foque na praticidade e no acolhimento.

Como já mencionamos, o minimalismo é importante para que qualquer pessoa se sinta bem dentro do quarto de hóspedes. Além disso, investir em móveis e objetos clean também garante a boa organização do ambiente.

Durante a estadia, o hóspede pode acabar espalhando as suas coisas pelo quarto. Então, quanto mais minimalista for a decoração, menores são os riscos de ele esquecer ou perder algum pertence.

Mas também não precisa ser impessoal demais. Um quadro bonito ou um vaso de flores podem dar um toque especial ao cômodo, sem exageros.

6. Capriche na escolha da cama

No quarto de hóspedes, é claro, a cama é a grande estrela. Portanto, escolha uma bastante confortável para garantir que o seu visitante se sinta muitíssimo bem recebido na sua casa.

Na hora de comprar os colchões, procure algum que seja firme e que tenha boa densidade. O ideal é que ela seja de casal, mas você também pode usar bicamas ou beliches, dependendo do espaço disponível no cômodo.

Outra boa escolha para quartos de visita é o sofá-cama, que permite que o cômodo seja usado para outros fins no dia a dia, uma vez que o quarto de visitas não estará sempre ocupado.

7. Abuse do conforto nas roupas de cama

Capriche também na roupa de cama e nos travesseiros — o recomendado é que você separe dois para cada hóspede. Para dar mais liberdade e autonomia, reserve um espaço no armário para oferecer toalhas de banho e cobertores extras.

Escolha materiais confortáveis e mantenha os lençóis e fronhas sempre limpos e sem manchas. Almofadas bonitas e um tapete perto da cama, além de garantirem ainda mais comodidade para o seu hóspede, dão um toque de charme na decoração.

8. Prepare o banheiro

Caso o quarto de hóspedes seja uma suíte, é essencial preparar o banheiro para garantir o conforto do seu visitante. Além de toalhas de banho, de rosto e um tapete, certifique-se de preparar o espaço com tudo que for necessário para a higiene pessoal.

Os itens que não podem faltar são papel higiênico extra, lenços de papel, kit de higiene dental (com escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante bucal), kit básico de primeiros socorros, kit de banho (com sabonete, shampoo e condicionador) e sabonete líquido para as mãos. Um creme hidratante cheiroso é um carinho a mais.

Antes de receber os hóspedes, lembre-se de fazer uma limpeza geral no cômodo e descartar produtos que tenham passado do prazo de validade.

9. Não se esqueça dos detalhes funcionais

Os detalhes fazem toda a diferença na estadia na sua casa. Não se esqueça de disponibilizar a senha do Wi-Fi e o manual da televisão, além de deixar alguns livros e revistas na estante, caso o hóspede precise de alguma distração.

Itens funcionais também não devem ser esquecidos, como ventilador ou aquecedor (dependendo da região onde você mora), espelho e uma bancada com cadeira.

Outros objetos que você pode deixar no quarto são roupão e chinelos, fone de ouvido, protetores auriculares, máscara de dormir, copo e moringa com água, carregador de celular e adaptadores de tomada.

Um mapa da região (mostrando os pontos importantes mais próximos) e um guia de turismo também são bastante desejáveis, especialmente se o seu hóspede não conhece bem a cidade.

10. Deixe pequenos mimos no quarto

Se você gosta de receber hóspedes em casa, que tal fazer o seu visitante se sentir em um verdadeiro hotel cinco estrelas? Deixar alguns mimos e surpresas pelo quarto certamente vai encantá-lo.

Uma boa dica é apostar em um vaso com flores frescas e velas com aromas suaves e relaxantes em pontos estratégicos do quarto. Outra surpresa bacana é deixar um bilhete e chocolates para dar as boas-vindas ao seu visitante.

Na hora de montar o quarto de hóspedes, cada detalhe faz diferença — da escolha dos móveis aos pequenos mimos para os seus visitantes. Seguindo as nossas dicas, você certamente vai ser um excelente anfitrião.

E então, está pronto para montar o quarto de hóspedes ideal para receber os seus amigos e parentes queridos com todo o conforto que eles merecem? Então, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das dicas e novidades!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida