Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tecido para roupa de cama: entenda os tipos e escolha o ideal para você

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Está pensando em comprar novas peças para o seu quarto? Então provavelmente você ficará em dúvidas sobre qual tecido para roupa de cama escolher.

Afinal, são muitas possibilidades: há tecidos com 150, 200 ou 400 fios, de algodão, poliéster, misto… São tantas diferenças e características que pode ser complicado saber qual é o indicado para você.

Por isso, montamos este guia! Nele, vamos ensinar como escolher a peça exata para deixar seu quarto bonito e confortável. Confira abaixo!

1. Percal

Esse tipo de tecido é o mais comum para lençóis no Brasil e se caracteriza por ter uma alta densidade de fios (a partir de 180 por polegada quadrada).

Ele pode ser puro (100% algodão) ou misto (50% de algodão e 50% poliéster). A diferença entre os dois tipos é que o puro costuma ser mais caro, mas apresenta maior maciez e durabilidade. Já o misto é acessível e não amassa com tanta facilidade, mas podem aparecer aquelas famosas “bolinhas” depois de algum tempo.

Dependendo da quantidade de fios, o percal pode ser mais ou menos macio, além de ter uma coloração fosca.

2. Microfibra

Extremamente popular nos últimos tempos, esse tipo de tecido para roupa de cama se destaca pela sua atuação térmica.

Mais usada para edredons, mantas e cobertores, a microfibra permite trocas térmicas e aquece na medida certa. Além disso, é um tecido resistente e antialérgico, perfeito para quem não se dá bem com os outros itens dessa lista.

Ao toque, a microfibra (que pode ser formada por nylon, poliéster ou acrílico) é muito suave e macia, graças aos seus fios finos. Ela também seca rápido e apresenta cores vibrantes.

3. Jacquard

O tecido jacquard não tem muita diferença do percal ou do cetim de algodão, que veremos logo a seguir, sendo caracterizado primordialmente pela maneira como seus fios são entrelaçados.

No percal, os fios são entrelaçados um a um no sentido vertical e horizontal. Já no jacquard, essa união é feita formando desenhos no tecido no próprio tear.

Por causa dessa característica, ele é bastante utilizado em colchas e edredons, como peça decorativa no quarto.

4. Cetim de algodão

Assim como o percal e o jacquard, esse tipo de tecido é comumente feito de algodão e bastante comum no dia a dia.

A sua característica mais importante está no ligamento dos fios: no cetim de algodão, os horizontais ficam por cima dos verticais, o que confere leveza, brilho e suavidade.

Assim, ele é indicado para quem procura por lençóis suaves na hora de dormir. Além disso, o cetim é um pouco mais caro que outros tecidos e tem uma característica interessante: ele é antiestático. Ou seja: remove a eletricidade estática, preservando a saúde da pele e dos cabelos do usuário.

5. Fio Penteado

As principais características que marcam um tecido de fio penteado é a sua maciez e grande durabilidade.

Ele ganha esse nome por causa do processo que penteia os seus fios, eliminando várias impurezas do tecido e deixando-o mais brilhante.

É mais indicado para quem quer uma opção de tecido que tenha suavidade, além de durar por muito tempo.

Dicas para escolher tecido para roupa de cama

São tantos tecidos mencionados que fica difícil saber qual é o melhor para o seu enxoval, não é mesmo? Confira algumas dicas para fazer a escolha certa:

  • o número de fios de um tecido é determinada pelo total de fios no sentido vertical e horizontal no espaço de uma polegada quadrada (2,54cm x 2,54cm);
  • quanto mais fios, mais macio e suave será o tecido (e maior o preço também!);
  • a partir de 200 fios já se trata de um tecido de ótima qualidade;
  • o algodão é o material mais utilizado para roupas de cama por ser macio e antialérgico.

Agora que você já sabe como escolher tecido para roupa de cama, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Aproveite para marcar seu cônjuge ou família e combinar um dia de compras para a casa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida