Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Quarto de criança: como decorar das cores ao mobiliário?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Decorar o quarto de criança é uma delícia. Afinal, esse é o momento que podemos soltar a criatividade, incluindo detalhes mais lúdicos que tornam o espaço aconchegante para os pequenos.

Apesar disso é fundamental ter alguns cuidados, pois é importante que o quartinho, além de bonito, seja seguro para que seu filho possa brincar e se divertir sem problemas.

Está sofrendo para decorar o quarto infantil? Veja as dicas que a Pointer separou!

Cores

Definir as cores é uma das primeiras etapas em um projeto decorativo. Nesse momento, se a criança for maior, tente integrá-la nas decisões. Assim, você poderá, por exemplo, incluir a cor favorita do seu filho, deixando o espaço mais personalizado.

Embora as cores mais fortes e vibrantes tenham espaço na decoração do quarto infantil, cuidado com o excesso. Pois elas podem estimular demais a criança que desenvolverá problemas para dormir.

No quarto dos bebês, prefira os tons mais clarinhos e suaves, como azul bebê, rosa pálido, lilás, verde água, entre outros.

Já para as crianças mais velhas, você pode dividir o ambiente com as cores. Por exemplo, na área da cama, use tons neutros, claros e suaves, que favoreçam o relaxamento. Já no cantinho das brincadeiras, use tons mais fortes e alegres, como rosa pink, azul Bic, vermelho, laranja ou amarelo.

Claro, as cores devem combinar entre si, para o quarto ficar harmônico. Por isso, usar as cores neutras na base é uma ideia bem bacana, já que elas combinam com praticamente qualquer tonalidade.

Mobiliário

A escolha do mobiliário requer muita atenção. É importante que o quarto seja funcional e organizado. Mas, lembre-se que esse é um espaço de criança. Por isso, ele não deve ser sem graça.

Há muitos móveis específicos para quarto de criança, com detalhes mais lúdicos e altura adequada aos pequenos. Assim, você garante a autonomia deles. A decoração Montessoriana está muito em alta atualmente e ela propõe, justamente, o uso de mobiliários que favoreçam a autonomia das crianças. Como camas mais baixinhas, em que elas podem deitar e levantar sem ajuda.

Entre as opções lúdicas, você pode investir em cama com casinha ou escorregador, cama em formato de carro, móveis em formatos de cabaninhas e esconderijos e assim por diante.

Para as crianças em idade escolar, adicionar uma escrivaninha no quarto é uma boa ideia

Uma dica é optar por móveis que tenham tonalidades mais neutras, pois eles podem ser aproveitados conforme a criança cresce. E também focar em opções multifuncionais. Como a cama berço, que pode ser usada até quando seu bebê ficar mais velho. Ou as cômodas com trocadores, que economizam espaço.

Se o seu filho já está em idade escolar, vale a pena criar um cantinho para estudos. Uma escrivaninha com gaveteiro e algumas prateleiras ajudam muito nesse momento. Caso não haja espaço, há opções de estantes com escrivaninha e até de escrivaninhas embutidas nas paredes.

Revestimentos para quarto de criança

Os revestimentos são essenciais na hora de decorar o quarto de criança. Eles devem ser seguros e divertidos.

Nos pisos, prefira as versões antiderrapantes e que sejam fáceis de limpar e de manter. Os revestimentos cerâmicos são perfeitos, já que não causam alergia e são bacteriostáticos, ou seja, não acumulam bactérias.

A dica é optar por opções mais neutras. Pois, assim, conforme a criança cresce, o revestimento acompanha a evolução e não precisa ser trocado junto com a decoração.

Nas paredes, há muitas opções lúdicas que ajudam a criar um ponto focal. Ao invés de usar papel de parede, que pode dar mais trabalho para limpar, você pode usar revestimentos cerâmicos trabalhados.

A Linha Catavento, da Pointer, é perfeita nesse sentido. Ela traz uma proposta lúdica combinada com uma superfície contemporânea que relembra a estética da fibra natural.

Disponível em cores alegres e fáceis de combinar, essa linha é capaz de trazer um destaque decorativo a qualquer espaço. Ela pode ser usada na cabeceira da cama ou na parede da área de brincar.

Segurança

A segurança deve sempre ser o ponto norteador da sua decoração no quarto de criança. Em relação aos móveis, prefira os modelos com quinas arredondadas para não correr riscos.

Revestimentos e tapetes devem ser antiderrapantes, para evitar acidentes. Não deixe tomadas e nem fios expostos. E cuidado com vidros cortantes, como espelhos, que podem ser quebrados e causarem danos.

Se você tem uma criança pequena que está aprendendo a engatinhar ou andar, use um tapete emborrachado em boa parte do cômodo. Pois, se ela cair (o que é normal nesse período), não irá se machucar.

Atenção aos móveis e detalhes usados, sempre pensando na segurança dos pequenos dentro do quarto (Crédito: Max Vakhtbovych)

Caso existam brinquedos que seu filho não pode brincar sem a supervisão de um adulto, deixe-os escondidos, em locais de difícil acesso da criança.

Atenção também na área do quarto destinada as brincadeiras. Cortinas até o chão podem ser perigosas, pois a criança pode se enrolar. Brinquedos muito pequenos devem ser evitados, já que podem ser engolidos. Sempre verifique tudo para não ter problemas.

Os estofados, roupa de cama, tapetes e cortinas devem ser de materiais antialérgicos. As paredes podem ser pintadas com tinta lavável. E se for usar papel de parede, prefira as versões emborrachadas ou em PVC que podem ser limpas com pano úmido.

Organização

A organização é um ponto que nunca deve ser deixado de lado. Não menospreze a quantidade de itens que você terá para guardar. São roupas, roupas de cama, brinquedos, itens de escola e muitos outros.

Por isso, foque em uma decoração para quarto de criança que seja funcional. Não tem espaço para um guarda-roupa completo? Use cômodas, bancos baús, camas com gavetões e outros itens inteligentes na organização.

Sempre pense na organização, usando caixas organizadores, nichos e prateleiras (Crédito: Tatiana Syrikova)

Os cestos organizadores também são muito interessantes. Você encontra versões bastante lúdicas, que recriam personagens, animais, entre outros. Eles podem ser usados para armazenar os brinquedos.

Nas paredes, nichos e prateleiras ajudam bastante. Há versões que imitam nuvens, estrelas e têm formatos inusitados. Esses itens podem ser usados para organizar brinquedos e também para decorar.

Decoração

Por fim, claro, use e abuse dos objetos decorativos. São eles que darão o tom ao quarto de criança.

Você pode usar um tema para nortear sua decoração. Assim, será mais fácil escolher cores e objetos que combinem. Por exemplo: chuva de amor, safári, animais da floresta, circo, jardim encantado, estrelas, sol e lua, palhaço, bolinhas coloridas, aviões, balões etc.

Outra ideia legal é aproveitar os próprios brinquedos para decorar. Ou as “obras de arte” dos seus filhos, que podem ornamentar as paredes, deixando o quartinho ainda mais personalizado.

Você também pode criar uma parede lousa. Assim, as crianças podem rabiscar à vontade, ao mesmo tempo em que decoram o espaço.

A decoração do quarto de criança é essencial, trazendo personalidade e tornando o ambiente enriquecedor (Crédito: Kenny Eliason)

Se houver espaço, tente criar um cantinho para brincadeiras ou para leitura. É possível usar uma cabaninha ou um tapete macio e algumas almofadas. Os brinquedos e livros organizados em prateleiras ou nichos acessíveis para a criança ajudam a dar o tom.

Complemente a decoração com os detalhes. Por exemplo, cortina, tapete e roupa de cama. Eles podem ser neutros ou estampados, dependendo da configuração de cores do espaço. As cortinas sempre devem ser curtas, para evitar acidentes, ok?

Lembre-se que mais que um dormitório, o quarto de criança é onde ela exercita a criatividade e desenvolve a imaginação. Por isso, esse deve ser um espaço acolhedor, de acordo com a personalidade do seu filho e recheado de tudo o que ele mais gosta.

E aí, gostou das nossas dicas? Siga o Instagram da Pointer e receba mais inspirações bacanas como essa!