Usar materiais de qualidade em todas as fases da obra pode parecer um gasto a mais, mas na verdade gera economia no longo prazo. Conhecer os produtos pode te ajudar a não errar. Por exemplo, você sabe a diferença entre piso laminado e cerâmica?
Esses dois revestimentos têm características bem diferentes, que podem fazer toda a diferença no seu projeto. Seja em termos de estética, de durabilidade ou de funcionalidade.
Para te ajudar a tomar a melhor decisão, reunimos os pontos mais importantes sobre piso laminado e cerâmica, que você confere na sequência.
O que é o piso laminado?
Revestimento cerâmico Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, é opção ao piso laminado
O piso laminado é aquele que reproduz madeira. Contudo, por um valor bem mais acessível do que o material natural.
Ele leva esse nome porque tem um revestimento de lâmina melamínica. É graças a essa camada que o piso laminado se torna resistente, inclusive a manchas e a arranhões.
Como confere conforto térmico, é um piso muito escolhido por quem mora em regiões frias.
No entanto, vale destacar que esse não é um piso adequado para áreas molhadas. Ou seja, em banheiros, lavanderias, cozinhas e áreas externas, o ideal é preferir materiais resistentes à água, como a cerâmica
Entretanto, o piso laminado tem resistência à água. Sendo assim, caso derrame um pouco, é possível secar e garantir que não haja danos à superfície.
Outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem nesse tipo de piso é o som resultante do caminhar. Ele faz um barulho que parece “oco” e pode incomodar algumas pessoas.
Nesse caso, uma alternativa pode ser o piso vinílico. Ele é bem parecido com o laminado, mas sua estrutura em PVC evita a emissão de sons desagradáveis.
Vale mencionar ainda que o piso laminado é relativamente fácil de instalar. Isso porque ele tem um encaixe, que precisa só de um pouco de colante para garantir a fixação.
Vantagens do piso laminado
- Permite instalação sobre outro piso;
- Instalação simples;
- Boa durabilidade;
- Conforto térmico;
- Fácil de limpar.
Entenda as características da cerâmica
Ambiente traz cerâmicas que reproduzem outros materiais, como Pedra Ferro, da linha Lazer, na parede. No piso, Nirvana Zen, da linha Graphic
A cerâmica é um material bastante tradicional, feito a partir de argila e outros materiais inorgânicos.
Para chegar ao produto final, há alguns processos como a prensagem e a queima em altas temperaturas.
Contudo, para quem está na dúvida sobre piso laminado ou cerâmica, vale a pena mencionar que não dá para fugir da segunda opção.
Ao menos em alguns ambientes da casa, como as áreas molhadas. Por conta da falta de resistência à água do piso laminado, a cerâmica é a alternativa ideal.
Ela é resistente não só ao líquido, como também ao calor e ao sol. Portanto, uma opção de revestimento durável.
Sem falar que a cerâmica pode ser aplicada em todas as áreas, seja no piso ou nas paredes. Vai do quarto à fachada, passando pela varanda e indo até o revestimento para piscina.
Contudo, ao escolher uma cerâmica para ambientes externos, é importante escolher um produto que tenha acabamento EXT.
Já áreas molhadas precisam de um revestimento mate ou natural. Assim, você evita que haja escorregões ou acidentes, uma vez que esse tipo de acabamento é antiderrapante.
Em todos os ambientes, a dica é preferir a cerâmica retificada, que tem acabamento mais bonito e permite o uso de menos rejunte. Dessa forma, confere uma aparência mais sofisticada.
Cerâmica pode reproduzir mármore, como Statuarietto, da linha Clássica
O que também pode dar um ar de requinte é a cerâmica em grandes formatos. Sem falar na possibilidade de escolher produtos que reproduzem materiais nobres, como mármore ou madeira, por exemplo.
Além dessas opções, há ainda cerâmicas com outras estampas, como as decoradas ou os revestimentos geométricos. Entre tantas outras boas opções.
Assim, dá para escolher a cerâmica ideal para cada ambiente, garantindo a qualidade, a resistência e a estética desse produto em toda a casa.
Vantagens da cerâmica
- Possibilidade de uso em todos os ambientes;
- Valor mais acessível que materiais naturais;
- Variedade de cores, estampas e formatos;
- Maior durabilidade;
- Resistente à água;
- Fácil de limpar.
Afinal, é melhor usar piso laminado ou cerâmica?
Cerâmica pode ser usada tanto no piso quanto na parede. Na imagem, Ibérica Natural, da linha Tropicália, e Intarsia, da linha Lazer
Como vimos, a cerâmica se mostra mais versátil do que o piso laminado. Sendo assim, é uma escolha certeira para quem quer garantir a durabilidade, a praticidade e o conforto nos mais diversos ambientes.
Contudo, vamos explorar um pouco mais algumas características de ambos os pisos para te ajudar a tomar a melhor decisão.
Clima
A começar pelo clima da região em que você mora. Se for uma área quente, a cerâmica certamente é melhor, pois tende a ser mais fria. Já o piso laminado pode ser ideal para locais com temperaturas mais baixas.
Entretanto, é importante ressaltar que o piso laminado não pode ser usado em áreas úmidas ou externas, como varanda ou quintal. Quando em contato direto com o sol, as peças também podem deformar ou manchar.
Já a cerâmica pode aparecer em todas as partes do projeto, desde que você escolha o acabamento certo para cada uma delas. Isso porque é resistente tanto à umidade quanto ao calor e ao sol.
Grande vantagem da cerâmica é poder usar em qualquer parte do projeto, como Deck Marfim, da linha Lenho
Propriedades antiderrapantes
O piso laminado também pode ser escorregadio. Por esse motivo, não costuma ser recomendado para quem tem animais de estimação.
Nesse caso, a alternativa é a cerâmica, que tem modelos com propriedades antiderrapantes e ideais para todos os públicos.
Reprodução de materiais
Agora, uma das grandes vantagens do piso laminado é a semelhança com a madeira. Mas a um valor bem mais em conta.
Porém, há modelos de cerâmica que reproduzem madeira. Podem aparecer em diferentes tonalidades e formatos, garantindo a aplicação até em ambientes como cozinhas e banheiros.
Se você ainda quer mais informações sobre revestimentos, está no lugar certo! Continue com a gente para conhecer o Supercerâmico da Pointer.